Nesse clima natalino nada melhor que um deck que lembre as
terras geladas, ou melhor dizendo nevadas. O deck é um combo que foca na
invocação da Marit Lage, uma criatura lendária que pode finalizar o jogo em um
único turno. Essa criatura está selada em um “sono” profundo como podemos ver a
seguir.
Uma das cartas chaves do deck é o Dark Depths. A primeira
vista aparenta ser quase impossível de se invoca-la, afinal 60 manas expandidas
para esse processo certamente não será fácil. A segunda e última carta chave é
o Thespian’s Stage.
O combo irá funcionar assim que ambos terrenos estiverem em
campo. Usando a habilidade do Thespian visando o Dark Depths, teremos um novo
Dark Depths com a grande diferença de não conter nenhum marcador. A explicação
para que isso ocorra é que quando se copia uma permanente em jogo, a cópia não
irá ter nenhum marcador ou encantamentos que estejam na permanente original.
Assim, pelas novas regras de lendas manteremos a cópia do Depths em jogo e ele
automaticamente será sacrificado por não conter marcadores.
Para puxar as peças combo rapidamente usa-se 16 tutores.
Sylvan Scrying / Expedition Map -> ambos buscam qualquer
tipo de terreno e o coloca na mão
Crop Rotation -> ao custo de um terreno, busca-se outro
com a vantagem de já entrar diretamente em jogo
Into the North -> reparem que o Dark Depths é um terreno
lendário nevado, logo é mais um tutor que põe o terreno diretamente em jogo
(reparem como o homem da carta tem uma semelhança com o
Papai Noel)
Um dos grandes problemas do deck é a destruição dos terrenos
chaves. Logo, em um formato onde Wasteland está presente em boa parte dos
decks, proteger-se é essencial.
Pithing Needle -> Nomear Wasteland é essencial, evita a
principal forma de destruição de terrenos do Legacy
Crucible of Worlds -> caso a pithing needle chegue tarde,
é possível resgatar as perdas. Outra possibilidade que esta carta proporciona é
de refazer novamente o combo.
Uma das formar de se parar esse combo vem de outra staple
encontrada em praticamente todos os decks que utilizam a cor branca: Swords to
Plowshares. Mesmo que se ganhe 20 pontos de vida, caçar novamente o combo pode
dar novas chances do oponente se livrar da criatura novamente. A solução vem de
duas cartas:
Fling -> responsável inteiramente pela adição do vermelho
ao deck. Duas maneiras de se ganhar, atacando ou dano direto, gera mais
segurança ao combo
Sejiri Steppe -> Com a facilidade de se tutorar,
inclusive com instant (Crop Rotation), a proteção contra a cor salva a Marit
além de poder ignorar possíveis criaturas bloqueadoras
Combo deve ser rápido e esse não é diferente. Usar
aceleradores de mana é essencial para que o oponente tenha cada vez menos
chance de responder.
Elvish/Simian Spirit Guide -> são aceleradores que muitas
vezes podem pegar de surpresa para jogar aquela Crop Rotation ou Fling
Lotus Petal -> uma mana de graça, contudo essa não tem o
fator surpresa
Sylvan Library -> comprar mais cartas também é um fator
que acelera o jogo
Na questão do sideboard temos cartas que tiram impedimentos do combo funcionar, mais proteção e forma de recuperação do combo, e
por último terrenos hate.
Ancient Grudge -> uma Pithing Needle nomeando Thespian’s
Stage impede por complete o combo, logo é necessário algo que a destrua
Bojuka Bog -> com a facilidade de tutorar terrenos, um
grave hate pode ser muito útil contra diversos decks como Dredge
Karakas -> voltar uma criatura lendária para mão pode
levar a vitória contra decks como Sneak and Show
Leyline of Sanctity
-> melhor maneira de se proteger a mão contra descartes
Life from the Loam -> além de permitir resgatar o combo,
com a habilidade dredge tem-se a possibilidade de tomba as peças combo
funcionando quase como um tutor
Krosan Grip -> fração de segundos é determinante contra
certos tipos de estratégias, decks como Miracle que utiliza Countertop pode
anular praticamente todas as cartas do decks, assim ter algo que tem grande
chance de destruir esse combo é essencial
Not of This World -> além de proteger contra cartas já
citadas como Swords to Plowshares, existe a possibilidade de proteger contra o
bounce de um Karakas, habilidade que não pode ser parada pela Seriji.
Lista do deck:
2 Ancient
Tomb
3 Dark
Depths
4
Snow-Covered Florest
4 Taiga
3 Misty
Rainforest
1 Sejiri
Steppe
4
Thespian’s Stage
4 Elvish
Spirit Guide
4 Simian
Spirit Guide
4 Crop
Rotation
4
Expedition Map
4 Into the
North
4 Sylvan
Scrying
4 Pithing
Needle
1 Crucible
of Worlds
4 Lotus
Petal
4 Fling
2 Sylvan
Library
1 Sensei’s
Divining Top
Sideboard
2 Ancient
Grudge
1 Bojuka
Bog
1 Karakas
4 Leyline
of Sanctity
2 Life from
the Loam
2 Krosan
Grip
3 Not of
This World
Por hoje é só. Críticas e sugestões sempre bem vindas.
Wellington C. M.
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