Bom pessoal, eu sei que prometi postar apenas uma vez por semana, mas é que hoje acabei matando uma aula na faculdade (que feio mocinha) e me sobrou um tempinho livre agora.
Então decidi adiantar o post sobre os livros de fantasia que eu já li.
Espero que vocês gostam muito, mas vamos com calma, já li muito, mas não tanto assim.
Confesso, me sinto até atrazada, deveria ter lido é muito mais, mas sabem como as coisas são, quando se tem tempo, nãos e tem os livros a disposição, e hoje, com muitos livros disponiveis, perguntem pra mim onde está o meu tempo? Enfim...
Então chega de enrrolação e vamos aos "Melhores livros de Fantasia que eu já li"
1 ) O SENHOR DOS ANEIS
Acho que a maioria dos leitores concorda que essa série dispensa apresentações, não é verdade?
Já começando pelo fato de que sua adaptação ao cinema rendeu um dos maiores blockbuster da história do cinema e como se não bastasse um dos filmes dendeu o Honor de nada mais nada menos do que 11 oscars, fato conseguido apenas por Titanic e Ben Hur.
Mas não é isso oque eu quero compartilhar aqui, e sim a experiencia que esse livro me porporcionou, e proporcionou a todos que tiveram o prazer de le-lo.
Logo de inicio devo dizer que eu o li na época errada, eu tinha apenas 11 anos, o ano era 2001, ou seja, lançamento do 1º filme da trilogia. Era criança demais, mas mesmo assim foi bem especial. Não me recordo de ter lido nenhum livro de fantasia propriamente dito antes, esse foi o primeiro de todos.
Agora eis que eu fasso o momento critica que pode deixar muitos fans revoltados, e quem sabe ser apedrejada por isso.
Eu acho a história excepcional, quem sabe a melhor história de fantasia já feita, de todos os tempos, mas...Sabe oque eu acho da narrativa Tolkeniana? Ruim, muito ruim...
Pronto, podem apedrejar... Eu aguento!
....
...
..
.
Já estão mais calmos agora? Ok, eu explico.
A história é de fato fantastica mas a narrativa não é nem de longe das melhores. Tolkien extendeu demasiadamente o livro, existem inúmeras partes que poderiam ser cortadas que não atrapalhariam o fluxo da história principal, ele apenas as colocou a título de curiosidade pois, o mundo que ele criou é muito bem feito e amplo.
Exitem capítulos extremamente cansativos de se ler, pois o autor teve a capacidade de narrar durante páginas e páginas a geografia e contar uma historia para cada pedra/grama/poça d'agua presente no lugar.
Nada contra, possuo amigos que acham isso o supra sumo da literatura fantástica, eu não...
E essa é a minha critica (corajosa, eu sei que isso é tabu) sobre a obra de Tolkien, eu adimiro seu trabalho, sou fan de carteirinha, mas não acho que ele seja um bom escritor.
Só pra finalizar, se você leitor nunca leu O senhor dos aneis, eu realmente preciso dizer que você deve? Esse é o maior clássico de todos os tempos, aquele precedeu todos os livros de fantasia, aquele que fundou o gênero... Ai ai, começou a rasgação de seda.
Enfim, é maravilhoso.
2 ) AS CRONICAS DE NÁRNIA
Outro clássico da literatura fantástica.
Eis que eu cometerei mais uma daquelas minhas quebras de tabu, já estou até me preparando para ser apedrejada novamente, ai ai...
Gosto muito mais de As cronicas de nárnia do que O senhor dos aneis.
...
..
.
Pronto, respiraram novamente? Pois é, eu adorei de paixão essa série.
É verdade que alguns livros são mais fracos do que outros, mas o lewis possui uma narrativa que me agrada muito mais do que a de Tolkien.
A história é mais fraca, mais simples, afinal de contas é um livro estritamente infantil. Mas é como eu costumo dizer, o bom livro infantil é aquele que agrada até mesmo aos adultos.
O destaque fica para aqueles que viram o filme O leão a feiticeira e o guarda-roupa antes de lerem a obra original, oque faz com que o livro O sobrinho do mago cause um impacto único ao leitor, e foi exatamente isso que aconteceu comigo.
Acho os filmes fraquinhos, talvez seja porque foram produzidos pela Disney (não gosto dela como produtora de filmes), ou não, vai saber...
De qualquer forma, mesmo a história não sendo o espetáculo aparte que é SdA, ainda assim é maravilhosa e possui uma narrativa que muito me agrada.
3 ) TRILOGIA (CICLO) DA HERANÇA
Alguns devem estar se perguntando porque diaxo eu coloquei entre parenteses "ciclo"?
É porque a série nasceu como uma trilogia, mas o autor (Christopher Paolini) resolveu aumenta-la de ultima hora.
Mas não é isso oque mais me impressiona nessa série, o autor começou a escre-la com apenas 15 anos de idade, isso mesmo, apenas 15 anos.
E com todo o respeito, não é que o garoto desbanca muitos marmanjos por ai? A história não só é maravilhosa, como a narrativa dele é fantastica.
Lendo os livros fica nítida a influencia que ele tem do Tolkien, mas diferente do seu "ídolo" Christopher soube muito bem contar a história de forma a não cansar. Temos aqui um garoto de excepcional talento.
Confesso, ainda estou lendo o ultimo volume lançado, Brisingr, e os fans ainda estão esperando o famigerado ultimo volume.
Agora que eu estou escrevendo, me lembrei de como foi que eu comecei a le-lo pela primeira vez, foi engraçado. Eu conheci o filme antes, como quase sempre, e detestei...
Um belo dia meu pai viu o livro a venda e pensou "Pocha, as minhas filhas adoram esse tipo de coisa, vou comprar de presente para elas" e trouxe lá pra casa, eu e a minha irmã olhamos com aquela cara torta como quem diz "Ai pai...mas logo esse." Ahhh, eu paguei com a língua. O filme é fraco mas o livro é excelente, que surpresa eu tive, e eu imagino que todos aqueles que não leram por preconceito também terão.
Portanto, não tenham preconceito pelo filme, leiam, o livro é muito melhor!
4 ) HARRY POTTER
É possivel que algumas pessoas descordem que Harry Potter é uma série de fantasia, mas é sim. Pelo menos do meu ponto de vista.
O engraçado do Harry Potter é a história que eu vivi com ele, quando era bem criança, lá com meus 10 anos de idade, eis que o primeiro livro é lançado no brasil. Naquela época eu estudava num colégio de riquinhos, apesar de ser pobre, era triste ver todas as meninas da sala com seu exemplar do primeiro volume ficando os 30 minutos do intervalo lendo sem parar sentadas no murinho atrás da biblioteca, enquanto eu, a nerd excluida olhava com quela vontade "aaaah, que livro é esse?".
Me lembro de chegar para elas com a maior humildade do mundo e perguntar "Oi, que livro é esse?" e elas sempre me respondiam a mesma coisa com aquele olhar vidrado no livro sem sequer piscar "É um livro sobre um menino bruxo" E eu insatisfeita com a resposta sempre tornava a perguntar "Mas sobre oque se trata a história?" E elas novamente respondiam com aquele olhar vidrado no livro sem piscar "É a história de um menino bruxo"
Ai ai, dois anos depois eu cosnegui o segundo volume da história emprestado com um primo, isso mesmo, eu nunca li o primeiro da série. Li e gostei muito, mas sinceramente, esperava mais... Acho que eu estava um pouco mal acostumada com O senhor dos aneis.
De qualquer forma os livros seguindes me agradaram muito mais.
Atualmente a preguiça não me deixou ler o ultimo livro (Mentira, não tive tempo mesmo), mas talvez agora seja um pouco tarde, o ultimo filme da série já está pra ser lançado, e eu já sei todos os spoilers possiveis.
Mas não tem problema, o importante é que eu adimiro muito, mas muito mesmo o trabalho da Rowling, por mais que muitas pessoas tirem sarro dessa febre absurda que foi o HP nada muda o fato de que ela teve a habilidade de introduzir crianças preguiçosas ao mundo da leitura.
Antes de Harry Potter as pessoas liam muito menos, tudo bem, eu até concordo de que nada adianta se a pessoa ler apenas o harry Potter, mas já é um excelente começo.
É impressionante ver crianças de 12 anos de idade lendo livros com mais de 200 páginas, quem dirá um com 700!
E cá entre nós, quais de vocês que já leram esse livro não chegaram a esperar pra receber uma carta de Hogwarts em casa?
5 ) A SÉTIMA TORRE
Eu me lembro de como esse livro sofreu preconceito pelos meus amigos.
Todos eles diziam "Ai Carol, esses livros tem toda a cara de serem horriveis!", mas não são.
Os três primeiros eu li em 2 dias. E olha que eu sou enrrolona para ler hen! Pra variar ainda não terminei de ler a série, primeiro porque na época eu peguei os primeiros emprestado com o meu primo (Lembra? Aquele que também me imprestou o Harry Potter) e eu fiquei sem contato com ele depois para pegar os ultimos.
Hoje com os avanços financeiros da minha vida eu os consegui via download da internet. Eu preciso falar que ainda não tive tempo de ler?
Tudo bem, o importante é que eu achei a história super criativa, adorei o mundo criado pelo autor, adorei todas as sacadas da história. A narrativa é excelente, facil, simples e objetiva.
Como esse é um livro nem um pouco convencional, farei uma breve apresentação sobre o mesmo.
A história gira em torno de um menino chamado Tal, ele vive em uma dessas torres, onde cada torre representa uma cor do arco íris.
A vida desse garoto, e a dos demais de sua família, são tão ligadas as torrer que eles nada sabem sobre o mundo do lado de fora. Basicamente tudo gira em torno da luz, eles vivem a base de pedras especiais chamadas pedras do sol, de onde eles estraem não só calor para sobreviver ao seu mundo, que é extremamente frio, como também poderes especiais, realizados por suas sombras. Isso mesmo, suas sombras!
Sobre as torres, o único lugar que eles conhecem e habitam, é dividida por castas representadas pelas cores do arco-íris, onde cada cor possui um poder diferente das demais, vemelhor é inferior a laranja, que é inferior a amarelo, que é inferior a verde, e assim por diante.
Agora chega de detalhes se não eu começo a contar a história, e isso, se vocês quizerem saber, só lendo para conferir.
O importante é aquilo que eu sempre digo, não tenham preconceito pela cara do livro!
[...]
Bom pessoal, infelizmente por hoje é só.
Já li muitos livros mas por incrivel que pareça não li tantos livros de fantasia como eu gostaria, apesar de esse ser o meu estilo favorito.
Espero que vocês tenham gostado do post de hoje, o proximo eu ainda não me decidi sobre oque será, se será sobre bandas ou sobre desenhos animados, de qualquer forma aguardem.
Té mais