terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

OFF-TOPIC: Você sabe oque é o teste de Bechdel?

Alison Bechdel, tem que ter personalidade pra invadir o mundo dos homens
Caramba eu não me lembro qual foi a última vez que eu fiz um off-topic aqui no blog, e eu me lembro inclusive que eu havia desistido dessa proposta por motivos de 'não tinha nada haver com o conteúdo do mesmo', então eu decidi voltar com essa série de artigos por aqui.

Olha só, é mesmo, os antigos Off-topic não eram artigos, mas esses agora serão! Se for para escrever algo no Terra das Fábulas esse algo precisa estar relacionado ao tema principal do blog, ou seja, fantasia como gênero artístico. No caso desse meu Off-topic o retorno, o tema é algo que pode (e deve) se relacionar a fantasia sim!



Tudo começou a alguns minutos atrás, uma amiga minha compartilhou no facebook um TED Talk cujo tema era: "Como os filmes ensinam masculinidade para os nosso filhos" tema esse que, inclusive, merece virar um artigo aqui no blog também.

E no meio desse TED cheio de informações e com uma carga de conteúdo enorme, eu acabei me deparando com algo chamado: The Bechdel Test. (Ou teste de Bechdel)

Oque é esse tal de Bechdel test? A Korra também ta curiosa pra saber.


OQUE É O TESTE DE BECHDEL?

Era uma vez... uma cartunista da década de 80's chamada Alison Bechdel. Um dia Alison em uma conversa com uma amiga, chegou a conclusão de que as mulheres eram extremamente mal representadas nos filmes (e no entretenimento em geral), que as histórias sempre giravam em torno dos homens e somente ao redor deles.

Para isso, ela criou um simples teste que contem apenas 3 perguntas, sendo elas:

1º) Neste filme, existem pelo menos duas mulheres? Que possuam nomes. (Ou seja, que você saiba de fato quem elas são)

2º) Essas mulheres, pelo menos duas, conversam entre si? (Há um diálogo entre elas, algo que seja representativo como conversa e não apenas uma fala mínima, ou apenas uma pergunta ou comentário)

3º) O assunto que essas mulheres conversam, é sobre homens? Ou relacionado a eles? (De preferência caso o protagonista seja um homem, que o assunto não esteja diretamente relacionado a ele)

Agora vem a parte mais interessante desse teste, poucos filmes passam nele. Parece mentira, parece bizarro, mas é verdade!

Lógico que como já foi dito em exaustão em muitos lugares por ai, o Teste de Bechdel ele não mostra de forma alguma se o filme é bom ou ruim, nem se ele é livre de machismos ou outros preconceitos de gênero. Esse teste apenas mostra o quanto a história deixa de lado a figura feminina, ou o quanto a história gira em torno dos homens.

E oque isso aqui tem haver com o blog? Tudo. A partir de hoje vou começar a analisar tanto os filmes, quanto os desenhos e livros e tudo mais oque puder com esse teste. Lógico que não apenas com ele, continuarei as análises como eu sempre as fiz, mas decidi acrescentar o teste de Bechdel com o intuito de fazer uma experiência.

Princesa Merida também não queria ser uma dona de casa que vive pra casar e cuidar dos filhos.


PORQUE O TESTE DE BECHDEL TEM TUDO HAVER COM O GÊNERO FANTASIA?

Eu quero que vocês me digam do fundo do coração de vocês, quantos filmes de fantasia tem protagonistas mulheres? Dos filmes, ou livros, com protagonistas homens, quantos deles passariam no teste de Bechdel?

Pois é, a minha lista mental rápida mal fechou uma mão, e olha que eu já vi filme de fantasia a rodo por essa minha vida hen.

Quer eu goste, quer não, essa questão é importante para ser discutida e deve ser levada em consideração.

Desde a minha geração que as crianças tem crescido em um universo muito mais lúdico, lendo mais livros, e assistindo a mais filmes com 'magia'. Essa onda de fantasia tem sido uma forte influencia para as crianças, mas e a moral por trás desses filmes e livros?

Tudo bem que os bons sempre procuram ensinar valores como amizade, coragem, honestidade, e tudo o mais que vocês puderem imaginar, mas... e onde fica o respeito a figura feminina? Porque que a mulher, para ser respeitada, ela precisa se parecer com um homem?

Eu particularmente vejo o entretenimento como um reflexo da cultura, e vocês? Que tipo de filmes estamos assistindo? Que tipo de livros estamos lendo?

Sério? Colocaram o Sor Loras nessa imagem? Ai achei mancada hen!


George R. R. Martin, atualmente um dos meus autores favoritos, o famoso escritor das crônicas de gelo e fogo, ou para aqueles que não vivem no mesmo mundo que eu, o 'dono' do Game of Thrones, é um exemplo ideal de 'passar no teste bechdel com nota máxima'. O cara além de colocar muitas mulheres em seus livros, da a cada uma delas uma personalidade completamente diferente e com ambições completamente diferentes. E principalmente, com diálogos realistas.

Outro detalhe que eu pretendo abordar no futuro, Martin trata a sexualidade de maneira natural em sua narrativa, até mesmo no que diz respeito a homossexualidade. Do meu ponto de vista, isso é uma tentativa importante de mudar o mundo. Parece pouco, mas pra industria do entretenimento colocar assuntos como homossexualidade em foco, isso significa uma revolução.

Enfim, só para concluir esse meu retorno aos Off-Topics no Terra das Fábulas, aguardem mais assuntos do gênero sendo tratados aqui, por favor se vocês lerem comentem, isso será de extrema importância para o desenvolvimento do blog, e sugiram temas também, que eu pesquisarei e escreverei a respeito com o maior prazer.

E por hoje é só galera, até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta o Terra das Fábulas no Facebook