domingo, 17 de fevereiro de 2013

Guia do gênero fantasia para iniciantes

Hoje eu decidi aproveitar para dar continuidade a série de artigos traduzidos, neste caso, não será uma tradução literal e sim uma interpretação pessoal minha, onde eu pretendo falar sobre a melhor forma de se introduzir no universo da literatura fantástica.

Então, se você gosta de ler, e gostaria de conhecer mais sobre o gênero fantasia, mãos a obra!

Se a sua primeira reação quando pensa em se aventurar no gênero da fantasia épica, é sair de casa e ir a uma livraria e comprar o livro O Senhor dos Anéis, tudo bem isso é normal, mas definitivamente não é a melhor opção para ninguém. Por incrível que pareça, a leitura desses livros é muito cansativa e pode provavelmente te deixar muito desmotivado a continuar procurando mais coisas a respeito. Antes de pegar uma história tão avançada, é mais indicado você ganhei mais experiência antes de cair de cabeça numa leitura tão pesada.



Mas, se ainda assim você estiver determinado em ler antes de tudo O Senhor dos Anéis, não posso deixar de recomendar que antes de tudo é melhor ler O Hobbit. Primeiro por ser a história anterior a essa série, apresentando os personagens, vilões, o cenário, e tudo oque você precisa para entender melhor o SdA, e segundo porque é fácil achar promoções incluindo os quatro livros juntos para comprar, oque acaba ajudando a todo mundo.

Agora supondo que você já tenha lido a esses livros, ou assistido aos filmes, ou até mesmo tenha algum interesse pelo universo fantástico e sinta a vontade de ler alguma coisa relacionada a fantasia. Existem inúmeras opções espalhadas por ai, este é um gênero literário muito vasto e rico. Logo de cara aponto para a trilogia Earthsea, escrita por Ursula K. LeGuin, ou como foi traduzida para o português, Ciclo Terramar. Essa é uma série fantástica de livros que atualmente já conta com 6 volumes, e é considerada por muitos a entrada perfeita para o universo da fantasia. O primeiro livro da série se chama "The Wizard of Earthsea" e conta a história de um menino chamado Ged que é enviado para uma escola especial para se tornar um mago. Isso te soa familiar? Mas por incrível que pareça foi escrito a pelo menos 20 anos antes da série Harry Potter. A série é maravilhosa e recomendada tanto para crianças quanto para adultos.

Normalmente, não é muito recomendável permanecer lendo apenas os livros do mesmo autor em sequência, principalmente se você não está habituado. Mas no caso do "Terramar" é conveniente comprar logo de cara os quatro primeiros volumes, os livros são pequenos e de leitura muito fácil.

Até agora estamos indo muito bem, mas se oque você tinha em mente era uma fantasia muito mais épica, e menos bonitinha como no caso do Terramar, talvez você esteja procurando algo menos encantador e muito mais musculoso. Se esse é o seu caso, então o livro perfeito para você é justamente aquele que mais tem feito sucesso nos últimos anos, aquele que tem sido o responsável pela tamanha ascensão do gênero fantasia na mídia e na boca do povo, estamos falando das Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire em inglês), a famosa série Game of Thrones.

Escrita por George R. R. Martin, a série conta com todos os elementos que se pode desejar da fantasia, dragões, magos, guerreiros, e principalmente, uma trama muito densa e elaborada. Por enquanto, já foram lançados 5 livros, e segundo o autor, ainda faltam mais 2 para completar toda a saga.

Além disso, a HBO tem produzido uma série baseada neste livro que tem feito um sucesso gigantesco, quem ainda não começou a ler, essa é a hora perfeita.

Para aqueles que quiserem aproveitar para saber mais, já há resenha para os 5 livros lançados das crônicas de Gelo e Fogo aqui no blog, que podem ser encontradas aqui:

A Guerra dos Tronos
A Fúria de Reis
A Tormenta de Espadas
O Festim dos Corvos
A Dança dos Dragões

E se ainda assim, você estiver procurando algo mais diferente ainda e com muito mais exclusividade, a última das sugestões é um livro chamado O último Unicórnio. Esta que é considerada por muitos uma história linda e uma das melhores obras já escritas.

Agora para finalizar este post, devo admitir que acima de tudo eu invejo muito o leitor que vai entrar nesse mundo apenas agora. O universo da fantasia é uma experiência única quando a gente está começando, é tudo muito mais incrível e glamoroso.

[...]

O artigo 100% original pode ser encontrado aqui: http://fantasyguide.stormthecastle.com/fantasy-guides/fantasy-guide-for-beginners.htm

Eu o traduzi e modifiquei conforme achei necessário para tornar a leitura mais agradável.

E por hoje é só galera, espero que tenham gostado desse post e eu fiz ele para todo mundo, inclusive pra mim, pois afinal de contas, nunca li nem Terramar e nem O último unicórnio, bom até mesmo saber, eles já estão adicionados na minha lista de livros importantes para ler.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta o Terra das Fábulas no Facebook