terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Novidades sobre o D&D 5º edição

Desde o início do ano passado quando finalmente foi anunciado pela Wizards of the Coast que uma nova versão do Dungeons & Dragons sairia, todo o mercado do RPG iniciou aquele processo de sofrimento com antecedência como aconteceu nas últimas duas versões.

Ao oque tudo indica, esse novo D&D 5a, apelidado carinhosamente de D&D Next, está para ser lançado no mercado agora e 2013.

Quem já joga a um tempo, já deve ter percebido que há uma discussão enorme em torno do jogo entre os fãs para saber qual das versões é a melhor, ou simplesmente qual versão alguém prefere. Sabendo disso, a "Magos da Costa" resolveu jogar a toalha branca e promete terminar com a briga de uma vez por todas com essa nova edição, uma que irá agradar a gregos e troianos, será?



De qualquer forma, as novas versões do D&D sempre nos surpreenderam com a mudança na arte gráfica, quem joga RPG sabe como é importante o impacto visual causado pelos livros, e principalmente pelas suas ilustrações.


Numa época de AD&D onde todos os magos se pareciam com a descrição de Gandalf em O Senhor dos Anéis, era de se admirar vendo no D&D 3.0 um Elmister mais parecido com o Sean Connery. Agora depois  de passar por mais uma repaginada no D&D 4th, a novidade visual trazida para o D&D Next já pode ser encontrada em diversas imagens na internet! E que imagens!

Gostei não só da simplicidade eficiente, como também da nova caracterização dos Halflings, raça que até então era uma releitura dos Hobbits criados por Tolkien para o universo da Terra Média. Porém, ao contrário do que muitos pensaram por aí, não achei dessa autenticidade toda, eles são nada mais nada menos do que os Kithkins de Lorwyn (Um dos universos do gigantesco Magic the Gathering).

Os anões nem tem muito oque mudar, os Gnomos também mudaram um pouco, mas de maneira geral ainda ficou aquele mesmo ar. (Oque é uma boa novidade, nada me incomodava mais do que tirarem gnomos da 4th para colocar os Tieflings, eu não entendi essa mudança até hoje!)





Strongheart Halflings


Lightfoot Halfling


Wood Elf


Gnomo


Sun Elf


Esfolador de Mentes


Shield Dwarf



Pantera Deslocadora


Aboleth


Urso Coruja



Yuan-Ti


Kuo-Toa


Sahuagin


Espectro


Gigante das Tempestades


Ogro Mago


Ogro


Lindas como já era de se esperar da Wizards. O jeito agora é aguardar pra saber se a mecânica da 5ª edição será tão bonita quanto o seu concept art.

[...]

Gostaram do post de hoje? Espero que sim porque ele me deu uma trabalheira danada.

Se você é dos mais antigos, e visita o blog a mais tempo (oque eu sei que é muito pouco) oque tem achado das poucas mudanças que ando fazendo? Pelo menos tenho focado bastante em trazer algumas notícias, anunciar mais filmes, RPG, jogos também, e muitas outras coisas.

Mas as resenhas continuarão, eu só precisarei de tempo para continuar assistindo aos filmes e lendo os livros.

E por hoje é só pessoal (música do Perna Longa de fundo).

Até mais!

3 comentários:

  1. Os Halflings ficaram meio esquisitos, parecendo personagens de desenho infantil.

    ResponderExcluir
  2. Pra falar a verdade Flávio, eu achei a arte gráfica inteira infantil, me agradou muito justamente por isso, acho que o público alvo do RPG deveria ser aquela galera que tem justamente mais tempo pra jogar.

    E como comentei, mas não sobrou espaço pra colocar imagem, os Halflings parecem os Kithkins do Magic the Gathering.

    ResponderExcluir
  3. Carol, corrigindo uma errata...
    No D&D 4Ed, Nunca trocaram os Gnomos por Tielflings, ou Meio-Orcs por Dragonborns...na verdade eles existiam em livros diferentes assim como as demais classes de 3.0 como Druida, Feiticeiro, Bardo...
    A diferença é que o pessoal confunde o livro de regras com livro de cenário...no livro do jogador pode constar Dragonborns, mas no meu cenário não existe e ponto final...cabe ao mestre decidir quais raças e classe usar...o 4ª Ed sofre do mesmo preconceito que o 3.0 sofreu (quem já jogava em meados de 2001 vai lembar) o D&D voltava depois de quase 7 anos sem publicação e os fã bitolados de AD&D caíram matando...e o sistema de AD&D era muito ruim mesmo...e com o 4ª Ed foi o mesmo o povo fã bitolado do 3ª Ed caiu matado, mas não percebe que o D&D 3ª é um sistema muito "broken"...e o pessoal que defende o 4ª Ed vai cair matando no 5ª Ed...e assim segue o ciclo sem fim, simba!
    A questão principal é que temos de parar de pensar nas novas Edições de D&D como uma continuação do sistema, são jogos completamente diferente que seguem a mesma temática...o manos da "Magos da Costa" criam sistemas e propõem para seus clientes contar suas histórias medievais através deles...mas não obrigam ou enfiam goela abaixo, ou criam um mecanismo que sua campanha "trava" no 13 lvl e só depois de comprar a próxima Ed vc pode upar seus personagens para o 14 lvl.
    O problema é que no brasil a divulgação do material da 3ªEd foi muito pesada, tivemos acesso a muuuiiito material traduzido, mais que o AD&D, e assim o pessoal comprou freneticamente todos os suplementos possiveis...e quando o cara acabou de completar sua grande coleção (depois de gastar rios de dinheiro) e está pronto pra mestra a campanha da sua vida...os caras me lançam uma nova edição de D&D...ai o cara surta...pq acha que seus livros não valem mais e seu personagem vai ficar ruim blá,blá,bla...mas ele não entende que são jogos diferentes e que ele pode continuar a jogar a sua edição completa que acabou de ficar antiquada, sem problemas...ai começa bate o recalque misturado a frustração e pronto o cara começa a meter o pau no sistema (sem conhecer, na maioria das vezes) e dizer que é ruim...e isso vai com certeza acontecer com o 5ª Edição sem duvida.

    Mas os desenhos ficaram ótimos! hehe

    ResponderExcluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook