segunda-feira, 5 de setembro de 2011

RESENHA: A Lenda dos Guardiões


 (Título original em inglês: Legend of the guardians – the owls of ga’hoole)

                Como eu gosto muito do gênero fantasia, oque é óbvil já deu pra qualquer um notar, sempre que posso alugo algum filme do tipo, e já que tenho um blog, nada melhor do que postar aqui uma resenha daqueles que eu já vi.
                Estava de boa aqui em casa nesse início de pseudoférias (leia-se férias de mentira, fiquei sem aulas na faculdade mas, trabalhando ainda...pra variar) quando resolvi alugar alguns filmes, e um deles foi A lenda dos guardiões, e eis oque eu achei do filme.





A HISTÓRIA
 
                O protagonista é Sorin, uma coruja da espécie (tentei pesquisar mas ainda não achei, quem souber me diz ai!), ele é apenas um jovem menino que nem ao menos sabe voar, mas é sonhador, sonhos esses que são alimentados pelo seu pai com histórias e lendas sobre guerras entre corujas do bem e mal, e sobre um poderoso guerreiro e tudo aquilo que ele fez para salvar o seu mundo.
                Tudo bem, até ai, não tem nada demais, é bem clichê, mas, sabem de uma coisa? Qual é o problema disso? É como eu sempre digo, por mais que a gente coma arroz com feijão praticamente todos os dias, nada muda o fato de que bem feito essa combinação é maravilhosa! E temos ai mais uma dessas combinações muito bem feitas.
                Para variar, como sempre, o filme também é baseado num livro. Oque hoje em dia não é baseado em um? 




O FILME
 
                Gosto de dizer que o filme foi dirigido por Zack Snyder (300, Watchmen), era quase óbvil que o filme ficaria bom. É possível ver a influência desse diretor nas cenas de combate, daquelas em que a câmera sempre fica ao estilo “câmera lenta” para mostrar os golpes em detalhes, tal como é feito em 300 e nos demais filmes desse cara.
                A animação é linda, a paisagem é muito realista, as corujas também, gostei muito da maneira como eles conferiram expressões faciais humanas aos animais, deixou tudo muito expressivo. Além disso, os dubladores são ótimos, tanto em inglês quanto em português. Também não sei e já falei isso aqui antes, mas eu sempre prefiro ver animações com a dublagem em português, os dubladores brasileiros são realmente excelentes.
                Não sei dizer muito sobre o roteiro com relação à adaptação, já que não li o livro, mas, a história foi muito bem contada, de forma coesa e lógica, o filme não te deixa entediado em nenhum momento, é muito dinâmico.
                A trilha sonora é simples, mas efetiva também, eu sempre acho que esse povo precisa caprichar mais na hora de compor, as músicas são boas sim, mas, não possuem qualquer personalidade.



E AI?

                E ai que o filme é muito bom, filme para toda a família, vai agradar as crianças, os pais delas, os avós também, e é bem possível que agrade até mesmo aquele chato que não goste de nada, a diferença é que ele jamais admitiria isso.
                Um detalhe que eu acho importatíssimo, a história trata de maneira indireta, ou não, a questão da superioridade racial ou do gênero, e critica esse tipo de postura. Aqui, os vilões são aqueles que se acham melhores do que os outros por serem de espécies supostamente melhores. Ou seja, a história tem uma moral.
                E para dar um gostinho de quero mais para aqueles que não viram o filme ainda, eis aqui o trailer:


               Quem quiser saber mais, é só dar um conferida nesse site:


Esse aqui é tão pesado que essa internet ruim que estou usando no momento não conseguiu carrega-lo, talvez seja bom sinal, o site deve ser muito legal.

[...]

Para minha sorte, eu tenho um daqueles priminhos que está no auge da sua fase de leitura, sabe aquela em que você lia pelo menos um livro por semana, ou até mesmo conseguia terminar um gigantesco em menos de um mês? pois é, ele está justamente nessa fase, e já comprou os livros dessa série.




(É eu terminar Fúria de reis, ler o terceiro volume das cronicas de gelo e fogo, voltar a ler Duna que eu parei pra ler Guerra do tronos, terminar os da série Percy Jackson e os Olimpianos, e ai eu começo a ler esse, prometo!)

[...]

Bom pessoal, por hoje é só novamente (só uma ova esse post ficou até grande, quer dizer, já postei coisas maiores, quer dizer, ah, pelo menos tem mais conteúdo), e quem sabe da proxima não chega a resenha de algum livro hen? Eu já terminei de ler um dos que estava lendo, já já acabo com o segundo, e por ai vai!

Até mais!

7 comentários:

  1. O ''tipo'' de Soren é uma coruja-de-igreja comprei o filme e os livros da serie realmente incrível recomendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu estou com o 1º da série aqui para ler, mas tem tanta coisa pra ser lida antes que eu nem animei.

      Se bem que, do jeito como ando desanimada do livro que estou lendo, vou ver outra coisa enquanto isso. haha

      Excluir
  2. eu ja estou no 8 todos são muito bons e o filme é pessimo perto dos livros os livros sempre superam os filmes mais eu tive até raiva do filme por pular coisas que foram o maximo carolina se anima porque vale a pena o primeiro não é tão bom mas do 3 ao 5 os livros são maravilhosos mas não se apresse leia os outros e querida que tem o blog me ajuda na saraiva saiu um novo e estou sem tempopara pesquisar se ele é o nove vc me faz esse favor?
    a e ja agradecendo e retribuindo assista o filme coração de tinta é muito bom jhon carter entre dois mundos são bem ficticios igual vc gosto e muito interessantes,muito obrigado a quem lem esse post imenso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Jú jú, eu já assisti tanto Coração de Tinta quando John Carter, inclusive, já tem resenha deles aqui no blog!

      Quando a te ajudar a pesquisar, eu to sem tempo viu, mal estou conseguindo postar no blog, quem dirá ler em sites por ai. Mas eu posso perguntar pra um primo que lê se realmente é ou não um livro novo dessa série. (Na dúvida, entra no site da editora do livro)

      E muito obrigado por comentar ;)

      Excluir
  3. A CORUJA DE IGREJA É TAMBEM CONHECIDA COMO TYTO ALBA A E SE QUISER ADICIONAR ISSO INFLUENCIA BASTANTE DEPOIS QUER SABER POR QUE BASTA LER OS LIVROS QUE SÃO O MAXIMO

    ResponderExcluir
  4. ja li todos da série são ótimos isso eu garanto!Sorin é da espécie CORUJA DE IGREJA ou TYTO ALBA
    ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado jhonypoter, espero que tenha gostado do post. Quem sabe qualquer dia desses eu não descolo o livro e finalmente falo mais sobre essa série, já que eu gostei tanto do filme.

      Excluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook