sábado, 17 de setembro de 2011

RESENHA: Final Fantasy II (IV)

Oi gente, como ando com mais tempo do que o normal, nada melhor do que aproveitar e fazer o máximo de posts que eu conseguir, mantendo a meta de um por dia.

E hoje eu resolvi tirar o atrazo dos games. E o escolhido de hoje é um dos clássicos.

FINAL FANTASY IV (Também conhecido como Final Fantasy II)

O jogo é de 1991 e teve seu lançamento para o console SNes (Super nintendo), sendo desenvolvido pela Square (Atual Square-Enix).

Para que não sabe, ele é classificado como um jogo de RPG para video games. Sendo o gênero RPG na verdade ligado a mecânica dos controles do jogo, e não necessariamente a história ou ambientação.

Então chega de enrrolação, e vamos realmente ao oque interessa!



A HISTÓRIA

Aqui tratamos do grande auge do jogo, e não simplesmente desse, mas da série como um todo. Final Fantasy é famosa por sua trama envolvente e suas histórias cheias de personagens, reviravoltas, e final sem fim.

E esse jogo representa muito bem o início da série, e o porque ela cresceu tanto até atingir as dimenções que possui hoje.

O protagonista é Cecil, um cavaleiro negro a serviço de um imperador ambicioso, que está em busca de misteriosos cristais. Junto com seu amigo Kain atacam um vilarejo atrás das preciosas pedras, mas algo sai fora dos planos. E é ai que começa a nossa história.

A narrativa se passa no mundo de Baron, que é dominado por uma poderosa força aérea composta por dirigíveis.

Interessante ver que, a estética tecnofantasy que deu a fama e característica da série já começa aqui.

Não acho conveniente detalhar muito essa parte, pois ela é justamente a melhor! A história é tudo nos jogos de FF, qualquer spoiler estraga grande parte da diversão.



O GRÁFICO:

Considero esse normal para a época, ele é muito bom sim, mas poderia ser de fato muito melhor.

Diversos outros jogos lançados na mesma época já possuiam uma estética melhor, mas é bom dar um desconto a empreza, e sua falta de experiência na época. (Quem jogou as continuações sabe como evoluiu!)

JOGABILIDADE:

Coloco aqui uma das características mais marcantes do gênero RPG para os video games.

Aqui você tem dois módulos claramente distintos de controle.

O primeiro é o do cenário padrão, e o segundo o do cenário de batalha.

Em FF, os personagens são representados por apenas um no cenário (podendo ser escolhido ao agrado), e este é encaregado de representar as ações.


É tudo muito simples, um mesmo botão para acessar a tudo oque quizer. Abrir uma porta, falar com alguma pessoa, selecionar algum item num menu.

E falando em menu, tudo no jogo funciona utilizando menus.

Para equipar itens, armaduras, utilizar itens, organizar oque será comprado, qual personagem irá junto com o protagonista, e qual não, tudo apenas através da seleção de opções num menu.

Já o cenário de batalha... Quando o personagem controlado se encontra em qualquer área selvagem, ele está disponivel para o ataque de algum grupo de monstros, que normalmente acontece de maneira aleatória.

Quando acontece um encontro, a tela muda da visão total de cima, e se torna uma visão padrão 2D lateral, mostrando todos os personagens, os monstros enfrentados, e uma barra de opções (Olha o menu ai denovo!) onde se seleciona oque fazer durante o combate. Qual ataque utilizar, se usa ou não item, se defende ou muda a formação, ou até mesmo se foge para sobreviver.



Não sou fan desse sistema de jogo, confesso, mas também admito que ele é muito eficiente, e é muito utilizado até hoje.

Jogar por muito tempo torna essa mecânica estremamente cansativa, mas ficar sem jogar chega a dar saudades.

TRILHA SONORA:

Não tenho muito oque dizer sobre a trilha, pois tenho de confessar uma coisa.

Vocês sabem qual é a probabilidade de jogar esse jogo original para SNes??? Não, nem eu... Fiz como grande parte dos mortais e baixei um emulador e Rom do jogo. Sou contra a pirataria, mas esse jogo é antigo o suficiente pra ser impossivel de joga-lo de outra maneira.

E como meu antigo emulador estava com problemas, eu joguei sem a trilha sonora original. Uma pena...

Mas pela pouca experiência que tenho na série, arrisco dizer que deve ser legal, não boa, mais legal.



FATOR REPLAY:

Eis aqui uma dar partes mais delicadas de se classificar.

Não tenho boas notícias. Final Fantasy é jogo para se jogar uma vez só! Uma vez finalizado, não existe muita vontade de joga-lo novamente, o jogo se torna chato e cansativo.

Isso acontece, do meu ponto de vista, pois o jogo é demasiado focado em história, ou seja, se já se conhece a história inteira, não há mais mistério, portanto, não tem mais graça.

Se é isso ou não, não sei, tudo oque sei que esse FF eu não jogo mais. Já estou satisfeita!


DIVERSÃO:

E ai que o jogo é divertido sim! Não é o mais divertido do mundo, mas é legal. Mantem qualquer um jogado sentado no mesmo lugar por horas e horas a fio. E quando se passa um certo tempo sem jogar, bem que bate uma saudade de continuar.

[...]

Pois é galera, numa escala de 0 a 10, o jogo é nota 6,0

Não é a melhor nota do mundo, mas já está na média, isso é claro, levando em conta os padrões da época, esse não é nem de longe o FF que eu recomendaria para alguém que quer conhecer a série.

O jogo também teve uma versão para o Play Station, onde foram acrescentadas CG (cenas de Computação Gráfica) mas mantido o gráfico. E, para variar, uma nova versão para o Nintendo DS 3D. Esse sim, com graficos completamente diferentes, deve ser fantastico de jogar! Deem uma olhada...


Fala sério, que diferença!

E esse é meu post de hoje gente, espero que tenham gostado. Já estou quase finalizando mais um FF para postar uma resenha dele aqui. E dessa vez teremos fotos MUUUUITO melhores, vou caprichar.

Aproveito também para demosntrar minha tristesa, como eu previa o cinema da cidade onde moro não estreiou Conan, portanto, não só não poderei ver, como também já saberei de quebra se ele é ruim ou bom sem a chance de pegar tudo em primeira mão.

É a vida né...







2 comentários:

  1. 6/10 vaitomarnoteu cuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk sim! É gosto.

      Não gosto de jogar jogo que só da pra jogar 1x pq enjoei...

      Jogo de video game tem que ter replay, tem que valer apena comprar o original, se não tem alguma coisa errada.

      E ficar esperando turno??? E em vez de "jogar" de fato ficar apenas escolhendo opções. É triste :(

      E de todos os FF que já joguei até hj, esse é o mais fraquinho!!! Que isso, bom??? O 6º é muito bom, esse 4º é fraco.

      Excluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook