quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A História da Fantasia - Parte 1


Lembram que eu prometi artigos aqui para o blog? Pois então.

Os meus próprios demorarão um pouco para serem feitos, enquanto isso, estou traduzindo os artigos que achei interessantes para publicar aqui para vocês. (Podem confiar, não é absolutamente nenhum artigo traduzido através do google de maneira esculachada, eu me esforcei bastante nesses que virei a publicar, justamente como uma forma de praticar meu inglês.)

[...]

AS ORIGENS DA FANTASIA MODERNA:

Existem contos e fábulas antigas que têm estado conosco por mil anos ou mais, contos fantásticos e mágicos com espadas, magia e grandes aventuras. Estes contos antigos são o antepassado do que consideramos ser o gênero moderno da fantasia. Neste guia da fantasia eu lhes apresentarei a história de toda fantasia moderna e listar os principais autores e suas obras.

Defino este período de tempo das origens ao longo dos anos entre 1872 com a publicação da primeira obra do gênero em 1937, o Hobbit, e com ela o gênero renasce para uma era moderna.

Deixe-me primeiro descrever um pouco sobre o que quero dizer quando digo fantasia e para isso vou citar Lin Carter:

 "Oque eu quero dizer é que um conto de 'busca', aventura ou guerra de época, é em uma era fictícia, em um mundo imaginário do autor"


Essa é uma definição muito boa e hoje em dia ainda é muito rica e muito bem definida, mas no início do surgimento da fantasia, uma coisa até então muito nova, seu nascimento foi um pouco diferente do que está escrito agora. Ele se baseou em trabalhos anteriores como fábulas e contos. Então, esses primeiros trabalhos foram o nascimento do gênero e também uma ponte daquele velho gênero ao que temos agora.

Como tudo começou?

O gênero começou na era vitoriana na Inglaterra em 1872.

O primeiro trabalho da fantasia na era moderna é tipicamente atribuída a um trabalho chamado "A Madeira para além do Mundial" que foi publicado pela primeira vez em 1894 por William Morris. Não se pode afirmar se isso é ou não verdade, mas é oque se consta. Esse seria o livro que realmente da início ao gênero, mas o que seria mais bem descrito como a primeira obra no gênero de fantasia moderna é um livro chamado "A Princesa e o Duende", de George MacDonald, que foi publicado em 1872.

William Morris passou a escrever e publicar mais obras no gênero de fantasia e "O Bem no final do Mundo" é também uma das primeiras obras definitivas.

 A Princesa e o Goblin conta a história da jovem princesa Irene e seu amigo Curdie, que devem superar os goblins que os ameaçam vivendo em cavernas subterraneas sob sua casa na montanha. Uso pioneiro de Macdonald na fantasia como um meio literário teve uma grande influência em Lewis Carroll, JRR Tolkien, e L'Engle Madeleine, todos os grandes admiradores de seu trabalho, que se manteve popular até hoje. "Eu escrevo, não para crianças", escreveu ele, "mas para a criança, como, sejam elas de cinco, ou 50, ou 75."


O Poço no Fim do Mundo: Volume I

Na terra do Upmeads, os filhos do rei Peter estão sedentos por aventuras, o rei aceita que seus filhos se aventurem menos Ralf, o caçula. Mas Ralf, secretamente da seu jeitinho de conseguir oque quer, e acaba aprendendo sobre o poço no fim do mundo, e inicia uma jornada que eventualmente acabará o levando para lá.



O Poço no Fim do Mundo: Volume II

Há muito tempo atrás havia uma pequena terra, sobre o qual governou um homem régio e resoluto chamado o rei Pedro. Ele tinha quatro filhos, cujos nomes foram Blaise, Hugh, Gregory e Ralph: destes Ralph era o caçula, tendo vivido pouco mais de vinte e um invernos, e Blaise era o mais velho e já tinha visto trinta invernos.  Com menos de 150 páginas, esse é um livro pequeno mas mágico, que é adequado para crianças e adultos, sendo o livro perfeito para histórias na hora de dormir ou se você quer algo leve que não vai demorar um ano para terminar.

O Gênero evolui e se ramifica:

Após estes primeiros trabalhos, outros escritores começaram a explorar o novo gênero e acrescentaram seus próprios toques além de destinar a públicos mais específicos. Este é o lugar onde o gênero começou a crescer e se dividir em sub-gêneros.

O gênero da fantasia tem um componente infantil muito forte sendo escrito para crianças. É uma parte muito tradicional e aceita do gênero. Estes contos maravilhosos acrescentam muito para a imaginação das crianças. Podemos ver isso na infinidade de livros de fantasia para adultos jovens e crianças que incluem o sucesso fenomenal da série Harry Potter.

Esta adição ao gênero geralmente é creditado com o autor Edith Nesbit, com seu trabalho "Cinco Crianças e Ele", que foi publicado pela primeira vez em 1902. Ele estabelece o modelo para os lotes de fantasia infantil que estava para vir. A história começa quando um grupo de cinco crianças se muda de Londres para o interior de Kent. Enquanto brincavam em uma cascalheira logo após a mudança, eles descobrem um mal-humorado, feio e, ocasionalmente, malévolo farelo de fadas conhecido como o Psamiende, que é obrigado a conceder um desejo deles por dia. A ideia básica é que as crianças embarcam em aventuras fantásticas e maravilhosas.

Cinco crianças e é o primeiro de uma trilogia de romances sobre os mesmos cinco filhos que embarcam em aventuras. O segundo romance é "The Phoenix And The Carpet" (1904) e é o terceiro romance "A história do Amuleto" (1906)

Nesbit foi o primeiro a classificar o gênero em seu subgênero, logo após muitos outros autores começaram a fazer o mesmo por volta da década de 1920 para adicionar a sua voz particular e sabor a fantasia.

A próxima geração de escritores começou a aumentar ainda mais a profundidade e amplitude do gênero.

 Um dos sub-gêneros mais vibrantes da fantasia é Swords & Sorcery (Espadas e feitiçaria) que é uma variação da fantasia heróica, que entra em vigor completo com Robert E. Howards, autor de Conan. Mas Issosó foi plenamente realizado e desenvolvido até a idade de ouro da revista em anos posteriores. Mas havia um trabalho durante este período que pode ser considerado como a primeira representação boa das espadas e Feitiçaria que se deve a A. Merritt em "The Ship of Ishtar".

Vou encerrar este artigo sobre as raízes da fantasia, olhando para dois autores que mais publicaram seus trabalhos em 1920. Eles são E.R. Eddison e Lord Dunsany.

O Gênero se tornou mais épico e mais heróico com a publicação de ER Eddison "The Worm of Ouroboros" (1922). Neste livro, muita ênfase é colocada em grandes buscas e conquistas heróicas e os conceitos de honra e cavalheirismo são altamente considerados e elogiados. É um precursor sólido de Tolkien e das obras modernas.

Este livro pode até ser difícil de ler embora esse estilo de linguagem acabe por se tornar um desafio.

Eddison escreveu outras obras do gênero ainda sem nome de fantasia, incluindo uma trilogia de três que são frouxamente ligados aos sem-fim Ouroboros. A Trilogia Zimiamvia: Mistress of Mistressess, A Fish Dinner in Memison The Mezentian Gate.

Em 1926, Lord Dunsany publicou "The King of Elfland's Daughter". Esta novela ainda ampliou o alcance do romance de fantasia e neste trabalho nós nos movemos para a fantasia de conto de fadas e alta fantasia. Muitos consideram que este livro seja um dos melhores exemplos da Fantasia.

Outro exemplo de trabalho maravilhoso da fantasia de Dunsany é "The Charwoman's Shadown".


SINOPSE E LINHA DO TEMPO DAS RAÍZES DA FANTASIA MODERNA:

  • The Princess and the Goblin by George Macdonald (1872)
  • The Wood Beyond the World by William Morris (1894)
  • The Well at the World's End: Volume I ,The Well at the World's End: Volume II by William Morris (1896)
  • Five Children and It by Edith Nesbit (1902)
  • The Phoenix And The Carpet by Edith Nesbit(1904)
  • The story of the Amulet by Edith Nesbit (1906)
  • The Worm Ouroboros by E.R. Eddison (1922)
  • The King of Elfland's Daughter by Lord Dunsany (1924)
  • The Charwoman's Shadow by Lord Dunsany (1926)

Na próxima parte, daremos uma olhada mais profunda na parte intermediária da história da fantasia com a publicação de O Hobbit.


NOTA DA TRADUTORA: Texto originalmente publicado no seguinte link:


http://fantasyguide.stormthecastle.com/fantasyguide_essays/the-beginnings-of-modern-fantasy.htm

[...]

Pois é gente, demorei mas publiquei. Espero do fundo do meu coração que vocês tenham gostado do post de hoje, eu estava bem empolgada para faze-lo, só falta saber se agradou ou não.

O próximo sai só semana que vem, não vou me sobrecarregar para evitar maiores sobrecargas.

Até mais.






4 comentários:

  1. Poxaaaaa! Ficou muito legal, muito bom mesmo, to aqui anotando os livros que ainda não li rsrsrs. Achei ele bem informativo, mas eu queria ver mais informação sobre a relação da criação das obras com os acontecimentos históricos da época... eu sei, eu sei é um trabalho complicado... rsrs mas ficou o máximo!!! Esse livro, "The King of Elfland's Daughter", sabe que eu encontrei um cantor que fez um álbum contando a história desse livro!? Isso lá 1977!
    Parabéns e um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... também quando vi que eles são pequenos, e em sua maioria fáceis de ler, já estava afim de compra-los para ler no futuro. E mesmo que só tenha em inglês, sem problema que eu pratico mais um pouco outra língua.

      Agora, passa o nome do tal do cantor que fez o album inspirado!! Que massa, daria outro ótimo post.

      OFF: Posso num futuro mais distante, comentar as relações entre oque aconteceu na vida real durante cada publicação, mas isso vai demorar bastante, é muito difícil.

      Excluir
    2. É eu sei como é difícil... Agora o nomes do cantor, que na verdade são dois, é um álbum de Bob Johnson e Peter Knight, com o mesmo nome do livro, detalhe: quem faz o 'King of Elfland' e o narrador da história?? Nada mais nada menos do que Christopher Lee!!! Mas também tem outras colaborações. Pode conferir

      Excluir
  2. O artigo foi cheio de novidades. Ainda levarei algum tempo para digerir tudo. Maneirinho e no capricho!!!! Espero fazer anotações mais tarde!!!!

    ResponderExcluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook