segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Bússola de Ouro


Cá estava eu num fatídico domingo, chato como sempre, procurando alguma coisa legal para fazer, quando eu vejo que vai passar num dos canais pagos o filme A Bússola de Ouro. Apesar de já tê-lo assistido, eu fiquei extremamente ansiosa para vê-lo novamente, já que seria a minha chance de fazer mais uma resenha excelente para o blog.

O filme é de 2007 e foi dirigido por Cris Weitz. Estrelando Nicole Kidman e Daniel Craig, esse é mais um filme de fantasia baseado numa obra literária de mesmo nome, escrita por  Phillip Pullman.

A HISTÓRIA:

Lyra, é uma criança e como todas adora brincar. Esperta, travessa, e um tanto quanto solitária. Ela vive em uma universidade sobre a proteção de seu tio Asriel.

Como toda a universidade só possui adultos, Lira só tem como companhia as crianças de outros povos e os filhos da criadagem, como seu melhor amigo Roger.


Um belo dia, enquanto brincava, Lyra entra escondida em uma sala importante de conferências da universidade, e ao escutar pessoas se aproximando, se esconde e acaba presenciando acontecimentos e conversas muito mais importantes do que devia.



O assunto em questão é um fenômeno inexplicável e misterioso conhecido como O Pó. Acredita-se que essa partícula mística esteja diretamente relacionada com supostos outros planos do universo, e até mesmo com os espíritos chamados Daemos.

Quando uma criança nasce, junto com ela nasce uma conexão com um plano misterioso que se materializa na forma de um Daemo. Eles sempre assumem formas animais que estão diretamente relacionadas com a personalidade da pessoa em questão. Crianças, por não terem ainda uma personalidade definida, possuem Daemos de formas variáveis, assim como Lyra.

A ligação entre os Daemos e seus donos é tão forte, que se um deles morre, o outro vem a falecer também.

Há um mistério no ar envolvendo O Pó, Lyra é chamada para acompanhar uma misteriosa mulher extremamente bonita, elegante, e sedutora que se diz influente com O Magistério, a grande entidade mundial responsável por manter toda a ordem, eles ditam as leis, e tudo oque deve ser feito e desfeito.



E como se não bastasse, a tempos crianças veem sumindo sem qualquer explicação, sem deixar qualquer rastro. Investigadores acreditam que esses desaparecimentos estejam relacionados com uma facção misteriosa.

Antes mesmo que Lira saia em sua jornada, sem saber ao certo quando voltará a universidade, o único lugar que pode chamar de lar, o reitor lhe da de presente um artefato mágico e misterioso, a Bússola de ouro, que segundo ele, é capaz de responder a todas as perguntas do universo, e sempre dizer a verdade.



O FILME:

Está aqui um dos melhores filmes do gênero.

Apesar de trilha sonora ser bem apagada e opaca, se é que eu posso utilizar esses adjetivos para defini-la, todo o resto compensa, e compensa muito!

Começando pelo figurino, absolutamente incrível. Uma roupa mais bonita que a outra, e bem feitas o suficiente para nos convencer de que fazem parte de um universo paralelo muito parecido com o nosso mundo por volta do século XIX.

E falando em início do século, está aqui uma das histórias com estética steampunk que eu mais gosto.

A estética está em todos os lugares, além das roupas, está nos ambientes, outro ponto fortíssimo do filme. Dessa vez a galera caprichou nas locações, melhor seria quase impossível. Muitas das cenas são de encher os olhos.

Não posso deixar de falar também dos atores, é claro. A garota Dakota B. Richards, atriz que interpreta a protagonista Lira é um exemplo de atriz mirim, não a vi em mais nenhum filme, oque é uma pena, a menina tem talento.

Outro show de interpretação aparte é da Nicole Kidman, simplesmente fantástica em seu papel, adorei, acredito que deveriam chama-la para fazer mais filmes do gênero.

Já Daniel Craig, é apenas ele, como sempre.

Falei dos atores, da trilha sonora, do figurino e do cenário, efeitos especiais são poucos, pelo menos do meu ponto de vista, a exceção dos Demons, completamente digitalizados. Tudo bem que eles não são os animais mais perfeitos do mundo, mas estão muito bem feitos, e caprichados, o mais realistas que a tecnologia da época conseguiu reproduzir.

E para finalizar, o roteiro, muito bom. Achei o filme muito longo, mas aparentemente, o livro é dessa maneira, pelo oque já andei pesquisando. Algumas pessoas acham que poderiam explicar mais coisas, eu já acho que essas peças que ainda estão faltando no quebra cabeça devem ser encontradas nos outros livros da trilogia, então sem pressa, tudo tem seu porquê.



E AI CAROL? OQUE QUE ACHO?

Maravilhoso, como disse anteriormente, um dos melhores filmes de fantasia já feitos. Pena que, não rendeu continuação...

Sabemos (ou não?) como CG's são caras, e como deve ter sido uma superprodução realizar esse filme, mas ainda assim, não vejo justificativa do porque não quiseram dar continuidade a trilogia. Uma pena...

Mas, na pior das hipóteses, sabemos que ainda existem muitos livros por ai para serem lidos, certo?

E falando em livros, eu tenho a trilogia completa, e já deveria ter lido a muito tempo, mas muito tempo mesmo. Porém, a fila de livros que está na frente destes é tão grande, que os pobrezinhos vivem sendo deixados de lado para dar lugar a outras prioridades.

De qualquer forma A Bússola de Ouro tem o selo Carol de qualidade garantida para toda a família, e também o selo Carol de aficionados pela cultura Steampunk, vejam o trailer e vocês vão entender oque estou falando:



[...]

Ufa, deveria ter feito um post do gênero na sexta feira, eu bem sei, mas sair na segunda não é lá tão ruim assim.

Já devem estar de saco cheio de me escutar reclamando do próprio cronograma que criei, mas é que ele é complicado mesmo, não que seja apertado para cumprir, muito pelo o contrário, três posts por semana é tranquilo, eu digo, postar na ordem que eu mesma propus, isso é complicado.

O blog tem aproximadamente um ano e meio de existência, e nesse tempo todo eu já falei de muitos filmes, e ainda assim, existem muitos outros para serem assistidos. Se tudo der certo, até o final desse ano, eu vou ter colocado grande parte dos filmes mais famosos por aqui, e faltará apenas aqueles mais, digamos assim, cult ou até mesmo ruins, porque filme ruim tem de sobra por ai.

Outra coisa que tem me deixado bem feliz, o número de visualizações do blog voltou a crescer, isso é animador, lógico que ter muita gente entrando por aqui por dia, não significa muita gente lendo o conteúdo escrito aqui, ou até mesmo, gostando dele. (Esse é um bom detalhe a se frisar...) Mas pelo menos significa que ele voltou a crescer, não existe nada mais desanimador do que aumentar o número de publicações, e ver que o número de "receitas" geradas do seu blog no google está diminuindo.

E falando em filme, deve ter alguma coisa importante para eu assistir nos cinemas, que eu devo estar me esquecendo, já que essa vida da roça acaba com as estreias, mas a gente aqui da um jeitinho.

Bom gente, falei demais (escrevi né, mas deu pra entender), agora vou aproveitar e jogar um pouco mais do joguinho que vai virar resenha dessa semana.

Até mais!

2 comentários:

  1. Taí um filme que quando vi me encantou. O livro mesmo nunca li, mas pelo filme eu fiquei meio motivado a ler (igual aconteceu comigo depois de assistir As Cronicas de Nárnia... não resisti e tive que arrumar o livro pra mim).

    A única sacanagem que fizeram é que pelo visto eu já posso perder as esperanças mesmo que não vai sair as continuações pro cinema né, realmente uma pena.

    Aproveitar e mandar um beijo pra mãe, pra vó, prus miguxo, e como disse um sábio menino que vi hoje, tô cagado de fome!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente uma pena não haver continuações para esse filme. Mas isso acontece porque os produtores ficam empolgados demais em fazer a adaptação, mas não se comprometem em manter continuidade. Foi uma sorte Harry Potter ter ido tão longe!

      kkkkkk Beijos para toda família!

      Excluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook