sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O Hobbit, Uma Jornada Inexperada

Fala galera, hoje é um dia muito especial, e sabem porque? Porque hoje tem resenha do mais aclamado filme do ano!

E como eu fui conferi-lo nos cinemas, aproveitando nesse meu final de ano corrido que eu arrumei um tempinho, eis aqui como foi a minha aventura.

Chego no início da semana, logo na segunda feira toda ansiosa para a estreia que estava por vir e vou direto ao cinema logo depois da academia, chego na bilheteria e pergunto para uma mulher:

"Senhora, já estão vendendo ingressos para a estreia de O Hobbit?"

Então ela me responde: "Não, infelizmente não, porque nós não sabemos quais serão os horários."

Como assim ela não sabia quais seriam os horários? Então eu me dei conta de algo bizarro. Pra quem não sabe, eu moro em Lavras interior de Minas Gerais onde eu faço faculdade, e aqui pra minha sorte tem um cinema, e pro meu azar daqueles piores possíveis, apenas duas salas de exibição, pequenas, com pouca inclinação de forma que você sempre veja o filme cheio de cabeças ou tenha torcicolo de tanto ficar com o pescoço esticado. Além disso, os projetores são antigos, mas muito antigos mesmo, de forma que o filme pareça ter a mesma configuração de VHS, e pra piorar, saem de foco o tempo todo. A minha ficha caiu, e eu percebi que a rede de cinema que controlava até então aquele lugar havia mudado! Era de uma nova empresa, não sei se aquilo era uma boa notícia ou uma notícia ruim, mas sabia que a estreia de O Hobbit poderia estar comprometida.



Foi quando um milagre aconteceu, na quarta feira a noite foi anunciado pra todo mundo pelo facebook que o cinema de Lavras estaria realizando uma pré-estreia as 23h45 do dia seguinte. Agora imaginem a minha felicidade.

Em cima da hora, meu amigo Mário foi ao cinema, comprou os ingressos dos nossos amigos, e prometeu nos buscar as 23h em casa de carro para ir mais cedo, e não correr o risco de pegar péssimos lugares.

Depois de um dia cansativo, pra não dizer exaustivo, nem tirei um cochilo sequer, ainda fui na academia, cheguei em casa, tomei banho, engoli uma janta e já estávamos atrasados.

Quando chegamos ao cinema, já tinha uma fila considerável para entrar, e algumas pessoas ainda estavam comprando seus ingressos. Muita coragem deles diga-se de passagem.

Por algum milagre divino, o garoto que estava ajudando a organizar aquela pré-estreia tão desejada abriu as salas mais cedo para evitar que a fila ficasse ainda maior e mais tumultuada, entramos e a galera acabou se separando, cada um queria sentar num canto, o povo de óculos querendo sentar no meio, eu fresca no fundo longe do povão, mas deu tudo certo.

Foi ai então, que chegou aos meus ouvidos que talvez a pré-estreia não acontecesse, já que os filmes ainda não havia chegado ao cinema! Sim, isso mesmo oque vocês leram, eles ainda estavam para chegar, disseram que provavelmente chegaria a tempo, mas que talvez a sessão atrasasse, e foi exatamente oque aconteceu, apenas 00h20 o filme começou. Filme não, estou sendo bondosa, os trailers.

Trailer aparte, eles pararam de passar, e quando nós menos imaginávamos, o filme já havia começado.

A sala lotada até a última cadeira, gente de tudo quanto é tipo, idade, mais conhecidos do que eu imaginava, fiquei cumprimentando uma galera enquanto estava na fila. Com apenas um refrigerante, e mais nada nem uma pipoca, nem uma balinha, eu iniciei a minha jornada inesperada.



A HISTÓRIA:

Era uma vez...

... Um simples hobbit chamado Bilbo Bolseiro que vivia calma e tranquilamente em sua mansão, Bolsão, na vila dos hobbits sem ter mais nada oque fazer além de fumar seu cachimbo.

Um belo dia, um homem conhecido como Gandalf, que se auto intitulava um mago, amigo de infância de sua nobre família veio lhe visitar o convidando para uma aventura. Bilbo, como um bom acomodado, recusou e pediu educadamente para que o tal mago de sua infância fosse embora. E foi quase isso que o mago fez.

Logo ao tardar da noite, um misterioso anão bateu a porta de Bilbo, entrando em sua casa como se fosse um convidado, invadiu sua despensa, começou a comer sua comida, e logo vários anões foram aparecendo na sua porta e da maneira mais folgada do mundo comendo e bebendo tudo oque havia pela frente.

Quando então, Gandalf aparece, e explica que o chefe da expedição está prestes a chegar, e esse chefe é Thorin, Escudo de Carvalho, o príncipe anão da cidade de Erebor, e eles explicam que precisam de alguém para ocupar o cargo de "ladrão" em sua equipe de "elite" para recuperar o seu lar.

E é assim que Bilbo Bolseiro, de Bolsão, é introduzido a história que mudaria toda a sua vida, e até mesmo o destino da Terra Média.



O FILME:

Daqueles com uma imagem linda, não foram poupados esfeitos especiais, e nem muito menos maquiagem. Grande parte dos atores está muito bem transformada.

Infelizmente, não terminei de ler o livro, pretendo lê-lo nas férias, então não posso comentar muitas coisas da adaptação, somente aquelas que já andei conversando e discutindo por ai.

Logo de cara o filme tem uma introdução completamente diferente. Não começa calma e tranquilamente como o livro, mostrando Bilbo em casa com seus afazeres, o filme nos coloca uma introdução incrível contando toda a história de Erebor, a grande cidade anã e suas maravilhas.

Contando também como a cidade foi tomada, e mostrando o porque da expedição dos anões.

Essa mudança do meu ponto de vista colaborou muito para que o filme ficasse mais emocionante, pois querendo ou não, a história de O Hobbit é muito mais simplista do que o épico Senhor dos Anéis.

Foi fácil perceber quando o filme havia começado, a trilha sonora é extremamente característica, tão característica que era possível, mesmo sem ter lido, saber quando haveriam anões, elfos, e demais aparições de personagens que marcaram o SdA.

Também devo ressaltar que eles tiveram todo o capricho de manter os mesmos atores sem exceção, oque colaborou muito pra trazer toda aquela atmosfera maravilhosa dos filmes do SdA. Eu particularmente adorei ver... não vou contar, assistam.



E AI CAROL? OQUE QUE ACHO?

Maravilhoso!

De fato, não é um filme incrível semi fenomenal quase cósmico, mas é na minha opinião o filme que faltava, era o filme que eu estava precisando assistir.

Adorei cada uma das mudanças feitas para tornar o filme mais emocionante e divertido. Particularmente, gostei mais de O Hobbit do que de O Senhor dos Anéis, justamente porque o ritmo do filme está muito melhor.

Engraçado notar claramente como a história é infantil, ela é muito menos dramática do que no SdA, e cheia daquelas coincidências em que você para e pensa: "Sério... justamente agora?"

Mas ainda a melhor parte é, saber que teremos continuação!

Eu fiquei muito feliz com o resultado do filme, e imagino que a geral ficou também, houveram algumas criticas feitas a falta de fidelidade com relação ao livro, mas é como eu gosto de dizer, o filme é uma adaptação, ele foi adaptado. O cinema tem uma linguagem muito diferente dos livros, não da pra transpor tudo perfeitamente, e fazer uma comparação literal vai sempre colocar o livro muito acima, mesmo porque imagens em uma tela não conseguem chegar aos pés da nossa imaginação.

Bora então ver o trailer mais uma vez que compensa, adoro os anões cantando, outro momento bem colocado, SdA é cheio de canções e elas não aparecem nos filmes.


[...]

Pois é gente, demoro mas eu finalizei a resenha desse filme. Acho que eu fiquei tão empolgada que não queria parar de escrever nunca mais, ai ficava nessa lenga lenga de ler, re-ler e depois escrever mais um pouco.

Eu já não vejo a hora de pegar o livro e ler novamente para deixar as coisas mais frescas na cabeça, e até mesmo fazer uma resenha melhor e mais completa dos próximos filmes.

Imagino que a essa altura do campeonato, quem estava sentindo falta das postagens que estavam mais do que reduzidas percebeu que eu dei uma guinada agora, e isso tem um motivo muito especial.

Eu estou de férias!

Gente, como férias fazem bem pra um indivíduo, a única coisa que ainda não tem me feito bem (talvez) é acordar tão cedo sem precisar disso, e dormir cedo com todo mundo on-line e a internet bombando.

Finalmente, com mais tempo, poderei terminar de ler oque estava lendo, começar  ler mais coisas, começar um novo jogo para coloca-lo aqui também, com um novo computador é hora de procurar novas bandas e músicas, ou seja, o blog vai finalmente voltar ao seu padrão original.

Além disso, como falei em alguns posts anteriores, eu estou cogitando a possibilidade de comprar um domínio, para quem não sabe oque é isso, é quando você transforma o seu endereço de internet em ".com.br", acredito que isso será fundamental para tornar o blog aqui mais profissional.

Também pretendo dar mais uma repaginada no layout, não será nada muito drástico, apenas uma organizada no conteúdo. Encher o saco de algum amigo designe para que ele finalmente me arrume um logo decente.

E para fechar com chave de ouro, estou também com as ideias de produzir algum material do blog, vou deixar em segredo, mas pretendo organizar uma promoção qualquer dia desses, e já tenho até em mente como ela irá funcionar, e até quais prêmios eu irei dar.

Até mais.





4 comentários:

  1. Menina! Rachei aqui de tanto rir com o teu post! Nem preciso dizer como adoro a forma descontraída e leve que você escreve, acho muito maneiro isso. O Hobbit... (kill me now) Eu não vi ainda!!! Isso mesmo, e assim como você, estou comemorando porque também acabei de ficar de férias e poderei fazer todas essas coisas de livros e cinema blablabla... Pelo que eu estou vendo ao ler não só a sua, mas a opinião de outros bloggers e fãs, acredito que vou acabar chorando de emoção com filme, rsrsrs... Vamo que vamo que agora é minha vez de ver o filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai...vc realmente vai!

      Porque além da emoção de ver um filme legal, com uma história legal, vc verá os atores dos outros filmes do SDA é MUITO nostálgico, depois de tanto tempo de espera, acabou sendo maravilhoso!

      E obrigado Geovane, eu tava escrevendo muito mal ultimamente, porque estava escrevendo de qualquer jeito, esse post escrevi com mais calma, demorei 3 dias pra escreve-lo, por isso ficou tão grande.

      OBS: Acabou que eu ganhei MUITOS livros de natal, nossa estou com uma senhora biblioteca em casa, vou até tirar uma foto da coleção. *.* (alguns livros faltarão)

      Excluir
  2. Um belo dia, um homem conhecido como Gandalf, que se auto intitulava um mago.

    Nossa, quanta informação.

    O Filme realmente não empolga quanto o livro (pelo fato supra citado de ser uma adaptação.

    Como sou um apreciador da genialidade de Tolkien há mais de 30 anos e conhecer as história muito bem, achei os posts muito fraco e sem o embasamento necessário para uma crítica ou resenha sobre qualquer coisa a respeito, tornando-se ao meu ver algo tipo fast food: ver, come, digere e caga em menos de 1 segundo.

    Bem, é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível colocar muito mais informação sem dúvida, mas para isso, teria de abrir mão de algo que prometi não abrir nunca, que é...

      NÃO HÁ SPOILERS!!!

      De forma alguma eu vou colocar qualquer informação aqui que possa comprometer a surpresa e o divertimento de qualquer um que leia, a resenha é mesmo simples e humilde pois serve apenas para a pessoa julgar se ela quer ou não ver o filme. E não ditar qualquer opinião.

      Excluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook