domingo, 27 de janeiro de 2013

As muitas capas de O Hobbit

Um dia desses passeando pela internet me deparei com uma capa muito intrigante para o famosíssimo livro O Hobbit do J.R.R.Tolkien, e então eu me dei conta de que o livro possui nada mais nada menos do que 76 anos de publicação, e durante todo esse tempo ele foi lançado com diversas capas, e das mais criativas possíveis!

Me lembro inclusive de um dos primeiros eventos de RPG e literatura que fui na vida, a Hobbit Con (anteriormente conhecida como Onzenta e um anos de Bilbo) em 2003 com um amigo, e na época estávamos no auge da trilogia O Senhor dos Anéis e todos aguardavam o lançamento de O Retorno do Rei. Tamanha febre nos levou a um lugar muito legal, extremamente distante da minha casa, foi praticamente uma aventura. E lá, pude conferir exposição de colecionadores, e um deles em especial colecionava diversas versões de cada um dos livros de Tolkien, com todas as suas capas e línguas já publicadas. Aquele era realmente fã.

Confiram então todas as versões que eu consegui achar disponíveis na internet, são muitas capas! E se você souber de alguma que não estiver aqui, deixe a sugestão.





Igual a que eu tenho, comprei em um sebo em perfeito estado de conservação.

A dita cuja capa que me inspirou a realizar esse post, achei esse desenho no mínimo bizarro, mas há quem goste.






















De todas essas capas, a única que não gostei foi a do filme, engraçado que eu sempre preferi capas desenhadas, ou, estilizadas como a da versão que tenho em casa.

Mas cá entre nós, uma bela capa para um grande livro de fantasia ainda seria uma enorme, bem dura, coberta por couro envelhecido, quase uma bíblia, com as páginas mais grossas quase amarelando de tão antigas, com desenhos que mais lembrassem aquelas iluminuras medievais. Não é acham?

[...]

Mal comecei a realizar as postagens frenéticas diárias e já recebi reclamações da baixa na qualidade dos posts, é galera, postar sempre e com qualidade é uma coisa digna de gente que tem tempo sobrando para isso, ou quem sabe, toda uma equipe, oque não é o meu caso, infelizmente.

Tudo oque posso pedir para vocês é um apelo de divulgação, caso vocês conheçam algum amigo que também gosta de livros, games, filmes do gênero fantasia, mostrem o blog para ele.

E além disso, não parem de me enviar críticas e sugestões (mas sem ameaças de morte por favor), para que eu sempre melhore as coisas por aqui.

Até mais.

2 comentários:

  1. É isso...esse livro é tão antigo que já foi paradidático americano e, para aqueles que conhecem a história de O Hobbit somente agora (preguiçosos que esperaram pela versão cinematográfica, eu estou falando com vocês!), saibam que a obra já teve suas participações televisivas:

    http://3.bp.blogspot.com/-hz5-CUzZzzk/UM8_3poSEkI/AAAAAAAADcc/TZO7ILHbh5g/s1600/The+Hobbit+animated+movie,+1977.jpg

    Isso mesmo, um longa animado de "O Hobbit" datado de 1977, e produzido pela Warner Bros.
    É incrível que somente décadas e décadas após a criação da obra é que ela tenha tido algum espaço na estante de alguns leitores brasileiros.

    Enfim, seja qual for a capa, a boa leitura é garantida!

    ResponderExcluir
  2. Ai vc tem gente como eu Cecil, que conhece O Hobbit desde 2001 mas que só começou a ler agora hahahahaha.

    O Hobbit também já virou animação, assim como o A Sociedade do Anel. Filmes que na época só existiam em VHS.

    E falando em coisas do fundo do baú, Nárnia já foi um seriado produzido pela BBC, e eu logo logo farei um post sobre ele aqui ;)

    ResponderExcluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook