segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ENTREVISTA: Edson "Druida das Pradarias"

Já estava ficando com saudades de publicar uma entrevista, então pensei, nada melhor do que entrevistar gente que eu conheço, assim a entrevista fica muito mais completa!

Foi então que eu pensei, porque não chamar o Druida?

Para quem não sabe, ele é fundador do fórum RPG Brasil.org, da qual eu participo, um fórum cheio de projetos legais para o RPG nacional, vale apena conferir.

Chega de enrrolação, e bora saber mais sobre esse cara.


QUEM É?


Druida: Edson nasceu na cidade de Varginha/MG onde mora com sua esposa e filha. Trabalha na área de informática e nas horas vagas dedica-se ao site RPGBrasil.Org e a projetos ligados a fantasia medieval, seu grande interesse. Nasceu em 1979 e aos 12 anos conheceu o universo dos jogos do RPG, que joga até hoje.




1) Uma das vantagens de se entrevistar alguém que se conhece, é a possibilidade de poder fazer as perguntas mais adequadamente, e é claro, sabendo do seu trabalho na RPG brasil, eu primariamente pergunto, como e quando você criou esse projeto?

Olá Carol, obrigado pela oportunidade.

Nossa... o projeto em si nasceu quando comecei a jogar RPG. Sempre quis lançar algo de alguma forma. Na época, internet era coisa de rico e não tínhamos acesso a ela, éramos um bando de moleques e queríamos mudar o mundo com o RPG (pelo menos eu queria, rs), tentamos lançar um Zine chamado DRAGÕES DE AÇO, que era impresso em sulfite... chegamos a fazer o número 1 e nossa idéia era divulgar na “barraquinha do Orc” da falecida Dragão Brasil, mas a idéia acabou por ai mesmo. Depois com a vinda da internet, começamos a trabalhar com revistas on line e fomos a primeira revista on line de RPG como a Kobolt Magazine e Manuscrito do Kobold.... muitos foram abandonando o barco e acabei ficando quase que sozinho, mas aprendi muito nesta época. Chegamos a ter mais de 12 edições.

Então veio a faculdade e tudo complicou (você sabe muito bem disso né)... mas o cenário de ERA já existia nesta época.

Foi então que eu e um amigo (o Tuk) montamos uma loja de RPG e passei a utilizar o cenário para novos jogadores que iniciam no mundo do RPG. Então descobri que muitos me ligavam querendo o material para eles mestrarem suas próprias campanhas, então surgiu a idéia de tornar o cenário público, foi então que nasceu a RPGBrasil.Org... primeiro, só comigo, logo convidei o Cobmem e em seguida o fininho (amigo meu de longa data) começou a ajufar muito no projeto então convidamos ele também.

2) O site tem um cenário próprio, Era, como o cenário foi criado? Quer dizer, de quem foi a ideia, quando ele surgiu? Como foi?

Caramba... eu sempre gostei de desenhar e criar. Sempre desenhava mapas e criava lugares para as minhas aventuras, desde antes mesmo de conhecer RPG. Mas foi em uma aventura de viagem no tempo que decidi ir além... resolvi criar um continente inteiro. No começo o Cenário de ERA era apenas um Plano de fundo para um cenário de viagem no tempo, mas logo foi ganhando forma e corpo.Novos mapas foram desenhados e os locais começaram a ganhar descrições palpáveis. Apesar de ser um cenário de Fantasia convencional, sem nada de muito inovador... a grande inovação dele está na riqueza das descrições, desde ligua, culturas, moedas e pretendemos ir muito além.

3) Além de um cenário, o grupo também possui um sistema próprio, o Desbravadores, oque você pode dizer sobre ele?



Inicialmente ERA nasceu para ser um cenário descritivo, não focávamos em sistema. Nosso objetivo era: Se o material foi bem escrito e detalhado, qualquer mestre pode adaptar. Bem... é verdade, mas nem sempre os mestres são experientes ou estão com tempo para adaptar, então tentamos alguns sistemas oficiais para ERA como: Old Dragon, Tagmar, entre outros... nenhum realmente deu certo. Para evitar futuramente problemas com direitos autorais da Wizard e Gurps decidimos colocar em prática uma idéia antiga. Na verdade uma idéia minha que misturei vários projetos antigo em um só. Desbravadores de ERA é um sistema estratégico, seu foco é realmente tornar a experiência de um combate totalmente estratégico podendo criar combates em massa sem problema algum. O sistema ainda está sendo aperfeiçoado e toda ajuda e comentários são bem vindos.

4) Recentemente, a RPG Brasil, em parceria com os membros do fórum, publicou um livro de contos baseados no próprio cenário, como foi essa ideia?

Mais uma idéia louca do Druida aqui. Sempre quis lançar um livro impresso de ERA e resolvi criando este projeto onde todos os escritores são também nossos sócios no projeto.

A idéia era escrever contos que se passavam em ERA e reunir este contos em uma antologia. O projeto deu certo e temos o livro impresso. Agora rumo ao número 2.


5) Aproveitando agora para fazer umas perguntas não tão vinculadas a RPG Brasil, e mais vinculadas a você Druida, quando foi que você tomou gosto pela leitura?

Nossa, desde cedo eu adorava histórias... meu pai contava uma que infelizmente não me lembro que era D+, pura sessão de RPG.

Mas realmente percebi que gostava de ler na quinta série, quando um professor de português nos fazia ler a série Vagalume. Quando li: A Ilha perdida e A Montanha Encantada não parei mais.


6) Gosta do gênero fantasia? Ou tem outro gênero literário favorito?

Adoro gênero fantasia, meu preferido de longe. Mas leio de tudo.... gosto muito de Ficção Científica também.

7) E escritor? Tem algum favorito também?

Favorito, favorito não. Gosto dos livros o Tolkien, mas esse né conta né. Recentemente gostei do estilo do Bernard Cornwell. Brasileiros eu gosto muito do estilo de Helena Gomes, de misturar fantasia com futuro... agora isso, risos. Mas no geral leio o livro não pelo escritor, mas pela proposta do mesmo.

8) Aproveitando o papo sobre livros, oque você acha do cenário brasileiro de literatura? E do estrangeiro?

O cenário estrangeiro não temos o que falar. Basta ver o número de livros que tornam-se Best Sellers e que muitas vezes tornam-se filmes ou séries. Já o nacional está melhorando.... mas a povo brasileiro é um povo que ainda lê pouco. Há pouco incentivo nas escolas e as crianças não aprendem o habito da leitura. Fora que não ganhamos tão bem e os livros acabam tornam-se gastos ao invés de investimentos. As pessoas preferem colocar TV a cabo nas casas e assistir globo do que pegar o valor da TV por mês e investir em livros. Mas isso é cultural e o cenário tem mudado cada dia mais.

Basta olhar para escritores como Leandro Reis, Ademir Pascale, Helena Gomes, Rosana Rios e editoras como Draco que começaram pequeninhos e estão ai, crescendo a cada dia. Fico feliz com isso e espero que num futuro próximo nossos escritores estejam entre os Best Sellers da literatura internacional.

 9) E das adaptações de livros e quadrinhos feitas para o cinema?

Adaptações.... é a única coisa que se fala nos cinemas ultimamente. Tirando Sin City e Watchmen elas tem deixado muito a deseja. Acho que cinema não é literatura. Pode haver adaptações, claro, mas Hollywood tem de entender que cinema é cinema e as pessoas esperam ver histórias novas. Agora entrou a onda do Reboot. Pegam um filme de sucesso e refazem ele sem a história boa que ele tinha e repleto de efeitos especiais. Apesar de tudo ainda acho divertido as adaptações dos quadrinhos para o cinema, eles melhoram muito desde a época do primeiro Justiceiro, com Dolph Lander – alguém se lembra ai. Mas como disse, o cinema não deve viver de adaptações e sim de novos histórias, criativas.


10) E falamos em filmes, livros, até mesmo quadrinhos, mas e games? Gosta de games? Qual é o seu jogo favorito?

Gosto sim, apesar de não ter muito tempo para jogá-los. Atualmente estou jogando DEAD SPACE, estou gostando muito. Mas não tenho um jogo favorito... gosto da série Resident Evil, mas cada jogo é um jogo, me divirto enquanto jogo, terminou, vamos para o próximo.

11) Dos jogos do gênero Fantasia, qual é oque você mais gosta?

Capa e espada, sem dúvida. Gosto muito da Fantasia Medieval, mas adoro quando mistura uma pitada de tecnologia... não sei que nome podemos dar a isso, risos.

12) Bom, chegamos ao final da nossa entrevista, e só pra concluir, gostaria de dar algum recado pro pessoal que lê o Terra das Fábulas?

Primeiramente obrigado pela oportunidade que este fantástico Blog proporcionou a RPGBrasil.Org para mostrar um pouco de nosso trabalho. Obrigado a Carol, organizadora do Terra das Fábulas que nos proporcionou esta entrevista.

O recado que quero deixar aos leitores do Blog é que a imaginação é a porta de entrada para a nossa juventude, nossa criatividade e muitas outras coisas boas da nossa vida e a leitura é a principal ferramenta para ativar a nossa imaginação, então leia, compartilhem conhecimento, da forma que a Terra das Fábulas faz e tantos outros Blogs espalhados pela Blogosfera Brasileira.

Um grande abraço aos leitores e não deixem de conhecer a
http://www.rpgbrasil.org/ e nosso projetos, como o cenário de ERA.


[...]



[...]

Por enquanto é isso gente, até mais.
É isso ai gente, espero que tenham gostado, caso curtam entrevistas, deem uma olhada aqui nessa com o autor: Ademir Pascale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta o Terra das Fábulas no Facebook