domingo, 11 de março de 2012

O Senhor dos Aneis, A Sociedade do Anel



Quem lê o blog, e já se deparou com o post "Os melhores filmes de fantasia que já vi" deve ter percebido que o melhor filme de fantasia de todos os tempos não estava lá. E sabe porque?

Porque eu não queria colocar informações sobre esse filme, de uma maneira tão superficial em um post tão corrido, além disso, dediquei aquele post apenas para filmes mais antigos, que marcaram a minha primeira parte da infância.

E eis que chegou o momento tão aguardado pela minha pessoa, na verdade foi apenas um momento em que eu tive tempo de re-assistir esses filmes gigantescos, que marcaram e muito a paixão que criei por esse gênero.

Filme de 2001, estrelado por Ian McKellen, Elijah Wood, Cristopher Lee, entre outros grandes nomes do cinema Hollywoodiano, dirigido por Peter Jackson, o longa metragem teve o privilégio de ganhar 4 óscars da academia, isso porque concorreu no mesmo ano com nomes de peso como o fabuloso "Fabuloso destino de Amélie Poulain" e o brilhante "Uma mente brilhante".


O Senhor dos Anéis, a Sociedade do Anel é sem dúvida o maior representante do gênero fantasia de toda a história do cinemas. Quem sabe, ainda não é o maior representante literário de todos os tempos? Vai saber...




A HISTÓRIA:

Bilbo bolseiro é um hobbit, raça misteriosa de pequenas pessoas com orelhas pontudas, pés grandes e peludos, e um espírito de liberdade e aventura fora do comum. Ele já é um senhor de muita idade, apesar de não aparentar, chegou aos seus cento e onze anos, idade quase impossível para essas pequenas pessoas.

Para comemorar seu aniversário pra lá de centenário, ele resolve dar uma daquelas festas gigantescas, tão gigante que convida quase todo mundo das redondezas, parentes, amigos, vizinhos, conhecidos, todos, inclusive seu velho amigo, um mago muito sábio e simpático chamado Gandalf.

É chegada a grande hora da festa, o momento que Bilbo vai dar um discurso de despedida, e no final, ele desaparece.




Assustado, surpreso, e ao mesmo tempo curioso, seu sobrinho, Frodo Bolseiro vai até sua casa para encontra-lo, mas não encontra ninguém lá, além de um anel no chão, de frente para a porta.

Gandalf o mago, lhe diz que seu tio foi viajar, e que não pretendo voltar, diz que seu sonho era terminar seu livro em paz, num lugar calmo e tranquilo, como as terras dos elfos. Além disso, lhe diz que Bilbo deixou de herança, aquele precioso anel para ele.

Suspeitando de que havia algo de errado naquele anel, já que ele possuía a capacidade de tornar o idoso hobbit invisível, Gandalf viaja para a maior de todas as cidades da Terra Média, Minas Tirith, para pesquisas tudo oque pudesse saber sobre o anel nas gigantescas bibliotecas do lugar.




E eis que chega a resposta... Desesperado por sua suspeita ser verdadeira, vai direto ao encontro de Frodo em sua casa, e faz o teste para saber se estava certo. Ao atirar o anel nas chamas, vê que o fogo ativa escritas em todo ao redor do anel, escritas em élfico, na língua de Mordor, provando que aquele era o anel da lenda. Mas que lenda?




A HISTÓRIA QUE VIROU MITO, O MITO QUE VIROU LENDA:

"Três Anéis para os Reis - Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores - Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."



Era uma vez... Um lorde muito poderoso chamado Sauron, que um belo dia resolveu presentear os povos da Terra Média com anéis mágicos, de incrível poder.

Ele distribuiu três para os elfos, sete para os anões, e nove para os homens mortais. Mas oque todos esses não sabiam, era que Sauron tinha um propósito mais sombrio. Em segredo, ele forjou um outro anel, no fogo da montanha da perdição, no coração de Mordor, um anel capaz de controlar todos os outros.

E assim, a Terra Média foi tomada de escuridão. Desesperados para sobreviver, todos os povos da Terra Média se uniram para uma ultima batalha, antes que a esperança já estivesse perdida.




Isildur, ao ver seu pai morrer pelas mãos do senhor do escuto, num ato de desespero, consegue cortar fora o dedo onde se encontrava o anel.

Mas, infelizmente, o poder do anel é muito tentador, e Isildur sucumbe a vontade de destrui-lo e decide toma-lo para si, mas oque o novo rei não sabia, era que o anel possuía vontade própria, e ele acabou o perdendo.

O tempo passou, a história foi esquecida e virou um mito, e o mito virou lenda.

Até o dia, que o um anel foi encontrado pela criatura mais improvável do mundo, Bilbo Bolseiro.




O FILME:

Não sou cineasta, nem crítica de cinema, nem entendedora de absolutamente nada, mas uma coisa posso lhes dizer, mas que filme bem feito!

Efeitos especiais impressionantes até para os dias de hoje, uma introdução magnífica, perfeita para nos colocar no clima da história, e entender todo o enredo.

A maquiagem? Nossa, que maquiagem espetacular! Ver filmes de fantasia de hoje me deixam desanimada, é muita coisa feita em 3D e pouco apelo realista, mas em O Senhor dos Anéis, aqui as coisas são feitas no capricho, os Orcs e os Goblins são mais convincentes do que tudo no mundo. Sem contar as técnicas utilizadas para fazer os Hobbits, sacadas de câmera geniais.




O figurino, impecável, as roupas elficas são lindas, os magos, majestosos, e os hobbits, encantadores.

E como se não bastasse tudo isso, o cenário, chamaram o próprio desenhista Alan Lee para fazer os rascunhos e planejar como seria cada local da Terra Média, agora some isso a paisagem deslumbrante da Nova Zelândia, e você terá um visual de tirar o folego.

É complicado falar desse filme sem babar ovo, ele é realmente tudo oque um filme do gênero pode desejar ser.




A ADAPTAÇÃO:

O diretor Peter Jackson construiu um roteiro extremamente fiel ao livro. Porém... Era mais do que claro que as gravações fariam esse filme ser muito mais longo e extenso do que o normal, isso não seria aprovado de maneira alguma, sendo assim, de maneira muito esperta, P. Jackson resolveu editar o filme de forma a deixa-lo apenas com duas horas e meia de duração, reservando as demais cenas da história para serem adicionadas em DVD's especiais. (Caramba, é uma forma muito maligna de tirar de nós o nosso precioso dinheirinho)

E mesmo com muitas cenas cortadas, o filme continua sendo extremamente bem feito, coeso, e ainda assim uma adaptação incrível.




Mesmo assim, ainda podemos apontar diversas diferenças entre o livro e o filme. A idade dos personagens, o tempo cronológico da nossa aventura, que parece acontecer em apenas algumas semanas, além de substituir personagens, colocando alguns como tendo feito coisas que foram feitas por outros na história original. Entre outras coisas. (Que não chegam a ser importantes ao ponto de comprometer a história.)

E tudo isso, para dizer a vocês que, apesar do filme ser muito bom, e ser uma adaptação fantástica (com perdão do trocadalho do carilho) que ainda assim, vale apena ler o livro.




E AI CAROL? OQUE QUE ACHO?

E ainda pergunta? Lógico que achei o máximo! Esse filme marcou o final da minha infância. E aposto que marcou a vida de muito mais pessoas por ai.

Por incressa que parível, eu ainda não assisti a versão estendida, sim, eu sei que isso é praticamente uma falha de caráter, mas acontece, e eu já providenciei essa "assistida".

Além do mais, o dia que eu vi esse filme, eu não conhecia o livro, não fazia a menor ideia de que isso existia, e justamente devido a esse fato, acabou por ser algo tão mágico e marcante. 

[...]

Chega de enrolação galera, vejam o trailer, e se você é daqueles que não assistiu a esse filme, devia vê-lo, urgentemente, e mesmo que fique sem paciência por acha-lo muito longo, faça um esforço!



[...]

Gostou do post? Então da uma olhada Os melhores filmes de fantasia

[...]


No fundo no fundo, gostaria de arrasar nessa postagem, mas então eu percebi que ela ficaria quilométrica, e que não havia a necessidade disso, visto que esse é apenas uma postagem sobre esse filme em específico, então preferi manter o foco.

Oque significa, que podemos fazer um especial dos filmes logo logo, onde eu vou contar a vocês algumas curiosidades bem interessantes, oque acham?

E por hoje é só gente, me desculpem o atraso da publicação, mas é que essa semana eu tive umas festas bem daquelas party hard para ir, e eu não podia perder!

Até mais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta o Terra das Fábulas no Facebook