domingo, 19 de maio de 2013

Leviatã - A Missão Secreta


Leviatã
No natal do ano passado um dos meus amigos me deu de presente esse livro. E não é que ele acertou o meu gosto pra literatura em cheio?

Leviatã, A Missão Secreta foi escrito por Scott Westerfeld (o mesmo autor da série Feios) e lançado aqui no Brasil no ano de 2012, trata-se de uma trilogia, sendo seguida por Behemoth e Goliath, ainda não lançados no nosso país.

A história se passa num universo Steampunk (assim que der farei um artigo inteiro no blog dedicado a esse sub-gênero que tem crescido tanto e conquistado muito espaço nos últimos anos) em uma realidade alternativa da 1º guerra mundial.

Aqui o mundo é dividido entre as duas potências Alemanha (Mekanistas) e Inglaterra (Darwinistas), cada uma com sua tecnologia particular e característica.

Tudo começa quando o rei da Austria é assassinado envenenado após uma série de atentados a sua vida (evento que na história do mundo real ocorreu na Sérvia), e a Alemanha decide declarar guerra contra a Inglaterra os acusando de serem os responsáveis por essa morte.


Aleksandar, o filho do duque de repente se vê em uma fuga desesperada por sua vida, ele se torna caçado por ser o herdeiro legítimo de seu pai.

Enquanto isso, na Inglaterra, uma garota chamada Derlyn sonha em um dia se tornar uma Aeronauta, mas infelizmente o militarismo é exclusivo para homens, e para realizar seu sonho, ela se disfarça como garoto para tentar a sorte com o falso nome de Dylan.

Oque esses jovens não sabiam, era que em algum momento suas vidas se cruzariam mudando completamente os rumos da história, e tudo isso em meio a uma violentíssima guerra entre Darwinistas e Mekanistas.

A primeira coisa que mais me chamou a atenção nesse livro foi o mapa impresso na contra capa.


Mapa Steampunk
Acharam tão incrível quanto eu achei? Essa sacada do universo para justificar as brigas entre as potências da época escolhida pelo autor, foi fundamental para tornar a história do livro tão interessante.

Enquanto os Alemães e adjacentes baseiam toda a sua tecnologia na mecânica, os Ingleses aprenderam a manipular com perfeição as 'linhas da vida', e criam criaturas capazes de realizar qualquer coisa, bem como relações simbiontes ou até ecossistemas inteiros como é o caso do Leviatã, uma baleia flutuante gigantesca, que para isso acomoda diversas espécies diferentes ao seu redor e até mesmo interior.

Scott Westerfeld possui um jeito muito característico de escrever, se for para compara-lo há algum autor que eu já tenha lido, seria com a J.K.Rolling, apesar de não ser completamente como ela, ele tem aquele jeito especial de prender a sua atenção por horas a fio. Se me deixassem lendo sem parar eu teria terminado esse livro em apenas um dia se tivesse tempo para isso.

Com descrições simples e eficientes, o livro é super objetivo e constroe uma personalidade muito convincente dos protagonitas Alek e Derlyn(Dylan), conseguindo inclusive, fazer com que eu me identificasse com Derlyn de certa forma, algo que acredito ser fundamental para o divertimento ao ler um livro. (Comprar a briga do(s) personagem(s) principal(is))

Além disso, cada capítulo do livro possui pelo menos uma ilustração feita em grafite para registrar alguma cena descrita no livro, ajudando na nossa imaginação e também enchendo os nossos olhos, porque as imagens são realmente muito bonitas e bem feitas.


Arte Steampunk

Achei o livro simplesmente maravilhoso e eu o recomendo para todas as idades, foi sem dúvida um dos livros mais legais que já li. Agora é ficar no aguardo das continuações, espero que a editora não nos deixe na mão, apesar de saber inglês, ler na nossa língua materna é sempre muito mais confortável.

Portanto, se você é um daqueles amantes da fantasia de tempos como eu, esse é certeiro para cair no seu gosto, se não, acredito que leitores de Harry Potter, Percy Jackson, Jogos Vorazes e demais literaturas mais moderninhas irão se realizar com essa obra.

[...]

Apesar de fazer resenhas literárias com uma lentidão maior, ainda não desisti de trazer o máximo de livros do gênero para o blog, mesmo que a passos de tartaruga.

Por hoje é só gente, espero que tenham gostado do post.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta o Terra das Fábulas no Facebook