sábado, 16 de junho de 2012

Final Fantasy V


Como vocês podem saber, eu ainda tenho o sonho de colocar resenha de todos os jogos dessa série, como não dei a sorte de ter um playstation de numeração infinita, ou até mesmo um x-box, então eu me viro com os jogos antigos e o escolhido da vez é FF V.

O jogo foi originalmente lançado para o console Super Nintendo em 1992

A HISTÓRIA:

O aclamado rei do castelo um belo dia sai para passear com seu dragão como de costume, quando inesperadamente um enorme meteoro atinge o planeta.

Enquanto isso, Butz um jovem aventureiro que descansava em uma floresta, escuta o estrondo causado pelo meteoro e resolve investiga-lo.


Lenna, a princesa, preocupada com seu pai, decide ir até o local onde o meteoro caiu para ver se está tudo bem.

Então, quando Butz chega a floresta ele se depara com a princesa sendo atacada por monstros, e ainda com Galuf, um misterioso velho que não faz ideia de quem é ou como foi parar lá.

Logo depois que o meteoro caiu, um surpreendente fenômeno ocorre, o vento começa a enfraquecer, e os navios param de velejar e ficam a deriva em todo o mar.

Os aventureiros suspeitam que esse misterioso acontecimento pode estar relacionado com a queda desse meteoro, e decidem ver oque está acontecendo com o cristal do ar, artefato mágico que controla os ventos, assim como outros cristais irmãos, que controlam cada um os outros elementos da natureza, fogo, água e terra.

Porque o cristal do ar parou de funcionar? De onde estão vindo esses meteoros? Quem é esse velho que não faz ideia de como foi parar lá?

Esses e muitos outros mistérios são só o início de uma aventura que pode definir o destino do mundo.

O JOGO:

Como todos da série Final Fantasy, um RPG aos moldes clássicos, com todos os elementos que nós adoramos, Chocobos, o mecânico Cid, os elementais que podem ser invocados Efrit, Ramuh, Shiva, entre outros.
 
O Gráfico:

Muito bom para a época, superior ao anterior FF IV, e não muito inferior ao FF VI, oque me surpreendeu muito.

Acho que o grande problema ainda são os desenhos dos personagens, muito pouco detalhados e ainda muito quadradões, mas a paisagem está excelente.

A Trilha sonora:

Sinto muito gente, mas também não consegui jogar esse com som, longa história.

Imagino que como todos os jogos da série, deve ter músicas muito bonitas, nada muito marcante, e que a música de batalha deve irritar um bocado e enjoar muito depois de um tempo.

A Jogabilidade:

Dessa vez algumas novidades. No FF IV não havia absolutamente nada de interessante ou diferente, já no FF VI é possível equipar as magicites que conferem poderes mágicos, ou seja, a capacidade de soltar magias que você aprende conforme a alma do Esper.

Aqui no FF V nós temos as profissões. Cada cristal é agraciado com  as almas dos heróis do passado, e cada um deles era especialista em uma área específica.

Ao "equipar" um dos cristais com a alma do antigo herói, os personagens ganham a capacidade de aprender seus poderes.

Em termos técnicos, você acessa ao menu principal, seleciona a opção "profissão" e escolhe qual personagem você gostaria de dar uma profissão. Depois de equipada, o personagem precisa ganhar pontos, que funcionam da mesma maneira que a experiência, para subir de nível na profissão escolhida, e a cada nível avançado, o personagem aprende uma nova habilidade, que também deve ser equipada no menu principal.

Dessa maneira, é possível combinar profissões para criar um personagem mais forte, ou mais eficiente. Lembrando, que cada profissão possui habilidades especiais inatas muito úteis. Como correr mais rápido pressionando o botão B ou até mesmo ver passagens secretas.

Também como nos outros jogos, é possível determinar a ordem com que a sua "party" se apresenta em combate, bem como suas posições "ofensivas" ou "defensivas".

O Replay:

Assim como os outros, não dá muito gosto de jogar novamente após tê-lo finalizado, a menos que você seja um viciado ou que realmente não tenha mais nada de útil para se fazer.

E continua sendo bem chato ficar perdido em alguma dungeon e além de estar desesperado para achar a saída, ficar esbarrando com monstros sempre, enche o saco.

E AI CAROL? OQUE QUE ACHO?

Até agora esse é um dos meus favoritos.

Por algum motivo, apesar da história ser bem simplesinha sem nada de especial, ela é bem cativante, porque os personagens são bem diferentes um dos outros, e bem divertidos.

Além do mais, qual é o problema com histórias simples?

Jogando, no início eu estava achando que o jogo era muito curto, porque eu estava fazendo tudo muito rápido, foi então que eu percebi que sempre que eu pensava: "É agora! Eu vou finalizar!" Então eu quebrava a cara percebendo que ainda havia muita história pela frente.

É legal porque tira a previsibilidade, mas também me deixava revoltada, eu bem achava que estava terminando o jogo...

De qualquer forma, é um dos mais legais jogos de RPG que já joguei, é divertido, e é muito legal usar as profissões, por incrível que pareça.

Não há um trailer exatamente, mas eu achei esse vídeo bacana:



[...]

Curtiram o post? Vejam também: Braid

[...]

Bom, já foram três Final Fantasy, teoricamente  cinco se observarmos que alguns foram relançados, mas ainda faltam muitos.

Os próximos da lista são o VII e o VIII, que eu já estou providenciando, o único problema é... Eu tenho um preconceito terrível com eles, porque a estética deles é muito mais futurista do que medieval, nada contra, mas eu não sou muito fã dela mesmo.

E é claro, esses dois FF são os favoritos dos fãs xiitas da série, é uma puxa saquisse tão grande, que eu não aguento mais. Tenho até medo de achar péssimo, e depois ser apedrejada em praça pública por dizer alguma blasfêmia.

Em todo caso, espero que tenham gostado do post.

Até mais galera.

3 comentários:

  1. Que bom que você falou desde jogo Carol, é um dos meus favoritos!(primeiro Final Fantasy que joguei =D). A trilha sonora é bem ao estilo FF... Com músicas bonitas, a não ser durante a batalha, dava até agonia quando você ia chegar em algum lugar e na porta escutava a musiquinha infeliz. Ele teve uma versão para PS1, é o primeiro CD do Final Fantasy Anthology (1997), o segundo é o FF-VI e é por isso que já joguei... Nunca tive um super nintendo =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim vc nunca teve um SNES??? Gente que dó!

      Mas se bem que a sua geração foi outra né... nem tão distante da minha, mas o suficiente pra fazer sentido vc já ter ido direto para os consoles de 64bits.

      Continua sendo good final fantasy *.* agora falta jogar os próximos da série.

      Excluir
    2. É nunca tive... eu pedia pro meu pai me dar um, dai um belo dia ele veio com o meu PS1 maravilhoso kkkk
      Ahh não é tanta diferença de idade, mas é verdade que o SNES não era a sensação do momento mais, apesar de que eu queria ter um...
      Joga o FF7 pra mim é o melhor... deve ter pra emulador, procura ai, se não eu deixo você jogar no meu PS1 kkkk
      Posta que eu vou ler =D adoro os jogos da série, menos os do ps2 que não gostei muito.

      Excluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook