quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A Dança dos Dragões

Eis que finalmente depois de meses e mais meses eu finalmente concluí A Dança dos Dragões, o quinto volume das Crônicas de Gelo e Fogo e pra variar, terminei de lê-lo com aquele gostinho de não vejo a hora do sexto volume sair.

Logo depois que eu passei pelo martírio de ler o quarto livro, àquele que quase não tem personagens legais e ainda te obriga a ler os pensamentos maléficos e fúteis da rainha Cercei, então eu já estava sedenta por John, Tyrion, Daenaryes, e até mesmo Davos.

Como sempre a primeira coisa que me chama atenção no livro são as novas perspectivas. O autor adora nos mostrar a mesma história sobre pontos de vista diferentes, e nenhum ponto de vista me deixou mais impressionada do que Melissandre, a feiticeira vermelha, a sacerdotisa do deus do fogo.



Isso mesmo oque vocês leram, e fiquem calmos eu não darei absolutamente nenhum spoiler, o autor dessa vez pegou personagens que, apesar de importantes para a trama, ainda muito distantes de serem protagonistas para mostrar sua visão dos fatos, para isso como vocês bem devem lembrar das resenhas anteriores, ele se utiliza de títulos que subentendem quem é quem.

Consideravelmente melhor do que o anterior, A Dança dos Dragões não tem o ritmo tão frenético quanto o final do terceiro livro, é mais semelhante ao primeiro, intercalando os personagens e colocando muita distância entre eles, oque nos deixa com uma sede de mistério terrível. É como se depois do pico que aconteceu no final de A Tormenta de Espadas a trama tomasse uma segunda camada de picuinhas e conspirações, muitas coisas ainda estão misteriosas nessa história, e eu ainda me surpreendi com personagens ao ler.

E para variar, ainda fica a dica eterna do nosso autor favorito do momento, não se apeguem aos personagens, o cara aqui não tem dó nem piedade de dar verossimilhança ao mundo extremamente agressivo e violento que ele criou, aqui só os fortes sobrevivem.

Um dos momentos de auge do livro é sem dúvida o início do inverno, sim galera, depois de tanto Ned Stark anunciar "the winter is coming" (Que em português significa "o inverno está chegando" ou "o inverno está vindo") ele finalmente chegou! E como vocês também sabem que o autor dividiu a narrativa em dois livros, onde em cada um focou em personagens específicos para contar a história de cada um com calma, oque proporcionou um livro inteiro de Tyrion, John e Daenaryes, nos surpreende mais uma vez com a re-aparição de Jaime e Cercei, oque significa que a partir daquele momento, as duas histórias se cruzaram e que a partir dali só tem novidades. E que novidades...

Para aqueles que acompanham o seriado, eu quero é ver a grana que eles irão gastar para reproduzir as cenas descritas nesse livro, só de quebra eu ressalto a capa, isso fora as muitas outras.

Preparem-se porque dessa vez o desfecho da trama promete ser ainda mais inesperado, não tentem prever oque vai acontecer, G. R. R. Martin é sem dúvida o autor mais cruel e imprevisível que eu já li até hoje.

De brinde eu até deixo essa imagem bem sugestiva para aqueles que entendem da história, e para os que não entendem, um pouco de mistério:


E para fechar com chave de ouro, absolutamente nenhum spoiler, sinto muito gente, mas eu sou completamente contra isso, mesmo o terceiro livro ainda sendo, na minha opinião, o melhor de todos, A Dança dos Dragões é cheia de novidades e possui um desfecho impressionante e assustador!

[...]

Galera que felicidade ao terminar de ler esse livro, tudo bem que o final é terrível, mas ao mesmo tempo que eu queria pensar: "Nãaaaaaaaaaaaaaaaaao!!!" Eu também pensei: "Que máximo!!!"

Estamos falando de um autor definitivamente bom, o cara aqui realmente está escrevendo o melhor livro de fantasia que já li depois de O Senhor dos Anéis, e ainda sou suspeita para falar, eu não sou a maior Fã de Tolkien.

A novidade agora é que eu estou lendo O Hobbit! Finalmente, como já estava passando da hora, acredito que não demorarei muito para ler. Além de nunca tê-lo lido anteriormente, também já estava na hora já que os filmes estão ai, e é muito melhor ler antes de assistir, é oque eu sempre digo.

Também estou feliz, porque eu finalmente estou postando com mais qualidade, detesto ver o blog parado, as moscas, uma pena que as visualizações caíram, acho que foram as férias.

Até mais gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta o Terra das Fábulas no Facebook