Hoje o deck a ser apresentado irá relembrar os tempos de Standard em que a Stoneforge e o Jace TMS ainda eram válidos. Desta vez irei apresentar duas listas diferentes, uma mono cor e outra com splash. A lista mono cor é barata comparada a maioria dos decks Legacy, enquanto com o splash a lista da uma encarecida de quase R$2.000,00.
Primeiramente irei falar da lista mais em conta e posteriormente falarei sobre a adição do splash. O deck é mono White e é baseado em descer e atacar com equipamentos o quanto antes. Focando-se nisso, teremos duas cartas chaves para a estratégia:
Stoneforge Mystic -> além de tutorar qualquer equipamento para a mão, sua habilidade ativada permite descê-los com velocidade instantanea e sem ter a chance de ser anulado.
Quest for the Holy Relic -> é um encantamento que necessita de um deck focado nele para ser ativado rapidamente. A exigência da missão é descer 5 criaturas, assim que concluída ela tutora um equipamento diretamente pro jogo e já equipado em uma criatura.
Para completar a missão da reliquia utiliza-se criaturas que entram rapidamente em campo ou que podem trazer mais criaturas consigo:
Ornithopter / Memnite -> ambos custam 0 mana para descer, o que acaba sendo perfeito em termos de agilidade.
Glint Hawk -> por uma única mana temos uma criatura 2/2 com voar. Seu custo de retornar um artefato para a mão é útil pois retornando Ornithopter ou Memnite colocaremos mais um marcador na missão.
Squadron Hawk -> sua habilidade de puxar os outros 3 Squadron do deck da a longo prazo 4 dos 5 marcadores necessários para completar a missão.
Para suporte tem-se Mother of Runes, que pode proteger as criaturas de remoções, evitar bloqueadores, e Puresteel Paladin que, além de ser uma draw engine, permite equipar as criaturas de graça mesmo com equipamentos mais pesados.
Finalizando temos a adição do terreno artefato Ancient Den para facilitar a entrada do Glint Hawk e o metalcraft do Puresteel Paladin e a remoção branca mais rápida e uma das mais eficientes do formato: Swords to Plowshares.
Cada equipamento do deck é único e tem uma função para cada situação:
Umezawa's Jitte -> é o equipamento que vence guerras inteiras sozinhas, além de ser multifuncional. Recuperar vida, buffar e destruir criaturas do oponente torna a Jitte uma ameaça constante.
Batterskull -> além do fato dela trazer uma criatura consigo, sempre que ela for ser destruida pode-se retornar para a mão, o que acaba sendo muito importante no late game. É um ótimo equipamento para vencer a race.
Sword of Fire and Ice -> as proteções são muito úteis contra remoções e para passar bloqueadores, e como bonus consegue dar um choque e uma draw. Ótima contra decks que só usam remoções vermelhas e para passar daquele TNN.
Sword of Feast and Famine -> a proteção é semelhante a de Fire and Ice, contudo essa espada é muito utilizada contra combos, afinal descarta uma carta todo turno atrapalhará a junção das cartas combo chaves.
Argentum Armor -> é a maior novidade para muitos nos equipamentos. É super poderoso, simplesmente um Vindicate por turno, podendo destruir desde Planeswalker até a base de terrenos.
Segue a primeira lista:
Stoneforge Mystic -> além de tutorar qualquer equipamento para a mão, sua habilidade ativada permite descê-los com velocidade instantanea e sem ter a chance de ser anulado.
Quest for the Holy Relic -> é um encantamento que necessita de um deck focado nele para ser ativado rapidamente. A exigência da missão é descer 5 criaturas, assim que concluída ela tutora um equipamento diretamente pro jogo e já equipado em uma criatura.
Para completar a missão da reliquia utiliza-se criaturas que entram rapidamente em campo ou que podem trazer mais criaturas consigo:
Ornithopter / Memnite -> ambos custam 0 mana para descer, o que acaba sendo perfeito em termos de agilidade.
Glint Hawk -> por uma única mana temos uma criatura 2/2 com voar. Seu custo de retornar um artefato para a mão é útil pois retornando Ornithopter ou Memnite colocaremos mais um marcador na missão.
Squadron Hawk -> sua habilidade de puxar os outros 3 Squadron do deck da a longo prazo 4 dos 5 marcadores necessários para completar a missão.
Para suporte tem-se Mother of Runes, que pode proteger as criaturas de remoções, evitar bloqueadores, e Puresteel Paladin que, além de ser uma draw engine, permite equipar as criaturas de graça mesmo com equipamentos mais pesados.
Finalizando temos a adição do terreno artefato Ancient Den para facilitar a entrada do Glint Hawk e o metalcraft do Puresteel Paladin e a remoção branca mais rápida e uma das mais eficientes do formato: Swords to Plowshares.
Cada equipamento do deck é único e tem uma função para cada situação:
Umezawa's Jitte -> é o equipamento que vence guerras inteiras sozinhas, além de ser multifuncional. Recuperar vida, buffar e destruir criaturas do oponente torna a Jitte uma ameaça constante.
Batterskull -> além do fato dela trazer uma criatura consigo, sempre que ela for ser destruida pode-se retornar para a mão, o que acaba sendo muito importante no late game. É um ótimo equipamento para vencer a race.
Sword of Fire and Ice -> as proteções são muito úteis contra remoções e para passar bloqueadores, e como bonus consegue dar um choque e uma draw. Ótima contra decks que só usam remoções vermelhas e para passar daquele TNN.
Sword of Feast and Famine -> a proteção é semelhante a de Fire and Ice, contudo essa espada é muito utilizada contra combos, afinal descarta uma carta todo turno atrapalhará a junção das cartas combo chaves.
Argentum Armor -> é a maior novidade para muitos nos equipamentos. É super poderoso, simplesmente um Vindicate por turno, podendo destruir desde Planeswalker até a base de terrenos.
Segue a primeira lista:
16 Plains
4 Ancient Den
4 Glint Hawk
3 Puresteel Paladin
4 Memnite
4 Mother of Runes
4 Ornithopter
4 Squadron Hawk
4 Stoneforge Mystic
4 Swords to Plowshares
4 Quest for the Holy Relic
1 Umezawa's Jitte
1 Batterskull
1 Sword of Fire and Ice
1 Sword of Feast and Famine
1 Argentum Armor
A segunda versão acaba sendo mais competitiva pelo simples fato de ter mais poder de compra. A substituição é a saída dos Squadron Hawk pelos Dark Confidant. Pela adição do preto, a base de mana encarece. A outra vantagem do splash pra preto é de mais recursos para o sideboard.
Segue a lista com splash preto:
Segue a lista com splash preto:
4 Memnite
4 Ornithopter
4 Glint Hawk
4 Mother of Runes
4 Dark Confidant
4 Stoneforge Mystic
3 Puresteel Paladin
4 Swords to Plowshares
4 Quest for the Holy Relic
5 Plains
4 Ancient Den
3 Windswept Heath
1 Arid Mesa
4 Marsh Flats
3 Scrubland
1 Argentum Armor
1 Sword of Feast and Famine
1 Sword of Fire and Ice
1 Batterskull
1 Umezawa's Jitte
Até uma próxima. Dúvidas, críticas e sugestões sempre serão bem-vindas.
Até uma próxima. Dúvidas, críticas e sugestões sempre serão bem-vindas.
Wellington C. M.
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