quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A História da Fantasia - Parte 2


Eis aqui finalmente, depois de tanto tempo, a continuação daquele primeiro artigo que eu traduzi.
Demoro mas acho que ficou bom, espero que gostem, e principalmente, que aumentem ainda mais o conhecimento de vocês no gênero.

[...]

OS ANOS INTERMEDIÁRIOS DA FANTASIA MODERNA:

Esta é a segunda parte da série de artigos sobre a História da fantasia moderna. Na primeira parte eu olhei para as origens da fantasia moderna e cobri uma grande parte de 1872 na Inglaterra vitoriana até a década de 1920 um pouco antes de O Hobbit ser publicado. E é aqui que este artigo assume com O Hobbit, que foi publicado pela primeira vez em 1937. E é aqui que nós realmente entramos num novo mundo de fantasia. Este artigo cobre o momento a partir de O Hobbit até 1977 com a publicação de Terry Brook, The Sword of Shannara. O período de tempo após será coberto no meu terceiro artigo desta série.


Precursores dos anos intermediários :

Como uma ponte entre os anos anteriores, entre essa época quase vitoriana da fantasia e o período mais moderno do que eu chamo os anos Médios, houve um desenvolvimento importante no gênero de fantasia. Foi a Era de Ouro das Pulps. E estas foram as prolíficas revistas Pulp, que geraram um monte de escritores e personagens famosos, foram as mais desenvolvidas do gênero em muitas direções diferentes.

A Era de Ouro das Pulps:

A Era de Ouro das Pulps é um pouco de um período de transição entre os primeiros anos da fantasia e da proclamação de um período moderno do gênero. Há também muita sobreposição nos anos deste período. Alguns dos que remontam para a era vitoriana e escrita, e parte dela atinge a frente além da publicação de O Hobbit. Mas é um período muito importante. É um momento onde a diversidade e imaginação governou o gênero da fantasia e começou a realmente separar-se em diferentes ramos. Como um bom exemplo, este é o período de tempo em que o sub gênero Sword & Sorcery foi criado.

Grande parte do trabalho inovador tem de ser creditado com o sucesso e saída prodigiosa do que é comumente referido como as revistas Pulp. É a agilidade da indústria de celulose, a capacidade rápida de publicar e sua fome constante por mais trabalhos recentes, mais frescos e mais emocionantes, que as tornaram as incubadoras perfeitas para os lotes de novos estilos de fantasia e para muitos trabalhos que agora se apresentam como clássicos.

 Weird Tales: 32 Terrors Unearthed

Quando se trata de fantasia e os contos das Pulps, Weird é a revista das revistas. Ela teve uns 30 anos de publicações entre 1923-1954. E publicou uma eclética mistura de histórias que vão desde horror à fantasia e ficção científica. Foi também a incubadora para muitos autores já famosos do gênero de fantasia, incluindo Robert E. Howard (Conan) Clark Ashton Smith, HP Lovecraft e outros.

 Alguns dos trabalhos seminais da Weird Tales foram: Todas as séries das primeiras histórias de Conan, incluindo Colossus Black, The Devil in Iron, e The Hour of th Dragon.

Havia muitas outras revistas pulp que expandiram o gênero, incluindo Unknown (1939-1943), e Fantastic Adventures (1939-1953).


Como o Hobbit mudou tudo:

Por volta de 1920, o gênero da fantasia estava começando a florescer. O florescimento criativo da Inglaterra vitoriana teve um impacto muito grande sobre  oque estava por vir e os grandes escritores deste período deixaram um legado que é verdadeiramente inigualável. Para todas as coisas que são comumente pensadas sobre a era vitoriana que não são muito tão faladas sobre o desencadeamento dessa criatividade.

Mas tudo isso foi baseado em fantasia perdida, contos de fadas e outras formas de fantasias. Até que um trabalho que veio colocar tudo em alta e cabou por mudar todas as regras. Era "O Hobbit", que foi publicado originalmente em 1937 para o sucesso fenomenal e aclamação da crítica. Foi ainda nomeado para o prestigiado Carnegie Medal em Literatura.

 Uma enorme quantidade de análise foi feita em O Hobbit, mas eu vou acrescentar três pontos distintos que eu acho que o tornam especial e o tornam o trabalho que nos transforma a partir da fase inicial de fantasia para os anos intermediários.

Primeiro, ele é baseado em grande quantidade a velha tradição. Tem muitas das características das obras mais antigas e leva muito em termos de história e língua dos tradicionais, obras antigas mesmo. Em segundo lugar, é um romance do tipo busca (Quest) de pleno direito. Isso também é herdado de obras épicas anteriores, mas a busca vem em sua própria distinção com este trabalho. E, finalmente, o mundo (Terra Média) é um lugar plenamente realizado. Essas coisas tornam-se a espinha dorsal e fundamental para muitos dos romances e séries que estão para vir.

Claro que tem todos os outros acessórios de um romance de fantasia moderna, tais como uma sensação medieval, magia, feiticeiros, anões, uma jornada épica, dragões e muito mais.

Os Anos da Guerra

A Segunda Guerra Mundial teve um impacto tremendo sobre tudo e sobre cada busca no mundo, incluindo livros de ficção. Escassez e racionamento de papel eram comuns. Assim, haveram alguns anos de vacas magras, mas dentro de cerca de uma década após a guerra o gênero da fantasia novamente começou a florescer. Não poderia ser negado e, novamente, Tolkien liderar ao publicar O Senhor dos Anéis em 1954-55.

O Senhor dos Anéis: A edição de O Senhor dos Anéis fez O Hobbit expandir e novamente mudou as regras por expandir ainda mais os principais componentes de um romance de fantasia moderna. A busca era maior, os personagens mais diversificados, a história muito maior e um mundo mais plenamente realizado. É com esta série que o modelo para uma trilogia de livros foi colocado. Esta é uma fórmula que muitos escritores modernos têm seguido.

 As Crônicas de Nárnia

Esta é uma outra série de livros que tem um monte de semelhanças com a obra de Tolkien, embora muito do que foi publicado dessa série foi entre os anos de O Hobbit e do lançamento do Senhor dos Anéis. É uma série de sete livros, que começou com a publicação de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa em 1950. Esta é uma série que tem sido fortemente reavivada nos últimos anos por causa dos filmes.

Gormenghast

Os romances Gormenghast: Tito gemido, Gormenghast, Tito sozinho.

Esta é uma série muito menos conhecida de romances e também é um pouco mais difícil de categorizar. É diferente do que nós pensamos como fantasia tradicional porque não tem mágica e não tem elfos, anões ou outras raças. Também tem sido chamada de uma série do fantástico com toques de gótico e o surrealismo. Também não toma o caminho típico de ter um personagem central como o narrador. Assume-se como uma única obra de fantasia e se você estiver procurando um clássico pouco conhecido que é bastante singular, você pode procurar. Há três romances.

Gormenghast série:
Titus Groan (1946)
Gormenghast (1950)
Tito Sozinho (1959)

As décadas de 1960 e 1970 foram um bom período de crescimento no reino da fantasia. Como um todo, ainda sofria com a falta de exposição e ainda era considerado frequentemente apenas uma subseção de ficção científica. Mas haviam algumas obras que transformaram, e que ajudaram a levar o gênero para o início de seu direito de primogenitura.

Um menino vai para uma escola de magia.

Esse título logo acima parece bem familiar, certo? Claro, é a história de Harry Potter, mas foi feito anteriormente por um dos grandes mestres da ficção científica e fantasia - Ursula K. LeGuin. E é a escrita de uma de suas séries de livros que tinham uma marca indelével em todo o gênero. É a série de romances de Earthsea. Eles foram originalmente escritos como uma trilogia, mas décadas depois LeGuin expandiu-los. Estes livros são classificados como livros infantis e infanto-juvenis, mas eles são tão maravilhoso quanto para adultos. Se você ainda não leu esses livros eu os recomendo. Eles não são tão longos como O Senhor dos Anéis, mas eles são lindos. Eles acontecem no mundo de um arquipélago chamado Earthsea.

Existem actualmente seis livros em O Ciclo Earthsea

A Wizard of Earthsea (O Ciclo de Terramar, Livro 1)
The Tombs of Atuan (O Ciclo de Terramar, Livro 2)
The Farthest Shore (O Ciclo de Terramar, Livro 3)
Tehanu (O Ciclo de Terramar, Book 4)
Tales from Earthsea (O Ciclo de Terramar, Book 5)
The Other Wind (O Ciclo de Terramar, Book 6)

A busca heróica não é apenas para seres humanos ou Hobbits:

Watership Down

Eu quero apontar este livro como um exemplo maravilhoso da riqueza do gênero fantasia. Este livro é muitas vezes um sugerido como leitura do ensino médio e merecidamente. É um conto maravilhoso de uma aventura épica... entre coelhos! Huh? Sim, coelhos. E este é, em parte, onde a magia da fantasia está contida. Há, naturalmente, muitos paralelos com a vida humana e é um romance de fantasia heroica em todos os sentidos da palavra. Se você quiser uma pausa de castelos, de combate a espada, dragões e ainda assim querem ficar no gênero fantasia, você deve considerar ler este livro. Foi publicado pela primeira vez em 1975 e nunca saiu de catálogo desde então.

O crescimento e a explosão dos anos 70:

Tudo aqui é que levou à publicação de "The Sword of Shannara" em 1977. O gênero cresceu muito e há um monte de autores bem conhecidos colocando suas séries de livros de fantasia. Prêmios são agora especificamente destinados as obras fantásticas, incluindo Prêmios como Fantasy World, que começou em 1975, e os prêmios Mythopoeic Awars  e British Fantasy Awards.

Algumas notáveis ​​obras de fantasia, que foram uma parte importante deste crescimento e amadurecimento do gênero fantasia.

Katherine Kurtz colocou para fora um grande número de novelas e séries, e tudo começou com seu primeiro trabalho em As Crônicas de Deryni: Deryni Rising (Crônicas da Série Deryni # 1).

Patricia McKillip que ainda está escrevendo e publicando hoje e é mais conhecida por seu Riddlemaster of Hed, série de livros que começou com The Riddle Master of Hed.

Michael Moorcocks série de livros Elric(Swords & Sorcery) A Saga Elric Parte Um 1: (Elric de Melnibone, o marinheiro nos mares do destino, The Weird of the White Wolf).

Crônicas de Roger Zelazny de Amber, que começa com o Nine Princes em Âmbar
Série Xanth Piers Anthony de livros que começa com um feitiço para Chameleon (Xanth, Livro 1)

Todos estes romances e séries são clássicos em seu próprio direito, mas todos se mantiveram o domínio da origem do gênero fantasia e nenhum deles realmente atingiu o público mainstream. Nada realmente fez isso desde que o Senhor dos Anéis até o lançamento de Terry Brooks "The Sword of Shannara", que é um livro fortemente inspirado por Senhor dos Anéis. Este livro foi lançado em 1977 e saltou para o topo da lista de bestsellers do New York Times.

E é com este livro que vamos passar para o último da minha série de três partes sobre a história de fantasia. O Presente!

Uma Breve História da Fantasia

Alguns dos primeiros livros escritos, A Epopéia de Gilgamesh e Odisséia, são fantasia, lidar com monstros, maravilhas, viagens extraordinárias e magia. Fantasia permaneceu como uma parte essencial da literatura europeia até o surgimento do romance realista moderno. Mas, mesmo assim permaneceu fantasia popular, sob o disfarce de horror gótico, a história de fantasma, o conto de fadas e histórias de mundos imaginários: era em parte uma reação ao Iluminismo, ao realismo e à industrialização. Este livro traça a história de fantasia desde os primeiros anos até as origens da fantasia moderna no século XX. A partir dos anos 1950 (quando Tolkien publicou O Senhor dos Anéis e Lewis publicou os livros de Nárnia) a história é tratada década após década. Na década de 1980, a fantasia ganhou sua própria seção nas livrarias no mundo de fala Inglêsa e além, e até o final da década de 1990, escritores de fantasia, tais como Terry Pratchett e JK Rowling tornaram-se os escritores mais vendidos na Grã-Bretanha, enquanto Tolkien foi um best-seller em todos os principais idiomas do mundo. Uma Breve História de Fantasia explora a grande variedade de ficção publicada sob o título "fantasia" no século XXI, e também procura explicar a sua popularidade contínua e crescente.

[...]

E com isso concluímos a 2º parte dos artigos destinados a história da fantasia, caso alguém se interesse, o link que dá acesso ao artigo original é esse aqui:


[...]

E falando em finalmente, a antiga enquete do blog terminou e nós já temos uma nova, galera eu ficaria muito feliz, como sempre, se vocês votassem nela. A partir de agora, provavelmente todas as enquetes que virão serão para agradar aos frequentadores do blog, ou seja, pesquisas que vão mudar realmente o conteúdo que será publicado aqui.

Até mais!

5 comentários:

  1. Gostei do texto Carol, fantástica a pesquisa. Creio que na próxima vez vai citar Game of Thrones (as Cônicas de Gelo e Fogo) de George R. R. Martin, que vem fazendo forte sucesso tanto nos livros, como na série da HBO. A abordagem mais adulta da fantasia.
    Nesta última década vimos Harry Potter e O Senhor dos Anéis, ambos com público alvo diferente. Agora com o sucesso triunfante de "Guerra dos Tronos", o que podemos esperar para o futuro???
    Abraços.

    David Gravatá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é David, esse artigo foi traduzido de um original, e eu pretendo escrever um próprio meu assim que reunir conteúdo bom o suficiente, afinal de contas, também preciso pesquisar para não escrever besteiras.

      De qualquer forma, também estou lendo as crônicas de gelo e fogo, e sou apaixonada pela série, é o máximo! Sim o gênero fantasia tem uma guinada fortíssima com esses lançamentos mais modernos.

      Excluir
    2. Hey Cygnus, só agora eu pude responder a sua mensagem.

      Pois é eu ADORO Neil Gaiman, inclusive, eu estava preparando uma série de publicações aqui para o blog focadas nos autores mais famosos, com biografia deles, e coisas do tipo. Será que rola? Veremos...

      Enquanto isso, eu tenho focado em alguns projetos paralelos, e por isso não tenho tido muito tempo. Mas só aguarde essas férias malucas da universidade.

      Excluir
  2. O texto têm referencias muito boas para quem pretende estudar a fantasia. Estanisnavisqui falava (acho que no livro A preparação do ator) do papel da imaginação e da fantasia. Distinguia uma da outra pela objetividade da primeira e o "Se" mágico da segunda. (o "se" mágico era responsável por criar coisas que não existiam. Aí pintou a dúvida: como tratar sistematicamente a objetividade da arte? A única referência que eu achei foi Bertolt BRecht com o GESTUS SOCIAL. Segundo este teatrólogo tem objetividade tudo que atua socialmente falando, seja como passado condensado, presente ou futuro.

    ResponderExcluir
  3. Existiram duas revistas estadunidenses dos anos 30 do século XX: UNKNOW e WEIRD TALES. Segundo Reginald Smith, que escreveu A literatura Gótica nos anos 30 do século XX a qualidade média de UNKNOW foi superior a qualquer outra revista do gênero. WEIRD TALES revelou nomes como H. P. Lovecraft, SEabury Quinn, dentre outros.

    ResponderExcluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook