terça-feira, 11 de outubro de 2011

Coraline e o Mundo Secreto

Bom gente, como alguns já devem ter reparado, nem sempre da pra colocar conteúdo 100% atual, eu muitas vezes preciso procurar coisas nas antigas. Além disso, eu tenho o desenho de montar um banco de dados com todos os filmes do gênero fantasia que existem, e nada melhor do que fazer uma resenha para cada um deles.

E o filme de hoje é a animação Coraline e o Mundo Secreto.

Baseada na obra de Neil Gaiman, que também tem uma versão em grafic novel, o filme é uma daquelas animações feitas em stopmotion utilizando macinha.

Devo confessar uma coisa, nunca gostei de animações em stopmotion, muito menos as feitas em macinha, mas...por algum motivo, Coraline me encantou muito! E eu simplesmente adorei.

Também tenho que admitir que Coraline não foi um dos romances de Neil Gaiman que eu li, mas fiquei com uma vontade fenomenal de comprar o livro após assistir ao filme.



A história começa quando a família de Coraline Jones se muda para uma nova casa, que é na verdade uma mansão enorme que a dona transformou em condomínio. Daqueles em que uma família vive no sótão, outra na parte principal da casa, e outra no porão.

Recem mudada, não há nada que a criança Coraline possa fazer, completamente entediada, e sem receber qualquer atenção dos pais, que preferem passar o dia inteiro escrevendo um catálogo de jardinagem, ela decide passear pelos arredores. E é assim que ela conhece o filho da dona do condomínio e seu gato.



A história realmente começa, quando ela encontra uma portinhola na sala de visitas e durante uma noite de sono mal dormida, descobre que há um túnel que a leva para outro mundo... A sua própria casa, a sua própria vida, mas, de uma maneira muito diferente e sinistra, onde todos que conhecem possuem botões no lugar dos olhos.



É um tema bem ao estilo Alice no País das Maravilhas, oque não o torna melhor ou pior em nada, apenas acrescenta um bom ar de mistério.

Uma observação minha, e também de outras pessoas, não achem que se trata de um filme infantil só porque é uma animação bonitinha, a história é sinistra. Arrisco classifica-la como terror, além de fantasia.



Não diria que a história da medo, mas que é sisnistra, ah isso ela realmente é!

Quanto a termos técnicos, o roteiro é impecavel, a história é realmente muito bem coesa e bem contada. Não posso dizer muito quanto a adaptação pois, como disse, não tive a oportunidade de ler o livro e os quadrinhos. (Por enquanto...)

Já a trilha sonora, é outro espetáculo aparte, é daquelas que marca razoavelmente bem, e proporciona todas as sensações possiveis, medo, angustia, esperança, e por ai vai...

De qualquer forma, o filme é incrivel, e está entre os meus favoritos! Recomendo a todos, de todas as idades, a qualquer momento do dia.

Neil Gaiman realmente é um cara que merece toda a bajulação que lhe dão, a história é fenomenal.

Deem uma olhada no trailer:



[...]

Quem quizer saber mais sobre basta entrar nesse site aqui!

http://coraline.com/

O site é todo interativo, muito divertido de mecher.

[...]

Bom e por hoje é só gente, vou ler mais Tormenta de Espadas que o livro é realmente bom demais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta o Terra das Fábulas no Facebook