sábado, 29 de janeiro de 2011

FANTASIA E RPG

Chegamos ao sábado e todos sabem que é dia de postagem nova blog.

Hoje eu persebi que já estava passando da hora de falar sobre o assunto RPG. E nada mais justo do que dar uma breve explicação sobre oque é RPG e logo em seguida apresentar os RPG's de fantasia.


O QUE É RPG?

Pra quem não sabe, RPG é a abreviação de "Role Play Game", em uma tradução genérica do termo para a lingua portuguesa temos algo como "Jogo de interpretação de personagens.

O RPG data de 1974, onde foi criado por  Gary Gygax e Dave Arneson. Fruto de uma brincadeira com War Games, o RPG funciona de uma maneira bem simples.

Ele precisa apenas de criatividade e imaginação. Cada jogador cria um personagem, como em um livro, para interpretar. E um dos jogadores é o escolhido para ser o narrador, aquele que servirá como o arbitro.(Em uma analogia simples, o narrador funciona como o jogador responsavel por controlar o banco no jogo banco imoboliário).

Então basta escolher oque jogar e reunir o pessoal.

QUANTO CUSTA JOGAR RPG?

 


Como em tudo na vida, o custo do RPG depende do quanto você quer se dedicar a ele.

É possivel que o jogo saia de graça. Simplesmente usando folhas de papel em branco, lápis, borracha, e muita imaginação.

Ele também pode custar o mesmo que um livro convêncional, como qualquer outro comprado em uma livraria.

Assim como você pode gastar rios e rios de dinheiro com muitos livros, revistas, miniaturas, dados, e tudo oque você conseguir vincular ao jogo.



MAS OQUE O RPG TEM HAVER COM FANTASIA?

 
Pera ai gente, estamos falando diretamente com o fundador desse estilo.

Apesar de Tolkien ser considerado o pai da fantasia, podemos considerar o RPG como o seu filho primogênito. Visto que as obras de Tolkien inspiraram os criadores desse jogo.

QUAL FOI O PRIMEIRO RPG?



Existem algunas controvérsias a respeito disso, mas até hoje Dungeons & Dragons é consideado o primeiro de todos os RPGs.

Não custa nada dizer que esse é o meu favorito não é verdade?

E é justamente o D&D o RPG cujas influencias de fantasia já inspiraram filmes, desenhos e games. Não tenho certeza se falei isso aqui no blog mas o desenho caverna do dragão é inspirado nesse jogo. Nem é difícil perseber isso, veja o nome do desenho "Caverna do dragão" É a tradução próxima de "Dungeons & Dragons".


E AGORA CAROL?

Introdução ao RPG feita, D&D apresentado, agora tenho a liberdade de postar aqui sempre todas as novidades  de interesse aqui no blog.

Lançamento de livros, recomendações pessoais sobre os livros existentes, anuncio de eventos. E tudo oque for vinculado ao jogo.

Para aqueles que já conheciam o RPG e até mesmo aqueles que não o conhecem, não custa nada dar uma divulgada nos sites interessantes sobre o assunto.



SITES INTERESSANTES:

Existem muitos, mas muitos mesmo. Aqui vou divulgar não simplesmente os que eu acho melhores, mas aqueles que eu acho mais convenientes com relação a conteúdo.

RPG BRASIL 

http://www.rpgbrasil.org/

RPG DO MESTRE

http://rpgdm.erickpatrick.com/?doing_wp_cron

Site interessante com muitos artigos para narradores.

PARAGONS

http://www.paragons.com.br/

[...]

Bom pessoal, por enquanto é só. Aproveitando final de semana é bem possivel que eu traga aqui mais um post por hoje.

Até mais.

8 comentários:

  1. AEEE CAROOOLLL volteiiiii, uaeHUaehuhaeuHAEU


    Desculpa o sumiço,

    Tava tentando vender minha alma pro diabo em troca de 15 minutos de descanço, eUHaeuheauhuUAE


    Troquei meu BG ve se melhorou?


    Post perfeito, boa introduçao!!!

    Ps: Changeling eh mais legal q D&D, eUHAEUHuaeuae

    ResponderExcluir
  2. kkk olha que puchasaquismo hen!

    Falando nisso vou lá dar uma olhada no seu blog agora.

    ResponderExcluir
  3. Oi de novo.
    Longe de mim ser um "mala", então não postarei constantemente em seu blog.
    Mas quando vi a capa do Hero Quest, me lembrei das noites não dormidas de minha infância, quando no inverno, enrolados de cobertores, quatro crianças, a base de chocolate quente, jogava as missões, eu era o Zargon, dava muito mole para os jogadores continuarem no RPG de tabuleiro, certa vez, invertemos o papel, e por uma escolha de dados, fui um anão, e o anão, rsrsrs, por ironia, tornou-se Zargon, foi a pior noite do RPG, ele foi nada misericordioso, e matou todos nós (o anão, o bárbaro, e o elfo, sem dó e sem piedade, rsrsrs). Munca mais deixamos ele ser o Zargon.
    Mas era inesquecível, todos ficavam apavorados com o cavaleiro caos.

    David Gravatá

    ResponderExcluir
  4. Legal David, eu também era assim, e aposto que grande parte das pessoas que descobriram aquele RPG da editora abril também!

    Sinto saudades demais dessa época, histórias das nossas aventuras é oque nunca faltam, mas...como tudo na vida tem sua hora, hoje, somos adultos e precisamos trabalhar, cade o tempo pro RPG? Quem sabe quando tiver filhos eu jogue com eles.

    ResponderExcluir
  5. Ahh... Obrigado por me mostrar esse post, procurei ele aqui uma vez e não encontrei, por falta de tempo pra dar atenção aos detalhes eu acho.
    Vlw mais uma vez

    ResponderExcluir
  6. O mais importante é, entendeu oque é RPG?

    Se sim, missão cumprida, se não, bem... terei de falar mais a respeito qualquer dia desses então.

    ResponderExcluir
  7. Entendi sim, obrigado. O curioso é o poder da imaginação que eu presumo que seja possível ser usada nos jogos. fiquei curioso, e acho que já joguei RPG antes sem mesmo saber...

    Vlw!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente! E sim requer uma imaginação, incrível, se vc não tem, vc acaba ganhando ela ;)

      Estou devendo a meses mais posts sobre RPG

      Excluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook