domingo, 13 de janeiro de 2013

O Final de Caverna do Dragão em Quadrinhos

Hoje na internet vi um cara compartilhar essa foto que me pareceu um bocado inusitada, eu achei interessante e cliquei para conferir de perto, e não é que paria ser real?

Após uma breve pesquisada descobri que era tudo verdade! E não apenas uma espécie de sonho distante concretizado.

Lembro que quando era criança, Caverna do Dragão era dos direitos da rede Globo e passava no programa da Xuxa no domingo de manhã. Era complicado, porque quando criança não conseguia acordar cedo e muitas vezes eu perdia o episódio.

Mais do que isso, eu era vítima de uma daquelas conspirações do universo, sabe aquele seriado ou desenho que você nunca assiste, mas sempre que passa na televisão coincidentemente é o mesmo episódio que você viu anteriormente? Então, Caverna do Dragão tinha esse efeito sobre mim, eu sempre assistia um em que eles estavam procurando a saída (pra variar) num lugar todo feito de cristal, e o grupo se separava e não chegava a lugar algum.

E mesmo com esse porém, esse desenho era o meu favorito honor concour da minha lista de preferidos.

Engraçado me lembrar também que ele foi sem dúvida o desenho mais reprisado da história da televisão brasileira, porque a minha mãe o assistia, as minhas tias, eu o assisti e também os meus primos que vieram depois de mim. Um dia desses numas férias não faz muito tempo ele estava passando na TV, só que na rede SBT.

Mas de todas as coisas intrigantes desse desenho, nenhuma era mais intrigante do que o final dele. Roteirizado para durar 28 episódios, mas apenas 27 foram ao ar. E "ninguém" até hoje sabe o "verdadeiro final" da história.

Dizem que o último episódio não foi produzido, pois faltou financiamento para isso. Outros diziam que ele nunca chegou a ser escrito.

Porém, em meados dos anos 2000, quando a internet começou a se popularizar, rodou por ela um final alternativo, ou pelo menos os boatos dele, onde na verdade o Mestre dos Magos era o vilão, o Vingador era o cara bonzinho, e que na verdade as crianças não estavam num mundo de fantasia e sim num inferno e presas lá para sempre...

Claro que isso era mentira, o final foi sim escrito, e em 2008 quando eu re-assisti a todos os episódios, inclusive àqueles que nunca vi pois não acordava a tempo, junto eu baixei um roteiro com o final. E eu simplesmente adorei o final real.

Se você está se perguntando, "Mas qual é o final?" então faça o download dessa revista em quadrinhos desenhada por Reinaldo Rocha, que pode ser encontrada de graça na internet aqui no link:


O cara também possui um blog onde divulga seus trabalhos, quem quiser saber mais basta seguir o link:


Espero que todos se divirtam com o final até então considerado o verdadeiro, e aproveitem as ilustrações do Reinaldo que ficaram muito legais.

[...]

Naquele momento chororô de sempre, eu estava vendo que em Janeiro do ano passado eu bati o meu record de visualizações, enquanto nesse ano, eu estou abaixo da média.

Se a desculpa de que é férias e o povo está viajando, não entra muito na internet, colava, agora não cola mais. Eu realmente precisava de uma repaginada na minha divulgação. Não sei oque acontecia antes que mais pessoas vinham parar aqui. Engraçado mesmo é o fato de que agora que eu tenho muito mais posts, e gero muito mais receita para google, tem menos gente vindo parar aqui. Estranho...

Mas por hoje é só gente, estou devendo terminar de assistir a um seriado, começar a ver um novo desenho, terminar de ler um livro, começar outro, e por ai vai.

Até mais.

10 comentários:

  1. Lerei primeiro, e meterei o devido pau...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. /\ Anônimo o Camilo é o rei dos troll, não leve ele a sério. E é como a gente sempre diz, não da pra entrar numa caverna de trolls e não esperar ser devorado! (Principalmente amarrado num espeto)

      Excluir
  2. Li...
    E bem...é uma história de caverna do dragão...tipica dos seu tempo mesmo...se fizessem esse episódio em desenho eu não ficaria desapontado...é coeso e simples, como um seriado desse tipo deve ser.
    Agora o desenho ganha um desconto pela atitude nobre de fazer o episódio final...mas só por isso também...pq em muitas partes eu quase desisti por causa da ilustração...mas fazer o que?! Parafraseando uma amiga minha: "Interessante, pra quem gosta"! e o cara que ilustrou deve ter seu publico.
    Mas ainda assim queria muito ver roteiro em animação, ou mesmo filme...fica a dica ai Zack Snyder hehe

    PS.: Relaxa Carol, deve ser alguém muito conhecido por nós esse "anonimo" (um certo rapaz muuuuiito acima do peso, que nunca viu fadas na vida), conheço troll de internet e esse post tem gosto de ofensa pessoal, ou deve ser os caras do taboão trollando...hehe
    Mas não defende esses caras não carol, se não eles vão montar em cima do seu blog, só respondo quem tem nome fio!

    ResponderExcluir
  3. Ah e pode me levar a sério sim...poxa!

    ResponderExcluir
  4. Eu te levo a sério =3

    Foi só uma forma de tentar manter a boa convivência dos posts no blog.

    Então, eu achei os desenhos bem feitos, e achei consideravelmente fiel a proposta. Mas achei que o roteiro não era nem de longe adequado pra se fazer quadrinhos, ficou em algumas partes confuso de se ler. Aquele velho problema em composição que a gente já discutiu uma vez.

    E sim, é bom pra que é fã e quem admira.

    ResponderExcluir
  5. Fizeram uma nova versão para X-Men, He-man, Tartarugas Ninja e até Thudercats, o que o povo tá fazendo que não desenrola uma versão renovada de Caverna do Dragão?

    Vale lembrar, é claro, Caverna do Dragão tem o título original Dungeons & Dragons e era uma animação oficial do RPG de mesmo nome.
    Hmm...por isso eu acho que essa ideia nunca saiu no papel, afinal, quando se trata de D&D, nenhum financiamento suficiente é doado para atrações televisivas ou cinematográficas.

    Os três filmes de Dungeons & Dragons são de baixo orçamento e, apesar de tentarem manter um enredo original, nenhum dos filmes está a altura do RPG mais jogado do mundo!

    Caverna do Dragão está no topo da minha lista de desenhos favoritos (são poucos, aliás). Eu já tinha lido essa HQ anteriormente e, na verdade, gostei muito, foi uma boa iniciativa e a arte gráfica tá ótima, parabéns para o Reinaldo Rocha, com certeza um fã nostálgico de Caverna do Dragão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sou plenamente consciente de que Caverna do Dragão era apenas o D&D, e sim já estava na hora dos produtores darem uma repaginada nesse desenho que fez tanto sucesso!

      Agora que vc falou do filme, me fez lembrar que eu assisti apenas ao 1º e achei horroroso! Inclusive, não há nenhuma resenha o sinal de vida desses filmes aqui no blog, ta ai uma coisa boa pra eu procurar e colocar aqui... executando em 3...2...1...

      Excluir
  6. O primeiro filme (pasme) é o melhor. Pelo menos na minha opinião.
    Dá pra notar que os dois filmes restantes tiveram um planejamento de roteiro bem elaborado, no entanto, não foram bem adaptados.

    Eu recomendo assistir só quem for realmente fã ou então terá uma imagem negativa sobre D&D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa senhora...se o primeiro filme é o melhor, é pq a coisa ta feia hen hahahahah, mas eu vou correr atrás de todos eles sim! E assim que consegui-los já faço um post dedicado.

      OBS: Andei dando uma pesquisada, o 3º é inspirado no suplemento de 3.5 "the book of vile darkness" que bizarro.

      Excluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook