terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

As Crônicas de Nárnia: O Príncipe Cáspian

Já coloquei a resenha do primeiro filme da série, não custa nada colocar das sequências, não é verdade?

As Crônicas de Nárnia: O Príncipe Caspian foi aos cinemas em 2008, também produzido pelos estúdios Disney, e também conta com o mesmo elenco do seu antecessor.

A HISTÓRIA:

Anos depois que as crianças Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia visitaram Nárnia pela primeira vez. Eles se encontram numa inglaterra pós guerra e completamente entediados pela vida.

As saudades do mundo fantástico, as aventuras que viveram, e das pessoas que eram tomam conta de suas imaginações. Eles estão crescendo, não são mais crianças. Pedro precisa ajudar a família, Suzana é uma garota vaidosa que deseja arrumar uma namorado, Edmundo é um garoto muito mais maduro e responsável, e Lúcia, bem, Lúcia continua sendo um amor como sempre.

Enquanto isso... no mundo de Nárnia.



Os anos passaram num tempo diferente do mundo real. Poucos minutos no nosso mundo, são equivalentes a anos em Nárnia. E os anos passaram.



Aqueles deixados em no outro mundo para governar no lugar dos grandes reis e rainhas foram gananciosos, destruíram grande parte do mundo e quase eliminaram as criaturas nativas do lugar, quase não se encontram mais animais falantes, fadas, anões, e demais criaturas mágicas.

Em meio a uma conspiração para ver quem será o herdeiro do trono, Caspian, o legítimo príncipe, possui um tio muito ambicioso, que ao saber da notícia de que seu filho nasceu, decide matar o sobrinho para lhe tomar o trono.

Agora, apenas os verdadeiros reis e rainhas de Nárnia podem lhe ajudar a fazer justiça no reino.



O FILME:

Uma continuação menos mágica e mais sombria do primeiro filme.

Como uma adaptação dos livros, eu adorei. Fiel na medida do possível, trouxe o verdadeiro clima que Lewis tanto queria transmitir, mas... Não sei como dizer isso, não gosto nem um pouco desse livro. Dentro de As Crônicas de Nárnia, esse é o livro que achei mais chato.

Uma coisa posso afirmar com certeza, o figurino é impecável.

Tyrion??? É você??? Oh my god!!!

Bons efeitos especiais, os atores estão representando muito bem. (A exceção do ator que faz o Caspian, ele é bem fraco, é apenas bonito, muito, muito bonito, mas...só isso.)

Gostei muito deles terem tomado todo um cuidado em escolher atores com uma fisionomia bem diferente dos meninos ingleses, oque ajudou a perceber que eles realmente não eram legítimos Narnianos. Além da aparência, o sotaque mediterrâneo deu uma cara bem realista na história.

Trilha sonora igual, tudo igual, a Disney teve o capricho de manter tudo dentro dos conformes.



E AI CAROL, OQUE ACHO?

Sei lá, morno.

O filme é ruim mas é bom.

É infantil sim, é para toda a família, diverte muito bem, internet, perfeito para passar na sessão da tarde, e por ai vai.

Eu sempre espero demais desses filmes, porque eu sou fã da série de livros, então sou suspeita para falar.

Considero o primeiro filme muito melhor. Exageradamente feliz, mas, muito melhor.

Esse é bem mais sombrio, se passa em uma Nárnia tão decadente quanto aquela dominada pelo eterno inverno da Feiticeira Branca.

De qualquer forma, recomento ainda assim, o gênero fantasia é meio desfalcado nos cinemas, e Nárnia é ainda uma das nossas melhoras opções.

[...]

Quer tirar a prova de ferro sobre oque eu comentei? Então da uma olhada no trailer do filme, que é bem legal:


[...]

Curtiu o post? Então da uma olhada nesse aqui: Stardust

[...]

Opa, postando com mais frequência, colocando post de melhor qualidade, ai sim, já estava me sentindo mal.

Está chegando ao final da minha enquete sobre o tema RPG. E eu já percebi que o publico que frequenta o blog, ou pelo menos os poucos que votaram, não são tão interessados assim nesse tema, portanto, não vou postar muito sobre esse assunto.

Mesmo porque, RPG por RPG, existem inúmeros blogs e sites por ai a fora cheios de informações do gênero, então, porque transformar esse blog em mais um desses? Bobagem.

Atualmente, estou mais interessada em produzir uns tutoriais, acho que eu vou me divertir muito tirando fotos de passo a passo de coisas vinculadas ao gênero.

Por exemplo, oque acham de aprender a fazer o manjar turco de Nárnia? E ai? Oque acham de aprender a fazer Lembas? Interessante não. Posso experimentar essas receitas doidas em casa, e conferir se valem apena, além de fazer um tutorial muito mais prático.

E as coisas não param por ai, podemos inclusive, aprender a fazer esculturas dos nossos personagens favoritos, e ai? Acham essa possibilidade interessante?

São apenas ideias. Veremos oque será feito nesse novo ano.

Por enquanto gente, é só, até mais.

2 comentários:

  1. Carol (ótimo post), acho que senti o mesmo vendo este filme, na verdade desde o primeiro. Quando vi que o filme ia sair, comprei o livro e li inteiro (todos)... mas é impossível ler C.S.Lewis sem comparar com Tolkien, mesmo porque ambos eram amigos e começaram a escrever junto... então acho As Crônicas de Nárnia é bem mais infantil... vendo por este lado o filme é ótimo, segue muito bem a história, tem ótimo figurino e belos efeitos especiais... mas como você disse é um filme bem sessão da tarde. Eu vi o um e o dois - desistir de ir ao cinema ver o terceiro, que só vi o final a poucos dias pois estava passando na TV.

    Agora uma curiosidade interessante: vocês sabiam que C.S.Lewis era um grande teólogo e que queria utilizar Nárnia como uma forma de passar a teologia aos crianças. Pois é, para quem conhece a Bíblia verá inúmeras referência em todos os livros... mas a mais clássica é no O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA ROUPA. Onde Aslan é um Leão (referência ao Leão de Jeová), ele se sacrifica por livre e espontânea vontade para que o traidor humano seja salvo, ele ressuscita... e por ai vai.... temos centenas de referências ao ler os demais livros. Fica ai a dica.

    ResponderExcluir
  2. Sabia sim! Lógico!

    Tanto sabia que já tive em mãos um livro de Lewis sobre religião ^^

    Eu to ligada que antes de conhecer Tolkien ele era ateu, e um dia durante um passeio a tarde, Tolkien lhe mostrou que Deus realmente existia, e apartir dai, ele se tornou um relogioso.

    Oque seu amigo não sabia, é que ele em vez de se tornar católico, acabou por se tornar protestante, hahaha.

    Ainda falta a resenha de "A Viagem do Peregrino da Alvorada" Já estou trabalhando nela.

    E teremos novidade aqui...aguarde, vai demorar um pouco, mas eu descolei uma surpresa sobre Nárnia que acho que NINGUÉM conhece hen!

    ResponderExcluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook