quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Os melhores games de fantasia que eu já joguei


Como forma de compensar o sumiço do ultimo mês, que aconteceu devido a imprevistos, fiquei sem internet mesmo, a minha foi cancelada por motivos de força maior. Então resolvi fazer mais um post para os melhores do gênero, e desta vez é um bem grande.

Eis então os melhores games de fantasia que eu já joguei.

Lembrando que, isso aqui não passa de pura e simples opinião própria, não é uma verdade absoluta e é bem possível que eu me esqueça de algum jogo fundamental, ou não, talvez seja apenas um jogo que não tive a oportunidade de jogar.(Que fique bem claro que o título é os melhores que eu já joguei!!!) Agora chega de enrolação e bora para oque realmente interessa.

[...]

THE LEGEND OF ZELDA



Como nintendista fanática que sou, e lógico que esse jogo não poderia faltar. E mesmo que não fosse uma fãn dos jogos Nintendo, venhamos e convenhamos, esse aqui é de fato um dos melhores do gênero. Na verdade é o meu favorito, só não o elejo realmente o melhor, porque ai seria muito puchasaquismo não acham?


A franquia data de 1986 com o primeiro jogo da série The Legend of Zelda para o console Nintendinho (Nes) e desde então só ganhou cada vez mais fãns.

Nesse jogo, você é Link, um simples garoto Kokiri, que se vê surpreendentemente encarregado de salvar uma importante princesa de seu mundo, a famosa Zelda.

Eu me lembro que a primeira vez que vi o nome do jogo, jurava de pé junto que Zelda era o nome do muleque, mesmo achando um nome estranhamente feminino. E sinceramente, ainda não entendi o por que da série se chamar “A lenda de Zelda” se o protagonista é o Link. Mas tudo bem...

O diferencial desse jogo, para cada uma das épocas em que ele revolucionou, ou seja, com o primeiro Zelda de 1986 e The legend of Zelda: Ocarina of Time de 1998, foi a estrutura do jogo em si. O primeiro Zelda meio que introduziu esse estilo de jogo 2D onde você controla um personagem que tem acesso a qualquer coisa do “mapa” que ele possa enxergar, esse padrão de visualização do cenário do jogo.

Jogo padrão da época

Vejam como a perspectiva do jogo é outra, aqui a visão vem de cima, nos jogos padrão a visão vem de frente/lado

Já o jogo para Nintendo 64, inovou no sentido de mesclar as visualizações de primeira e terceira pessoa.

Por algum motivo, não consegui fotos do jogo como 1º pessoa, talvez eu arrume elas depois, mas talvez...


Além de possuir gráficos e detalhamentos impressionantes para época.

Um dos detalhes que mais me fascina nessa série de jogos é a simplicidade da história. Você é apenas um guerreiro normal querendo salvar a princesa de um mal que vai destruir o mundo, mais clichê impossível. E mesmo assim, os jogos são super divertidos, viciantes, e nunca te enjoam! Quem teve o prazer de comprar os jogos sabe do que estou falando.

Outra coisa que me admira profundamente, é a trilha sonora. Lembrando que, minha definição de boa trilha sonora não está somente relacionada com a música ser boa, bem composta, ou até mesmo legal/divertida. A boa trilha sonora pra mim, é aquela que fica na sua cabeça, na sua memória, que o simples escutar da canção, já lhe faz reconhecer na hora de qual jogo estamos falando! (Ninguém esquece a música do Super Mário, estou ou não falando mentira?)

E só pra fechar com chave de ouro, o universo de Zelda é muito bem construído, os locais do mundo de Hyrule, as cidades, as raças, alguns personagens que sempre aparecem de tempos em tempos.
A arte dos jogos também é bem caricata, única eu diria, desenhos do gênero mangá muito bonitos e bem feitos.



 E, apesar de Zelda ser classificado como um jogo de RPG (e na minha opinião realmente o é), muitos jogadores caem matando nessa classificação de gênero pois Zelda não usa o mesmo padrão dos jogos de RPG para vídeo game convencionais. Ou seja, Zelda não organiza as batalhas por turnos, não se escolhe em uma tela de comandos oque se deseja que o personagem faça, apenas se apertam os botões no joystick que correspondem aos comandos. A vida não é medida por uma barra de HP (Heart points) e sim por ícones de coração que podem estar preenchidos (vida cheia) ou vazios (sem pontos de vida).

O mesmo vale para os itens e a maneira como eles são utilizados, oque também foi invenção da série e funcionou muito bem. (Só jogando mesmo pra entender, não consigo explicar em palavras isso.)
Existe pelo menos um jogo da série Zelda para cada console já lançado pela Nintendo, segue aqui uma lista de todos os jogos já lançados bem como suas datas de lançamento e para qual console:

Título Ano de lançamento Sistema
The Legend of Zelda 21 de fevereiro de 1986 – Japão
1987 – América, Europa
NES / GBA
The Adventure of Link 14 de janeiro de 1987 – Japão
1988 – América
Famicom Disk System / NES / GBA
A Link to the Past 21 de novembro de 1991 – Japão
1992 – América
SNES / GBA
Link's Awakening * 6 de junho de 1993 – Japão
1994 – América
Game Boy / GBC / 3DS
Ocarina of Time 21 de novembro de 1998 – Japão
1998 – América, Europa
Nintendo 64 / Nintendo GameCube / Nintendo 3DS
Majora's Mask 27 de abril de 2000 – Japão
2000 – América, Europa
Nintendo 64 / Nintendo GameCube
Oracle of Ages 27 de fevereiro de 2001 – Japão
2001 – América, Europa
Game Boy Color
Oracle of Seasons 5 de outubro de 2001 – Japão
2001 – América, Europa
Game Boy Color
Four Swords 2002 – América
2003 – Japão
Game Boy Advance
The Wind Waker 13 de dezembro de 2002 – Japão
2003 – América, Europa
Nintendo GameCube
Four Swords Adventures 2004 – Japão
2004 – América, Europa
Nintendo GameCube
The Minish Cap 2004 – Japão
2004 – Europa
2005 – América
Game Boy Advance
Twilight Princess 19 de Novembro de 2006 (Wii, EUA)
10 de Dezembro, 2006 (GameCube, EUA)
Nintendo GameCube e Wii
Phantom Hourglass 2007 Nintendo DS
Link's Crossbow Training 2007 Wii
Spirit Tracks 2009 Nintendo DS
Skyward Sword 2011 Wii

E antes que eu me esqueça, se você não conhece a série ainda, e quiser conhecer, nada melhor do que começar pelo melhor já eleito pelos fãns, The legendo of Zelda: Ocarina of Time para o console Nintendo 64, confiem em mim, não vão se arrepender.




 FINAL FANTASY


Ora ora, falar sobre os melhores jogos de fantasia que já joguei, sem citar Final Fantasy é impossível. (Mais impossível ainda seria nunca ter jogado nenhum jogo da franquia)

Essa série de jogos começou em 1987 com o Final Fantasy I introduzindo o gênero RPG para os vídeo games. E apartir dai, a franquia não parou mais.

Linha do tempo dos lançamentos de FF
1987 –
Final Fantasy
1988 –
Final Fantasy II
1989 –

1990 –
Final Fantasy III
1991 –
Final Fantasy IV
1992 –
Final Fantasy V
1993 –

1994 –
Final Fantasy VI
1995 –

1996 –

1997 –
Final Fantasy VII
1998 –

1999 –
Final Fantasy VIII
2000 –
Final Fantasy IX
2001 –
Final Fantasy X
2002 –
Final Fantasy XI
2003 –

2004 –

2005 –

2006 –
Final Fantasy XII
2007 –

2008 –

2009 –
Final Fantasy XIII
2010 –
Final Fantasy XIV


A franquia é popularmente conhecida por possuir as melhores histórias dentro dos vídeo games, histórias que são tão admiradas pelos fãs, que já chegaram a virar filme.


Diferente da série Zelda, FF é daqueles clássicos RPGs onde o combate acontece por turnos e se seleciona oque o personagem fará em uma barra de ações.


Eu não gosto muito desse sistema, apesar de as vezes sentir saudades de jogar jogos assim.

Em FF, não há uma conexão clara entre um jogo e outro, como uma espécie de continuidade, cada jogo possui uma história a parte, a única coisa que liga uma série a outra são algumas “peças chave” como os famosos Chocobos e os Kupos. Além é claro do visual tecnológico e medieval ao mesmo tempo. Final Fantasy mescla tecnologias com coisas antigas, armas, ferramentas, meios de transporte. A estética dos jogos é bem única e característica.


Para aqueles que não conhecem a série, aqui vai a recomendação:

Os fãs particularmente elegeram FF7 o melhor de todos, por possuir a melhor história. Mas, não sou assim tão fã, e também possuo uma opinião bem distinta. Os meus favoritos são FF3 (para SNES) também conhecido como FF6 (para o Play Station) e o FF9 (Para Play Station), adoro a história, adoro os vilões, e principalmente, a estética. Acho FF7 muito, digamos assim, tecnológico, assim como o FF8.
Devo confessar, não joguei nenhum FF a partir do décimo, e eu não faço a menor ideia de quando eu finalmente irei jogar.(Pobre é uma desgraça, fala sério)




CHRONO TRIGGER


Nossa, está ai um dos melhores jogos que eu já joguei na minha vida.

História incrível, gráficos impressionantes para época, diversão garantida. Os fãs de Zelda que me perdoem, mas esse é o melhor RPG para Super Nintendo! (Sim, sou fã da série Zelda como disse anteriormente, só não sou exageradamente pucha saco)



Aqui você controla Chrono o protagonista, que sai de casa para comemorar um festival que acontece a cada mil anos, quando inesperadamente se encontra metido em uma aventura que ultrapassa os limites do tempo. Os detalhes vocês devem conferir jogando, a história é muito legal e não merece spoilers.
O desenho é de Akira Toriama, o mesmo criador da série Dragon Ball, notem a semelhança:




O jogo data de 1995 e teve uma continuação lançada para Play Station de 1999 intitulada Chrono Cross, que infelizmente eu ainda não tive o prazer de jogar.



Como não se trata de uma franquia, não há desculpa por não saber por onde começar, procurem esse jogo e divirtam-se, ele é sensacional!


A título de curiosidade, sabem quanto custa uma fita do jogo original na internet? Só para provar como esse jogo é cobiçado, valorizado pelos game maníacos? Então deem uma olhada!


Não estou achando o preço do jogo na caixa para SNes, mas...se alguém souber, posta ai!


 BALDUR’S GATE (DRAGON AGE)


Eis aqui o jogo do momento, o RPG que está fazendo história nos games mais atuais, Dragon Age.
Pobre que sou ainda não tive como conferir o Dragon Age para nenhum console, muito menos pra PC, mas, eu tive o prazer de jogar o antecessor histório dele, o Baldur’s Gate para computador.

O jogo data de 1998 lançado em seis CD’s, ele é enorme, tão enorme que eu não cheguei a finaliza-lo. O gráfico é impressionante para época, a mecânica lembra muito os jogos da franquia Age of Empires da Microsoft. 

E o meu detalhe favorito é, ele é baseado no RPG Dungeons & Dragons, inclusive, Baldur’s Gate acontece no universo de Forgotten Relms. A mecânica é super fiel ao sistema do RPG, incluindo a evolução de níveis por XP, os atributos, os talentos, e uma infinidade de outras coisas.

Gosto de lembrar como o jogo é difícil, complicado de jogar, qualquer coisinha você perde um personagem, um item, até mesmo uma missão importante que pode interferir no curso dos eventos posteriores.

Quando formatei meu computador pela ultima vez, e sabia que não seria possível um Back Up, as duas coisas que mais lamentei foram:

1º Meu save de FF6 e FF4 seria perdido, e eu estava quase finalizando eles
2º Meu save de Baldur’s Gate seria perdido, e eu já estava no CD4, que lamento...
Se for para recomendar algum jogo da série, eu diria Dragon Age, mesmo nunca tendo jogado. Simplesmente porque o BG é muito difícil, e temos o DA tão de fácil acesso, tão elogiado, pra que complicar?

Podem procurar gente, invejo aqueles que podem jogar esses jogos.



Bom, é isso ai galera, me perdoem se eu tiver esquecido de algum jogo. Eu já joguei muitos jogos do gênero, mas esses são aqueles que mais me marcaram, não só a mim como muitos outros jogadores por ai.
Demais jogos do gênero fantasia em potencial terão um post específico com resenha, critica e/ou apresentação sempre que eu conseguir joga-los aqui no blog.
E digo mais, estou preparando um post com todos os games baseados em jogos de RPG já lançados no mercado, principalmente aqueles baseados em D&D.
E por hoje é só gente, até mais.

9 comentários:

  1. Olá Carol, muito bom o Post, muito bem escrito e pesquisado. Mas gostaria de contribuir com alguns, posso?

    O primeiro é a série: shining force - não fiz tantas pesquisas como você, mas me lembro da série para MEGA DRIVE com SF 1, 2 e outros com outros nomes, pois a série fez muito sucesso com a sua mecânica de combate estratégico... e eu adorava os combates deste jogo.

    Outro que gostaria de lembrar é Neverwinter Nights - joguei apenas o primeiro, mas não terminei, porque o jogo é muito grande. Foi lançado logo depois de Baldur´s Gate e tinha uma mecânica 3D inovadora. Segue muito bem a linha do D&D 3.0 e tinha uma inovação... você podia "mestrar" criando uma aventura para outros jogadores.

    Landstalker é um jogo muito pouco conhecido, mas com uma riquesa muito grande... nunca consegui zerar esse jogo. Os jogos não tinham SAVE e o tempo de locação não me permitiam zera. A jogabilidade do mesmo é um pouco complicada, isso atrabalha um pouco... mas os gráficos, para a época, eram d+, além de ter uma história interessante.

    Gold Axe que apesar de não ser RPG e sim um jogo de luta é um clássico entre a fantasia. Aqueles animais que eles montavam era D+.

    Bem, espero ter contribuido!

    ResponderExcluir
  2. Lógico que contribuiu!

    Shining force, Neverwinter Nights e Landstalker, eu infelizmente nunca joguei, essa é a verdade, nada que um pouco de tempo não resolva, e ainda não me permita colocar uma resenha deles aqui.

    Mas Golden Axe é um clássico! Joguei demais esse jogo, adorava, principalmente a parte da fogueira onde o objetivo era bater nos duendinhos que davam dinheiro e itens.

    É tão nostalgico que eu vou preparar um post só dele!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Definitivamente!!! Um dos melhores jogos que já joguei na vida, mesmo dentre todos os gêneros.

      Excluir
  4. Artigo massa, a fita do Chrono trigger já ta isso tudo?
    Tá mais difícil comprar jogo Snes do que PS3 hoje em dia...
    Tinha um RPG que eu joguei e zerei varias vezes de tão bom que é, Saint Seiya RPG Asgard Chapter. O mais legal que eu zerava muitas vezes na raça tendo que upar os bicho pra kct enche o inventario de "aguá da vida" pra vencer o cheff la ai quando eu ja tava meio que cansando se jogar descobri q tinha uma passagem secreta q rolava altos items fodasticos.

    ResponderExcluir
  5. Paguei trintão no meu cartucho original de Chrono Trigger no Shopping Tupinambás em BH. Um achado!

    ResponderExcluir
  6. Gente...realmente Flávio, 30 reais foi um senhor achado!!!

    E engraçado como valores mudam, hj um PS2 vale o mesmo que o SNES, irônico não?

    ResponderExcluir
  7. Se você gostou de Baldur's Gate acho que deveria tentar jogar Planescape: Torment, que foi feito pelos mesmos criadores. Nunca joguei nada melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acabaram de me sugerir esse jogo também. Ele me chamou a atenção principalmente pelo mapa e as ilustrações. Vou procurar sim, e assim que puder vou fazer uma resenha aqui para o blog ;)

      Excluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook