quarta-feira, 20 de março de 2013

O Hobbit - O Livro

Já era tempo de ler O Hobbit, como profunda apreciadora do gênero fantasia, eu me sentia até mesmo envergonhada por nunca tê-lo lido. E me sentia pior ainda por ter lido O Senhor dos Anéis antes do seu "prequel".

Escrito pelo famoso e culturado J. R. R. Tolkien e publicado em 1937, está é considerada até hoje uma das maiores obras do gênero fantasia de todos os tempos, e marca inclusive o grande divisor de águas com a popularização dos contos de fantasia.

O livro conta as aventuras de Bilbo Bolseiro, um hobbit, povo pequeno característico por seus grandes pés peludos, e seu apetite insaciável.

Tudo começa quando Bilbo está vivendo tranquilamente em sua toca hobbit (casa típica desse povo) e é abordado por um antigo conhecido de sua família, um velho mago chamado Gandalf, que o convida para participar de uma aventura.



Mesmo após recusar, quando Bilbo menos espera, ele se vê cercado pelo mago e mais outros 13 anões, raça muito antiga e respeitada da Terra Média, jantando sua comida, bebendo de suas bebidas, e o oferecendo 1/4 de toda a recompensa de sua aventura para salvar a antiga e respeitada cidade de Erebor das garras do temível dragão Smaug.

Com uma linguagem muito fácil e gostosa de se ler, O Hobbit é o livro infantil feito por Tolkien para contar histórias de ninar aos seus filhos. Não é atoa que a narrativa é similar a um "storyteller" contando uma história como e estivesse de frente para uma plateia atrás de uma fogueira, ou sob o calor de uma lareira.

Particularmente prefiro O Hobbit em detrimento a O Senhor dos Anéis, por ser muito mais suave e tranquilo de se ler, apesar de possuir uma história muito mais simples e menos épica que sua sequência literária. Porém, aqueles acostumados ao estilo clássico de Tolkien podem não gostar do livro, visto é consideravelmente infantil, com uma linguagem muito simples.

Ainda assim, o livro faz justo ao título de o grande divisor de águas do gênero fantasia, contendo os principais elementos e sendo ainda uma das principais referências.

Recomendado para todas as idades, mas principalmente para as crianças, O Hobbit é literatura recomendada a todos que gostam de ler.

[...]

Confesso que nessa resenha não me senti a vontade para escrever muito, mesmo porque esse é um livro antigo, já muito lido e batido, e eu prefiro guardar os detalhes da história para aqueles que estiverem dispostos a ler e a ver os filmes que ainda estão para serem lançados nos cinemas.

Espero que todos estejam gostando muito dessa nova fase de postagens frequentes do blog, e aguardem pois eu provavelmente vou trazer livros bem diferentes por aqui, minha lista de leitura está gigantesca!

Pessoal, se vocês gostaram do post, não se esqueçam de curtir a página do facebook do blog para receberem atualizações sempre, há muita novidade por lá.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta o Terra das Fábulas no Facebook