sábado, 26 de março de 2011

CARD GAMES: Magic the Gathering

Já era tempo de fazer um post relacionado a esse assunto.

Como fiz um para introduzir a galera ao RPG, nada mais justo do que também apresenta-los aos card games.

Vou falar aqui, não sobre aqueles jogos de cartas com baralho convencional, mas sobre aqueles jogos alternativos inspirados em fantasia, nada mais justo não?

A maioria de vocês já devem ter conhecido o famoso Yu-Gi-Oh, que segue muito bem o estilo (apesar de eu não gostar nem um pouco dele, me desculpem os fans), ou também outros jogos como UNO ou até mesmo Super Trunfo.

O importante é, deu pra entender oque são cardgames? Então estamos indo bem...




Eu não consegui pensar numa forma de fazer esse post sobre cardgames, sem falar do meu cardgame favorito.

Além disso, ele convém perfeitamente bem com a proposta aqui do blog, então vamos logo ao oque interessa!

[...]

O Magic the Gathering surgiu no início dos anos 90's criado por um matemático chamado Richard Garfild, onde na época seu nome era "As cinco cores de magia", e com o passar de pouco tempo, acabou sendo chamado apenas de "Magia" que era muito mais simples, elegante e funcional.

A empresa que havia comprado os direitos do jogo não fazia ideia do sucesso que ele iria se tornar (ou melhor, fazia sim, quem não fazia era o criador do jogo, que antes de oferecer o Magic a empresa, havia oferecido outro, que julgava muito melhor na época).

Mas como era inevitável, Magic se tornou super popular e em questão de poucos anos, se tornou um dos cardgames mais jogados no mundo. Hoje é tão conceituado, que alguns de seus campeonatos internacionaius são trasmitidos em canais de televisão por assinatura.


E como é mais do que justo, o Brasil é mercado consumidor do Magic e evidentemente organiza seus próprios campeonatos e também as esquipes nacionais que vão nos representar lá fora. Oque nem todo mundo sabe, é que alguns brasileiros fazem muito bonito!

Paulo Vitor, também conhecido como PV. Por pouco não ganhou o título de Player of the Year.

Apresentado o jogo, hora de explicar como ele funciona, e principalmente qual é a história por trás dessa mecânica.



No jogo você é um planinalta, em outras palavras, um mago viajante dos planos. Onde apenas as pessoas especiais, aquelas que nascem com a centelha, podem se tornar planinaltas.

Seu baralho, usualmente chamado de deck, é o seu grimório, o livro onde o mago guarda todas as suas magias.

O jogo conciste em dois planinaltas se degladiando, onde são possiveis duas formas de vitória. Na primeira, o jogador perde quando seus pontos de vida, inicialmente vinte, são reduzidos a zero ou menos. Na segunda, é quando o jogador não possui mais cartas no deck, ou em outras palavras, quando o planinalta não possui mais mágicas para lançar.

 Além disso, para que os planinaltas possam lançar suas magias, eles precisam de uma fonte de energia especial, o mana, que é extraido de locais específicos de cada plano do multiverso. Na mecânica do jogo, são as cartas do tipo terreno, elas, apesar de ficarem embaralhadas no grimório junto com as demais cartas, não são consideradas mágicas.



Não pretendo entrar em mais detalhes sobre as regras pois, o post ficaria gigantesco e cansativo se eu o fizesse, o importante mesmo, é mostrar como o jogo é, como ele funciona, e é lógico, como ele é divertido!

Alguns planinaltas famosos na história do jogo, e que eventualmente se tornaram cartas para serem jogadas.

Aqueles que se interessaram pelo jogo, e quizerem aprender, nada melhor do que um tutorial ensinando como jogar, ou até mesmo baixando as regras, ambos podem ser encontrados livremente no site oficial da Wizards of the Coast, empresa responsavel pelo jogo.

Magic the Gathering official website

No geral, para quem quizer comprar as cartas e começar a jogar, vai aqui alguns sites de distribuidoras onde será possivel até mesmo achar a loja de magic mais próxima da sua casa:

Magic Devir Livraria


[...]

E por enquanto é só gente, até a próxima.

Pretendo postar mais coisas relacionadas a cadgames no futuro, onde vou apresenta-los a cardgames menos conhecidos e populares, e quem sabe fazer uma critica a eles. Também pretendo manter algumas noticias relacionadas ao Magic no futuro, anunciar torneios, promoções em sites, e coisas do gênero. Espero que isso agrade aos leitores é claro.

Té mais!

2 comentários:

  1. Lembro-me de ter jogado com um amigo há alguns anos atrás, joguei por muito pouco tempo, mas o suficiente para se tornar inesquecível. Pretendo adquirir algumas cartas. Não entendo nada do jogo, esqueci o pouco que consegui aprender devido ao distanciamento, mas irei aprender, ahh sim! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Opa, oi Vitor.

    Magic é de fato um card game muito bom, e de longe, meu favorito de todos os tempos. Caso te interesse, é possivel entrar no site da wizards of the coast e baixar um software que ensina a jogar. E é 100% de graça!

    Prometo mais posts sobre cardgames, o complicado é aprender a joga-los, para poder postar de forma descente...

    E é claro, arrumar internet em casa, que ta tenso...

    ResponderExcluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook