segunda-feira, 3 de março de 2014

Secret of Mana

Aproveitando as minhas férias para tirar o atraso de tudo oque eu deveria ter feito para o blog e não fiz, hoje eu venho aqui trazer pra vocês a resenha completa do game Secred of Mana.

Lançado em 1993 para o console Super Nintendo, Secret of Mana é um clássico e um dos RPGs mais famosos da época.

A HISTÓRIA:

É minima, e não ficou muito clara pra mim. Resumindo tudo indica que a muito tempo atrás uma arma muito poderosa foi construída no mundo de Mana, essa arma provocou a ira dos deuses que decidiram se vingar tentando destruir o mundo. Mas então um herói surgiu e protegeu a todos.


Muito tempo depois, nosso querido protagonista, sem nome é você quem decide como ele vai se chamar, é expulso de sua vila após encontra uma misteriosa espada que emana um estranho poder. Aparentemente os moradores do seu vilarejo não aceitam muito bem a ideia de ter esse menino estranho que atrai monstros morando perto deles, e o pobre rapaz se vê perdido sem ter oque fazer.

Em sua peregrinação, ele acaba descobrindo a origem e história dessa misteriosa espada e ao mesmo tempo descobre que uma fortaleza capaz de sugar a energia vital do mundo de Mana está sendo re-feita. Tudo indica que a história do Herói que salvou o mundo irá se repetir.

Mas, para salvar o mundo é necessário recarregar o poder da Espada mágica de Mana, e para isso o nosso herói precisa correr atrás das orbes de energia espalhadas pelo mundo.

Durante a sua jornada, nosso herói faz algumas amizades e se une a outras duas garotas que o ajudam a concluir sua missão.



O GRÁFICO:

Eu achei particularmente muito bonito pra época.

Ele é um pouco infantil, mas muito bonito, tem aquela pegada dos jogos de RPG clássicos como os primeiros Final Fantasy.

Aparentemente foi feito um remake desse jogo para smathphones, eu adoraria conferir a nova versão de perto, que inclui gráficos mais modernos e menos 'pixados' como alguns costumam dizer.

O jogo também é bem colorido, oque cria uma atmosfera bem feliz, lógico que em alguns momentos as coisas ficam mais sombrias, mas de maneira geral o mundo de Mana é uma espécie de paraíso da natureza, muito bonito.



A JOGABILIDADE:

Eis aqui uma coisa que eu achei muito interessante, o jogo te engana! E muito bem.

Ele começa muito simples e fácil, mas depois a dificuldade aumenta e complica significativamente.

Vamos por partes, o jogo utiliza basicamente o direcional, os quatro botões básicos do controle do SNES e o Select.

Nos botões básicos, B ataca e confirma, A negativa, Y e X abrem o Menu. Select muda qual é o personagem 1º do grupo.

O combate é simples, é em tempo real, ou seja nada daquele esquema de turnos, de carregar uma barrinha cuja velocidade é proporcional a iniciativa e depois selecionar o ataque igual em jogos como Final Fantasy, não aqui você simplesmente se aproxima de um monstro e pressiona B para ataca-lo.

Porém, o jogo não é tão simples assim! A cada vez que você realiza um ataque, o display do jogo mostra a sua arma 'recarregar' do 0% ao 100%, para causar o dano máximo da sua arma, você precisa esperar ela chegar até o 100%. Caso contrário, o seu dano é mínimo. Na prática, é atacar, ficar fugindo do monstro até que a sua arma chegue ao 100% e então se aproximar e ataca-lo novamente.

Como falei, no início isso é fácil, conforme o jogo avança isso vai se tornando complicado. Mas há um segredo, os personagens ganham níveis em suas armas. Durante o avançar do jogo os personagens ganham outras armas além da Espada de Mana, e conforme o personagem usa uma arma, ele vai ganhando níveis nela. O benefício é, quanto maior o seu nível com uma arma, mais rápido ela chega ao 100%! Ou seja, uma vantagem enorme. Porém, infelizmente ganhar níveis em uma arma é dificílimo, por isso eu recomendo fortemente que assim que vocês conseguirem todas as armas, que vocês escolham definitivamente qual personagem ficará com qual arma, e permaneçam com elas pra sempre.

Voltando ao Menu de opções do jogo, ele é dividido também em 6 funções e 4 partes, sendo elas:



PRIMEIRA PARTE: Menu Básico

O menu básico contém as opções: Status, Weapon/Magic Level, Action Grid, Controller Edit, Window Edit, Equip Armor, Targeting.



STATUS:

Como em qualquer jogo você tem acesso as informações básicas dos personagens, bem como level, HP, MP, Valores de Força, Agilidade, Defesa, etc, bem como seu dinheiro e muito mais.



WEAPON/MAGIC LEVEL:

Aqui como falei anteriormente você tem acesso a todas as armas bem como o respectivo level que cada personagem tem nela. Além disso, quando o seu personagem aprende a usar magia, ele também ganha level na fonte de mana da magia que mais usa.



ACTION GRID:

E porque será que eu demorei tanto pra usar isso aqui hen? Action grid é a maneira que você tem de configurar o comportamento de combate do seu personagem quando ele não é o ativo do grupo. Sim! Em Secret of Mana os personagens inativos não ficam simplesmente te seguindo atoa, eles lutam também.

Mas para ter uma melhor performance é importante combinar a arma utilizada por cada personagem, bem como configurar com capricho o seu comportamento de combate.

Na Action Grid temos um 'tabuleiro' 4x4 com 4 variáveis em cada canto: Approach, Guard, Keep Away e Attack.

Conforme você posiciona o personagem nesse 'tabuleiro', você determina como será o seu estilo de luta. Seja mais agressivo, seja mais retroativo.

Depois é possível determinar como o personagem vai atacar em estágios diferentes de combate. Além do ataque normal pressionando o botão B, você pode segurar o botão e carregar a arma para dar um golpe ainda mais poderoso. Você aumenta a capacidade de 'carregar'  a arma conforme o jogo avança.



CONTROLLER EDIT:

Basicamente mudar as opções dos botões no controle. Eu gosto sempre de manter o padrão.



WINDOW EDIT:

Para melhorar a configuração da imagem do jogo na sua televisão, ou emulador porque não?



EQUIP ARMOR:

Como o próprio nome sugere, aqui você escolhe o equipamento que cada personagem irá usar.

TARGETING:

Ainda não descobri para que diacho serve isso, provavelmente descobrirei quando estiver passando por algum aperto, como aconteceu com tudo nesse jogo.



SEGUNDA PARTE: As armas.

Basta usar o direcional para cima para sair do Menu básico e ir para o segundo menu, com as armas para serem equipadas.



TERCEIRA PARTE: Itens.

E como em qualquer jogo de RPG é possível comprar e dropar itens úteis, aqueles capazes de recuperar HP, Reviver, curar envenenamento, etc.



QUARTA PARTE: As Manas, ou as Magias.

Aqui você selecionada qual fonte de mana deseja, e depois qual magia dessa fonte de mana você quer usar. Um detalhe interessante é, nem todos os personagens usam magia, e os que usam, não possuem magias repetidas, portanto use-as com sabedoria!

Só para concluir a jogabilidade, eu afirmo, o jogo é bem mais complexo do que parece. Ele começa muito fácil e vai aumentando a sua dificuldade gradativamente, o forçando a se adaptar as novas divergências e a aprender a usar todos os comandos e controles do jogo para conseguir finaliza-lo.



TRILHA SONORA:

Não é a melhor trilha sonora que eu já ouvi, mas é muito boa sim! Não a melhor, mas uma das. Acreditem, mesmo com aquele som simples em mid a OST do Secret of Mana é extremamente eficiente no que ela se propõem a fazer. As musicas são agradáveis de se ouvir, criam um clima bem legal, e fica marcadas na sua memória, não tão marcadas ao ponto de você já começar a toca-las mentalmente mesmo antes de entrar na fase, mas ficam na sua cabeça.



DIVERSÃO:

Mesmo quando o jogo começa a ficar difícil, você já está tão imerso nele, que acaba insistindo até passar. E eu particularmente acho que quando um jogo faz isso, é porque ele é verdadeiramente divertido.

Secret of Mana é realmente um dos melhores RPGs para Super Nintendo, eu nunca o havia jogado, uma pena, porque ele é muito bom!

Hoje ele deve inclusive valer um bocado original. Tenho amigos que me disseram ter finalizado esse jogo infinitas vezes.



FATOR REPLAY:

Eu só o joguei uma única vez, mas esse jogo é realmente gostoso de se jogar. Eu apostaria que o fator replay é grande, nem que seja pela nostalgia, pode não ser um Legend of Zelda ou um Donkey Kong, mas Secret of Mana é com certeza um jogo que quem finalizou, não pensa duas vezes em finaliza-lo novamente.


E AI CAROL? OQUE QUE ACHO?

Eu particularmente adorei. E como falei anteriormente eu não acredito que eu nunca havia jogado esse game antes, ele é tipo obrigatório pra qualquer um. Um senhor RPG clássico.

Acredito que ele tenha continuações para outros consoles ou plataformas, esse é o Secret of Mana, mas eu tenho quase certeza de que existe um Legend of Mana, vou procurar em breve.

Por enquanto, fiquem com o trailer do jogo e mais alguns extras de brinde, covers feitos por fans:



E os covers que ficaram muito bons!


[...]

E por hoje é só galera, eu espero que vocês tenham gostado do post.

Eu andei modificando bem pouco a maneira como faço resenha para games, aqueles que já viram resenhas anteriores me digam, oque vocês acharam? Acham que melhorou? Tem alguma sugestão para tornar as resenhas melhores?

Agora pra concluir, a enquete finalizou, não sei se eu comentei isso aqui anteriormente em outro post, mas o pessoal optou por filmes antigos, ou seja, do fundo do baú, portanto senhoras e senhores preparem seu saco de pipoca porque agora eu só vou desenterrar defunto no que diz respeito a filmes de fantasia.

Aguardem, e até mais!


6 comentários:

  1. Jogos de snes recomendados pra você: Der Langrisser, Robotrek, Chrono Trigger... São os três melhores RPGs que eu já joguei de Snes, tirando Mario RPG (que eu nunca joguei) e Legend of Mana, que eu lembro de ter rmotamente jogado (acho que joguei o Legend of Mana II pra playstation 1, se é que ele existe)

    enfim, bacana o blog!
    Ugo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa hey Ugo! (Ugo com U gente eu sinto vontade de escrever com H sempre), Chrono Trigger é um clássico que eu joguei ;), apesar de ainda não ter feito uma resenha completa aqui para o blog ela virá logo logo. Já esses outros eu nunca nem tinha ouvido falar, vou procurar! Muito obrigada pela sugestão.

      Excluir
  2. Adorava esse jogo, mas só joguei bem depois que passei o snes pra frente. :(
    Uma hora vou tirar um tempinho pra jogar outra vez e tentar terminar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu nunca tinha jogado o Secret of Mana, mas adorei.

      Excluir
  3. hum , vc consegue jogar esses jogos antigos com graficos toscões ? Olha não sou um doido-dos-gráficos nao , não tenho problema em trocar graficos fodoes por uma boa jogabilidade mas vai até um certo limite. Com exceção dos jogos que joguei na epoca do snes e do n64 , que eu guardo com carinho/saudosismo , mas nem esses mais . Dias desses pra tras teve promoção do Chrono trigger no PSPlus , nem assim eu comprei .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Jogos antigos tem esse gráfico pixelado e tudo mais, porém eu adoro, acredita? me divirto muito com esses gráficos quadradões, principalmente se o jogo é bom.

      Excluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook