quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Mortal Kombat - Filme 1995

Algum de vocês já ouviu a expressão "descançar enquanto carrega pedra"? Pois é eu decidi virar uma fiel adepta dessa filosofia.

Vivendo a filosofia de fazer duas coisas ao mesmo tempo, resolvi aproveitar pra fazer a resenha de um filme que eu vi nas férias, Mortal Kombat o filme de 1995.

Dirigido por Paul W. S. Anderson o filme seguia uma onda de adaptações de games famosos da década de 90's para os cinemas, sendo lançado logo após as adaptações de Street Fighter e Mário Bros. (Sim, existe um filme dos irmãos Mário, e não assistam, não vale apena)

Com as atuações de Christopher Lambert (nosso eterno highlander) e Bridgette Wilson.







A HISTÓRIA:

Tudo começa quando três lutadores talendosos, Liu Kang, Sonia Blade e Johnny Cage são convidados para visitar uma ilha distante e participar de um torneio misterioso. É lógico que a excessão de Liu Kang, que busca lutar para vingar a morte de seu irmão mais novo, assassinado por Shang Tsung, nenhum dos outros heróis estava disposto a aceitar, mas acabaram por cair na armadilha do feiticeiro e foram obrigados a ir de qualquer maneira.

Durante a viagem de barco, eles são apresentados a Raiden, o deus do trovão e protetor do reino da Terra e então descobrem que eles estão prestes a lutar no que se chama de Mortal Kombat, um torneio que reune os melhores lutadores de cada reino do universo, onde todos lutam até a morte. Aquele que perder, tem sua alma capturada por Shang Tsung e seu reino do universo passa para os domínios do imperador Shao Kahn, que transformará o nosso planeta em um lugar terrível cheio de morte e destruição.




O FILME:

A história é a clássica do Mortal Kombat, é o jogo puramente mas em uma versão mais romantizada, o interessante é que o Shao Kahn não aparece nesse primeiro filme, o vilão principal é apenas o Shang Tsung e o Doro.

O elenco é o seguinte, fraco, fraquíssimo, Cristopher Lambert salva como Raiden, eu achei ele bem legal não só em visual como em presença, mas o resto é muito ruim.

Outro detalhe particular, a atriz escolhida para interpretar a Sonia Blade não sabe lutar, mas não sabe absolutamente nada, nem dar um chute, eles aparentemente até tentaram dar umas aulas pra ela, mas ainda não ficou aquelas coisas, apesar de ela interpretar até bem.

Dando continuidade a essa escolha do elenco em que poucos sabem lutar, é importante falar das lutas, pois afinal de contas, estamos falando de um filme baseado num jogo do gênero. As lutas oscilam, as vezes são boas, as vezes são péssimas, quando se coloca dois atores lutadores de fato, as lutas ficam excelentes! Mas quando um deles não sabe lutar, nem as jogadas de câmera salvam pra dar emoção ao combate.


O figurino é simplório, é bem artificial, principalmente o dos ninjas, tudo bem que é importante ser fiel, mas não custava nada dar uma melhorada no concept art da coisa, porque precisava, o visual funciona num console de 32bits mas não em um filme né galera? Mesmo que um filme em VHS.

E falando em figurino, o cenário... igual ao figurino, pobre, falso, mal pintado, bem a cara das Noites do Terror do Play Center (R.I.P. Play Center, você sempre estará nas lembranças da minha infância). Nada no filme é muito convincente.

Os efeitos especiais também, ainda defeitos especiais, mas até ai, devemos lembrar que nos estamos falando de um filme de 1995 com uma limitação computacional, pra época eles são muito bons sim!

A adaptação do roteiro foi razoavel, gostei da ideia como apresentaram os personagens, como conduziram a história, gostei de não colocarem todos de uma vez em um filme só e focar em Shang Tsung como o vilão principal, ficou ótimo, de verdade.

Agora o momento em que eu falo das coisas mais legais, chega de ser malvada com o filme, eles colocam varias referências do jogo o tempo todo, seja o Scorpion falando 'get over here!' seja a clássica floresta onde aparecia o carinha que dizia 'Toasty!'. ( E a minha cara quando me contaram que ele não falava 'woopiiiii' e sim 'toaaaasssty' nunca que eu ia adivinhar que a palavra certa era essa.)

Mas o melhor sem dúvida é a trilha sonora, ela é boa demais! Caramba como eu adoro essa música tema, é muito sensacional. Esse é o ponto mais forte do filme.



E AI CAROL? OQUE QUE ACHO?

Olha, o filme é legal sim, tem seus defeitos e os seus problemas, mas vejamos estamos no início dos anos 90's, estamos com baixo recurso em efeitos especiais para filmes do gênero, estamos lidando com atores lado B, não temos nem nos dias de hoje atores que sejam artistas marciais ou vice e versa, quem dirá naquela época.

Vale apena assistir sim, o filme é divertido e compensa, mas sem ilusões porque ele é fraco, não é um filme bom nem de perto.

Confiram o trailer e divirtam-se com essa trilha sonora que é muito legal:


[...]

Lembrando galera, que tem uma nova enquete aqui no blog, e o voto de vocês é importante pra fazer esse blog melhor.

Agora, sim eu sei que existem outros filmes e séries e desenhos baseados nos games de Mortal Kombat, e sim eu já me antecipei, algumas coisas eu já até vi e pretendo colocar aqui.

Mortal Kombat é o jogo do mês de fevereiro do grupo de videogames clássicos da qual eu participo, então decidi unir o útil ao agradável, assim eu faço duas coisas ao mesmo tempo, lembra? Descançar enquanto carrega pedra? Então.

E por hoje é só galera, até mais.







3 comentários:

  1. Opa Carol! Eu sou uma pessoa meio suspeita pra falar sobre isso, já que semana passada mesmo, conversando sobre adaptações para cinema de alguns filmes, esse foi colocado, por mim, como um dos melhores (não lembro se era nesse ou num dos outros filmes do MK, mas as cenas que o Scorpion luta com o Sub Zero, e a que, se lembro bem, o Johnny Cage luta com o Scorpion na floresta, foram citadas como as melhores).

    Mas pra época, no geral, eu ainda acho uma das melhores adaptações, ainda mais quando a gente pega também, como você disse, o filme dos irmãos Mario (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk). Não sei qual veio primeiro, a série ou o game, mas o filme dos Power Rangers também ficou fodástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é olha que interessante, o filme como filme é fraco, mas a adaptação é boa. Porque? Ora eles são o mais fieis possíveis a história do jogo, oque faltou pro filme ficar melhor foi claramente recurso financeiro, recurso esse que o filme lucrou muito depois. Uma pena que a continuação piorou na qualidade.

      Já o fime do Mário, nem comento nada hahahahahahahahaha, mas sim a série veio antes dos filmes dos Power Ranger, e no caso eram os mesmos atores e tudo mais, porém o filme tinha mais recursos financeiros.

      Excluir
  2. Mortal Kombat é do diabo?
    https://www.youtube.com/watch?v=T77GN-BrX-w

    ResponderExcluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook