segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Hearthstone: Heroes of Warcraft

Era uma vez... uma empresa de games muito consagrada e respeitada. Um belo dia, essa empresa decidiu inovar lançando um jogo on-line diferente. E esse jogo seria um jogo de cartas.

E foi ai então que a aclamada Blizzard (World of Warcraf, Diablo) lançou o Hearthstone.

Aproveitando a onda dos e-sports o HS (como irei chama-lo de agora em diante) estourou de sucesso. Foi muito bem recebido e, inclusive, já deu o ar da graça no meu PC e no tablete do meu primo.

Se você não conhece esse jogo, já está passando da hora de conhece-lo.




O JOGO:

Basicamente, o HS é um CCG sigla em inglês que significa Collectible Card Game. Similar aos famosos Magic the Gathering e Yu-gi-oh, o HS tem suas próprias regras e é exclusivamente on-line, não sendo vendido na forma de cartas físicas.

O jogo simula uma partida de cartas no interior de uma taverna no universo de World of Warcraft, usa cartas de criaturas e personagens também relacionados.

Jogar é muito simples, não quero entrar em detalhes técnicos pelo simples fato de que esse jogo possui o melhor tutorial introdutório que eu já vi em um jogo em toda a minha vida. E olha que eu já vi muitos jogos.

Ele é extremamente instintivo e simples, o que torna ele perfeito para qualquer um jogar.
Além disso, o jogo é gratuito. Você não precisa gastar dinheiro para joga-lo.

É possível comprar muita coisa usando dinheiro de verdade no servidor Battlenet, mas o jogo trás todas as ferramentas necessárias para joga-lo sem investir um centavo. (Eu sei, eu faço isso e tenho como provar).



Jogabilidade:

Excelente! Uma aula de gamedesigne para a turma que programou os jogos Magic the Gathering 2013, 2014 e 2015, eles deviam jogar Hearthstone pra aprender como se faz.

Para se jogar as cartas, o comando é apenas clicar sobre elas com o mouse e arrasta-la para o lugar onde você quer que ela seja jogada, mais simples do que isso impossível.

Se a sua internet é boa, então é melhor ainda, o jogo não trava e a movimentação é muito fluida.



Os gráficos:

Também maravilhosos. O jogo em si é simples, não possui nada de extraordinário, mas é incrivelmente bem feito.

Quando a galera fica ali rasgando ceda pra Blizzard não é atoa, a empresa é realmente muito competente.

Tudo é feito para te deixar num clima de aconchego. Como falei anteriormente, o jogo simula a experiência de estar no interior de uma taverna no mundo de Warcraft, com bardos tocando no palco ao fundo, com o taverneiro perguntando se você vai beber o de sempre, e por ai vai.

As ilustrações são clássicas, as mesmas do Warcraft para as cartas, heróis e cenário.



A trilha sonora:

Divina. Gente está realmente difícil falar mal desse jogo no aspecto técnico.

Com um repertório pequeno de músicas, o jogo trás uma trilha aconchegante e tranquila, que simula bardos tocando instrumentos como alaúde e dulcimer. (Não me pergunte como que eu sei que tem um dulcimer em uma das músicas, é uma longa história.)

E como não poderia faltar, recebe o meu “selo Carol de qualidade” no quesito personalidade. A trilha é dessas que te marca, que fica na sua cabeça, do tipo que já começa a tocar automaticamente pelo seu cérebro muito antes de você logar.

Porém, nem só de trilha sonora se vive o HS. O jogo é inteiramente dublado. Os personagens conversam entre si durante os jogos, as cartas de lacaio falam, as magias possuem sonoplastia.

Gente é tão legal, mas tão legal, que cartas como Rei Mó, um grande tiranossauro rex, quando entra em jogo primeiro se escuta o barulho de seus passos como no filme Jurassic Park, para ai então ele aparecer em jogo.

E para completar a nossa alegria, o jogo é 100% traduzido e inteiramente dublado em português. Antes que alguém venha desesperado dizer “nossa que terrível” pode tirar o cavalinho da chuva eu a dublagem ficou excepcional, meus parabéns a equipe brasileira o jogo não só foi muito bem traduzido, com muito bom senso, como também foi muito bem dublado.



A história:

Que história?

Esse aqui realmente é só um jogo de cartas. Diferente do Magic the Gathering que possui todo um plano de fundo com personagens e uma história muito bem bolada, o HS é só um jogo de cartas mesmo, só que do universo Warcraft.



CAROL MAS E A PARTE TÉCNICA?

Ah é mesmo, eu já ia me esquecendo.

Hearthstone: Heros of Warcraft possui nove heróis, como se fossem nove classes básicas de um RPG.
Você tem o mago, druida, xamã, guerreiro, caçador, bruxo, sacerdote, paladino e ladino.

Cada uma dessas classes vai ter sua característica peculiar, incluindo cartas exclusivas da classe mais uma habilidade passiva, que pode ser ativada por você além das cartas que você tem para jogar.
Além das cartas exclusivas de cada heróis, há também as cartas neutras, que qualquer personagem pode utilizar.

O baralho de jogo, é composto por 30 cartas ao todo, podendo incluir até 2 iguais.



O jogador que começa abre a mão com 3 cartas e compra uma nova carta todo o turno. Já o segundo jogador a jogar, abre com 4 cartas na mão e uma carta bônus, chamada “a moeda” que confere uma mana adicional para equilibrar a vantagem do jogador que começou.

O limite de cartas na mão é 10, e ao comprar uma carta adicional com a mão lotada, a carta nova é automaticamente descartada.

Além disso, quando as suas cartas do baralho acabam, você continua jogando, mas toda vez que comprar irá receber dano progressivamente para cada carta comprada, como assim?



Se comprar uma carta sem cartas no baralho, perderá 1 de dano, mais uma e perderá 2, mais uma e perderá 3, e assim sucessivamente.

Ambos os jogadores começam com 30 pontos de vida cada, e o objetivo é reduzir os pontos de vida a 0 ou menos ou fazer seu adversário desistir. (Acontece, e sabem o que mais acontece? A sua conexão cair...)

E isso nos leva ao...



LADO NEGRO DO HEARTSTONE:

Mas é lógico que nem tudo são flores né gente? Estão achando que conheceram a mais nova perfeição da natureza? Não existe isso não.

O jogo é on-line, o que significa que ele depende 100% da sua conexão com a internet.

E quem joga mobas e afins sabe o prazer sádico que é viver com o famigerado lag.

Pra quem não sabe, o lag é o nome dado para o atraso na transmissão de dados on-line. Digamos que no HS você pega uma carta e joga, ela não entra em jogo no mesmo instante, ela permanece parada esperando a conexão de dados terminar para entrar em jogo.

Como no HS os turnos tem 1 minuto, dependendo de como estiver o lag você pode correr o risco de finalizar o turno sem sequer ter terminado a sua jogada, favorecendo e muito o adversário. Isso quando a sua conexão não cai mesmo, e você sequer se dá conta disso, e quando ela volta, 3, 4, até 5 turnos inteiros do seu adversário passaram e aquela partida ganha pra você se transforma em uma derrota na qual você em nada pode fazer para sobreviver.

Acontece.

Então fica o aviso pra galera, se for chover, não jogue o HS no modo ranqueado nem na arena. Se qualquer evento da sua casa que você já conhece deixar a internet instável, nem inventa moda, ou prepare-se pra passar raiva.



E AI CAROL? O QUE QUE ACHOU?

Olha, é viciante.

Se for começar a jogar não me culpe depois por noites de sono sem dormir, por esquecer de comer, e até mesmo por não fazer mais nada da vida além de jogar essas cartinhas.

O aviso foi dado.

Se ainda assim você estiver disposto a viver um apocalipse zumbi, bom jogo e seja feliz!

E há, antes que eu me esqueça, me adicione na Battlenet pra gente jogar junto também.

Carolgsmoraes#1399



[...]

E esse foi o meu artigo de volta as origens, já estava com saudades de escrever por aqui.

Ficou bem simples, sem nada demais e eu fiz assim justamente pra ver se a ferrugem saia dos meus dedos na hora de digitar.

Bom galera, fico hoje por aqui, até qualquer dia desses e se bobear, a gente tira um x1 lá no HS.

Até mais.


2 comentários:

  1. Caroline a resenha de Heartstone foi maneira. Vou procurar saber mais sobre o jogo graças ao teu empenho. Bjs!!!!

    ResponderExcluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook