sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RESENHA: Guerra dos Tronos


Imagino que grande parte das pessoas se não assistiu, então ouviu falar, do seriado da HBO que fez um sucesso impressionante. Estamos falando de Game of Thrones, livro escrito por George R.R. Martin do gênero fantasia, que ganhou completo reconhecimento internacional graças a esse seriado, diga-se de passagem, maravilhoso!

E é claro, que eu não perdi tempo em comprar os dois primeiros livros da série Cronicas de Gelo e Fogo para conferir o trabalho desse cara. Já faz um tempo que eu terminei de ler o primeiro volume, e acabei de terminar o segundo, mas sabe como é né gente, nem sempre sobra tempo pra tantas coisas, não é verdade?

Agora chega de enrrolação e vamos falar desse livro.

Logo de primeira adianto a vocês que o seriado foi um dos mais bem feitos que eu já vi na minha vida, acho que nunca assisti a uma adaptação tão fiel! O livro é exatamente aquilo que o seriado mostra, um mundo de fantasia ao puro estilo medieval, onde a fantasia propriamente dita é apenas o segundo plano, oque se encontra em destaque são as intrigas palacianas e as guerras de poder travadas pelos mais ricos e influentes do reino.



Me impressiona esse tipo de história, pois não é qualquer um que é capaz de traçar uma trama tão densa e envolvedora como Martin.

Achei que o livro começou a narrativa de forma cansativa, o prólogo não é lá muito bem narrado, oque me sugere que Martin é o tipo de pessoa que tem ideias maravilhosas, mas não sabe lá muito bem como começar a coloca-las no papel, e tudo isso se resolve logo quando o livro começa de fato.

Apesar de, como em qualquer história, o livro conter um clímax, me arrisco dizer que ele é climax do início ao fim, podem até existir capítulos menos emocionantes do que outros, mas nem de longe menos importantes. E essa foi uma das coisas que mais admirei nesse autor, ele não coloca absolutamente nada inútil em sua narrativa, ele não desperdiça informação de forma alguma, não é atoa que um livro de seisentas páginas rendeu um seriado de dez capítulos com duração de uma hora cada.

Outro detalhe interessante para se frizar do livro, é a estrutura em que ele foi escrito, nunca havia lido um livro assim, e confesso, adorei! Aqui os capítulos não são dividitos por número, ou por um título relacionado ao oque acontece, e sim dividido por pessoas. Como assim? Cada capítulo narra em terceira pessoa oque está acontecendo com um personagem, um capítulo fala de Eddard Stark, outro de Sansa Stark, outro de Jon Snow, e por ai vai. E essa divisão foi fundamental para criar grande parte da dinâmica do livro.

O livro também possui aqueles elementos clássicos de que tanto gostamos, logo de cara temos um mapa do reino de westeros feito em naquim, assim como nas obras de Tolkien, e também um apêndice com detalhes sobre cada uma das casas nobres, como quem são os reis e rainhas, seus filhos, primos, irmãos, e agregados.

Mais uma coisa interessante a se destacar, o autor não poupa palavras quando deseja descrever algo, se você acha que a HBO no seriado exagerou nas cenas de sexo, se engana, eles fizeram o mais fiel que eles puderam, confiem em mim.

Portanto, se vocês estão procurando um livro de fantasia, com todos os elementos mágicos que a fantasia merece, e um algo mais, uma história envolvente, uma trama densa e surpreendente, leiam Guerra dos Tronos, ninguém irá se arrepender, eu assino em baixo.

Alguém aqui lembra que eu disse ter gostado mais de Narnia do que Senhor dos Anéis? Pois é, aqui está outro livro que eu considero melhor, e nesse caso, não me tomem por uma pessoa que está apenas seguindo o fluxo da moda, mas esse livro é melhor que ambos!

Me admira ninguém aqui no Brasil ter descoberto esse livro antes...

[...]

E é isso ai gente, por hoje é só. Espero que tenham gostado do post, e que gostem desse livro tanto quanto eu gostei.

Já terminei de ler o segundo volume da série, e minha nossa senhora que espetaculo, não vejo a hora de adquirir o terceiro!

Agora aproveito para lhes deixar uma perguntinha, vocês se interessam por uma ficha tecnica do livro? Com informações do gênero, nome do autor, quantas páginas, de qual editora é, etc? Eu não vejo muita necessidade, mas se o público vê, quem sou eu para negar não é verdade?

Meu próximo post provavelmente será de algum tema que faz tempo que eu não posto, quem sabe algum ilustrador daqueles bons que existem aos montes por ai? Ou quem sabe mais uma banda de qualidade? Não sei, só o amanhã vai determinar isso.

Até mais gente.

2 comentários:

  1. SENSACIONAL!!!

    Serio, não me empolgo assim com um livro desde HP.

    Quando ganhei o livro no meu serviço o sorriso que brotou no meu rosto deve ter sido digno do coringa!!!

    Serio, eu começei a le-lo antes de dormir porque o livro que estava lendo antes estava na sala... pois é, eu não consegui pegar mais o livro que estava na sala!!!!

    lol

    Ps: Ainda não sei onde vai chegar isso mas, essa história de cada filho ter um lobo ja de inicio me deixou um gosto de quero um, eauHEuhaeUHaeuhaeUHEA

    ResponderExcluir
  2. Ah e eu digo o mesmo amigo! Tb quero um lobo, quer dizer, cachorro e albino haha.

    Agora...da uma lida na resenha dos próximos volumes só pra vc sentir na pele oque ainda está por vir!

    ResponderExcluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook