sexta-feira, 22 de junho de 2012

Avatar - A Lenda de Aang - Livro I água

Pois é gente, quem acompanha o blog sabe que um dia, a muito tempo atrás, numa galáxia muito distante, eu prometi que faria um especial do desenho Avatar - A Lenda de Aang aqui no Terra das Fábulas, e promessa é dívida, finalmente eu poderei cumpri-la.

O desenho foi produzido pela Nickelodeon, e portanto americana, e foi transmitido na televisão pela primeira vez em fevereiro de 2005. (Caramba faz tempo isso hen) E contrariando a todos os padrões, Avatar, the last air bender, é um animê.

A HISTÓRIA:

"Água, Terra, Fogo e ar.


A muito tempo atrás, as nações viviam em paz e harmonia, e ai, tudo isso mudou, quando a nação do fogo atacou.


Só o avatar domina os quatro elementos, e quando o mundo mais precisou dele, ele desaparece.


Sem anos de passaram..."






A história se passa em um mundo onde as pessoas que nascem com um dom espiritual especial, são capazes de dominar os elementos.

Cada nação, domina um elemento específico. Mas existe uma pessoa especial, o avatar, a ponte entre os dois mundos, espiritual e material.

Somente o avatar é capaz de dominar os quatro elementos, e por ser a ponte entre os mundos, o avatar é designado a missão de manter o mundo em equilíbrio.

Mas um belo dia, a nação do fogo decidiu dominar todas as outras nações, e impor sobre eles o seu poder, tornando o senhor do fogo, um imperador.

Equipe Avatar, ainda incompleta, por enquanto...


Sabendo que o ultimo avatar Roko era um dominador de fogo, e segundo o ciclo de reencarnação do avatar, o próximo nasceria entre os monges do ar, eles esperaram o momento certo, e atacaram os nômades do ar para extermina-los e assim, eliminar o avatar que poderia impedir essa conquista.

Mas, quando o ataque aconteceu, o avatar desapareceu. Sabem que ele ainda está vivo em algum lugar, pois ele não reencarnou numa nova nação.

Já fazem mais de cem anos, e as pessoas já estão perdendo as esperanças. Diversas cidades foram dominadas, saqueadas, a tribo da água do sul está destruída.

O mundo precisa do avatar, mas onde será que ele está?

Tio Iroh, um dos personagens favorito dos fãs.



O DESENHO:

Quando eu assistir a esse desenho pela primeira vez, a primeira coisa que me surpreendeu foi o traço. Apesar de ser mangaseado, ele é lindo! Não costumo gostar desse gênero de desenho normalmente, mas aqui eles souberam fazer muito bem.

A segunda coisa que mais me impressionou, foi a animação em si, as dominações elementais, que na história são chamadas de "dobra" são realizadas por movimentos de kung fu, movimentos maravilhosos e impressionantemente bem feitos.

Appa, o bisão/touro/boi/búfalo voador do Aang


E para fechar com chave de ouro, outra coisa incrível é a história em si. A sacada dos elementos, somada ao estilo de vida, mais a personalidade das pessoas, o estilo de luta no kung fu, e a trama como um todo. é tudo realmente muito bem feito.

Além disso, a história é cheia de lições de moral, e bons ensinamentos.

Personagens com excelente profundidade, muito coesos, trilha sonora maravilhosa, sou suspeita pra falar pois esse é um dos meus desenhos favoritos de todos os tempos!

Momo, um dos bichinhos bizarros do desenho.


O LIVRO ÁGUA:


Confesso que a primeira vez que li na abertura: "Capítulo X, livro água"

Eu pensei "Nossa, tem livro? Caramba eu preciso ler!"

Tem nada, nem se iludam. Eu até mesmo gostaria de saber porque eles dividem dessa maneira, por "livro", capítulo até vai, mas que confunde, confunde.

Como essa é uma resenha do livro água especificamente, vale apenas falar sobre alguns outros detalhes.

Katara dobrando água


Particularmente, acho essa a temporada mais fraca do desenho, ela é muito introdutória, ainda cheia de fealers, sim, apesar de fãs xiitas não acharem que o desenho tem enrolação, eu digo que ele tem sim. Muitos episódios poderia muito bem ser tirados e ainda assim a história não seria comprometida, mas é justamente ai que nós vemos como esse é um bom desenho. Apesar de possuírem fealers, os roteiristas aproveitam esses episódios para dar mais profundidade aos personagens, e construir o amadurecimento deles, já que os protagonistas são apenas crianças e adolescentes.

Algumas curiosidades bacanas podem ser ditas sobre o desenho, por exemplo, Aang o ultimo dobrador de ar, o avatar, foi treinado por um monge chamado Gyatso. Aang descobriu ser o avatar da seguinte maneira, ele foi colocado numa sala quando criança com vários brinquedos, e ele poderia escolher até três deles, e ele escolheu justamente os três brinquedos que todos os avatares haviam escolhido, e crescido brincando, até então. Oque provou sua identidade.

Sokka, irmão mais velho de Katara, não domina nenhum elemento, mas é um  guerreiro promissor.


Quando eu estava assistindo ao filme, "Sete anos do Tibet", o protagonista interpretado pelo Brad Pitt pergunta para os monges que cuidam do Dalai Lama, como é que eles sabem que aquele menino de apenas doze anos é o verdadeiro Dalai Lama? E adivinhem qual foi o método utilizado? Isso mesmo, eles fizeram aquele menino escolher três brinquedos, e ele escolheu os mesmos brinquedos que todos os Dalai Lama anteriores. E só pra vocês verem como a referência foi direta, o nome do atual Dalai Lama é? Gyatso. Muito legal né?

E não para por ai. Um dos vilões dessa temporada, o príncipe exilado Zuko, da nação do fogo. Foi exilado pelo mesmo motivo que Myamoto Mussashi, suas histórias são realmente muito parecidas, além de dominador de fogo, Zuko também é perito em luta com espadas.

Suki, líder das Guerreiras Kyoshi, grupo criado pela avatar Kyoshi a mais de 300 anos.


Falando em fealer, em bom roteiro, eu sei que as más línguas dirão que é porque eu sou fã, mas o filme ficou péssimo sem motivo. Era uma história maravilhosa, de uma temporada cheia de episódios "descartáveis" como foi que eles conseguiram fazer um filme tão ruim? Não tem mais jeito, acho que a industria de cinema precisa parar urgentemente de fazer filmes adaptados, cada mídia é uma mídia, e desenhos são desenhos e devem permanecer assim.

O vilão dessa temporada, o príncipe exilado, Zuko


E AI CAROL? OQUE QUE ACHO?

Maravilhoso! Recomendado para toda a família.

Se você tem filhos pequenos, e adoraria que eles sucegassem e ficassem quietos, ai está o seu ouro, basta colocar um DVD com os episódios da série para a criança assistir, que ela ficará quietinha. (Verdade, fiz isso com um primo, era incrível)

Antes que me perguntem, "onde está a fantasia ai?" caramba gente, só porque não é o exemplo de estética fantástica medieval europeia, não significa que não seja fantasia.

Pocha, as dobras são quase uma magia, eles vivem em um mundo fora do normal, com espíritos, tem criaturas diferentes e esquitas, pocha eles tem um avatar!

Não achei trailer da primeira temporada, mas a abertura é mais do que o suficiente para vocês terem noção de como esse desenho é legal:


[...]

Desculpa a demora pra postar gente, mas é que eu tenho aquela frescura de ver tudo de novo para comentar, porque não quero me esquecer de nada quando for fazer uma resenha, e fazer ela logo depois de ter assistido para aproveitar a empolgação.

A enquete atual está chegando ao fim, pouca gente votou dessa vez, que pena. Da ultima tiveram muitos votos, aquilo me deixou bem feliz. De qualquer forma vou comentar o resultados aqui que nem fiz da ultima vez, e lógico que já tenho uma enquete para colocar depois.

Espero que tenham gostado do post de hoje, confesso que andei demorando pra postar algumas coisas porque quando eu fico em São Paulo eu fico meio travada. Mas voltando para lavras volto a ter meu material lá disponível.

Além disso, estou pensando em fazer mais um post de games logo logo, é de um jogo que não jogo a muito tempo, mas joguei tanto, mais tanto, que tenho ele mais do que decorado na cabeça.

Até mais gente.



2 comentários:

  1. Assisti todos episódios da saga, to acompanhado agora Saint Seya Omega, que é legalzinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já já eu publicarei do livro Terra, e falarei mais curiosidades sobre esse desenho ;)

      E agora já descolei um novo, comprei uns 4 DVD, 50 ep ao total, clássico, vergonha ainda não ter aqui no blog.

      Excluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook