segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O Senhor dos Anéis RPG

Em busca de trazer cada vez mais conteúdo interessante para o blog, dei uma observada e reparei que o blog estava muito defasado em termos de RPG, então decidi correr trás do prejuízo nessa área e fazer um post dedicado ao Role Play Game do Senhor dos Anéis.

OQUE É RPG?

Se você está lendo esse post, mas não faz ideia do que seja esse tal de RPG, não seja por isso, existe um artigo super simples aqui no blog dedicado a explicar do que se trata. Ele é super simples e rápido de ler e entender.

Oque é RPG?

Mas, se você já sabe, vamos direto ao oque interessa.



O SISTEMA CODA:

Segundo as informações de um amigo, o Flário, criado originalmente para comportar um cenário baseado no universo de Startrek, o CODA foi um sistema adaptado para o universo de O Senhor dos Anéis.

Utilizando apenas dados de 6 faces, oque é algo valorizado em sistemas, mesmo porque esses são dados comuns que podem ser encontrados em qualquer jogo de tabuleiro, diferente de outros jogos que exigem dados especiais normalmente encontrados apenas em lojas especializadas, o CODA infelizmente possui muitas regras, mas é ainda um sistema simplista, oque o torna inclusive motivo de chacota por alguns jogadores.

Ele não é o sistema de RPG mais equilibrado do mundo, mas narrar aventuras ou até mesmo campanhas não é nenhum problema.

A maior crítica de fato, fica por conta do autor ter dado demasiada importância para as raças élficas no jogo. Aqui os elfos são o supra sumo de toda a Terra Média.

Outro problema, na minha opinião, é a falta de opções para se customizar o personagem, apesar de existirem muitas qualidades e defeitos para se fazer a ficha e construir a personalidade e caráter do seu personagem, equipa-lo e comprar itens é algo bem secundário, até entendo que as aventuras narradas por Tolkien são muito mais ligadas a viagem, mas ainda assim ele da muita importância para descrição de grandes armas e até mesmo armaduras, o livro poderia ser mais detalhista nesse ponto.

O LIVRO:

Eis aqui um dos livros de RPG mais bonitos de toda a minha coleção, com todas as páginas coloridas e impressas com uma tinta tão forte, que o livro chega até mesmo a ter um cheiro característico, bem orgânico.

Coberto de ilustrações e fotografias dos filmes, ele é de capa dura e tem uma diagramação muito bonita, incluindo uma introdução que faz referência a alguns dos livros do J. R. R. Tolkien.

Além disso, o livro é todo estruturado para faze-lo entrar no clima e enredo característicos do autor, com todas as informações necessárias para você narrar uma campanha que faça seus jogadores se sentirem completamente imersos na Terra Média, seja em qualquer uma das suas eras.

OS SUPLEMENTOS:

Aqui você achará poucos, os livros são bem focados, há um suplemento dedicado a todas as criaturas da Terra Média, outro dedicado a cada um dos filmes para seguir a mesma linha cronológica, outro contendo os principais mapas (único que não tenho, e ainda quero!), pelo menos traduzidos para a língua portuguesa, há outros em inglês.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Esse é um RPG especial para aqueles que são apaixonados pelo universo de Tolkien, e eu não o recomendo para iniciantes. Mas me orgulho de tê-lo na minha coleção.

Quem quiser comprar, esse livro pode ser encontrado em livrarias especializadas, ou em sebos, e princialmente, na internet, mesmo porque ele foi lançado no mercado em 2003, e agora depois de 10 anos é quase uma relíquia.

[...]

E mais uma vez galera, oque vocês tem achado das modificações feitas por mim aqui no blog?

Estou me esforçando muito para dar a ele uma nova cara e uma repaginada, e ainda existe a possibilidade de eu modifica-lo esteticamente mais um pouco.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta o Terra das Fábulas no Facebook