sexta-feira, 2 de março de 2012

Eragon


Eragon é um filme de 2006 estrelado por Jeremy Irons, o único ator que eu conhecia de fato do filme. Produzido pela Fox, o longa é uma adaptação de um livro infanto-juvenil de mesmo nome.

Logo de cara já adianto a vocês uma coisa, a primeira vez que fui assisti-lo, nos cinemas, eu fui na cabeça com a opinião de um garoto que havia conhecido a pouco tempo, e que segundo ele, era um filme incrível, maravilhoso, que seria também uma trilogia, e que tinha tudo para ser melhor do que O Senhor dos Anéis.

Pois é gente, ele disse a palavra mágica, "O Senhor dos Anéis", não preciso dizer que eu considero esse um dos filmes mais bem feitos da história né? E que ele é sem dúvida o maior representante do gênero fantasia nos cinemas né? Pois então.

Cheguei no cinema atrasada, mas entrei para assisti-lo mesmo assim, não havia perdido mais de 5 minutos de filme, e imaginei que aquilo não alteraria em nada o desenrolar da história.

A conclusão, decepção da pior que eu tive no mundo. Como me disseram que era incrível, e é claro, melhor do que um dos meus filme favoritos de todos os tempos, eu só podia ter pego raiva daquele negócio para sempre.


Mas, quem lê aqui o blog sabe que para eu fazer uma resenha, sempre assisto novamente os filmes, sempre! Com Eragon não seria diferente.

E para a minha surpresa, a minha opinião mudou.



A HISTÓRIA:

Eragon é um simples fazendeiro, um menino pobre. Decidido a arrumar um jantar mais decente para a família, resolve sair na calada da noite para caçar na floresta. Uma área selvagem conhecida pelos habitantes do vilarejo de Carvahal como "A Espinha".

Enquanto isso, um grupo de elfos a cavalo em algum lugar do mundo foge de um espectro decidido a roubar algo muito precioso que eles carregam, um ovo de dragão.

Quando a guardiã do ovo é capturada, para preservar a preciosidade, usa uma magia para teletransporta-la para outro lugar.



Coincidentemente, o ovo é teletranspordado justamente para o local exato onde nosso protagonista se encontra. Admirado, ele pega aquela pedra polida de profunda cor azul e resolve leva-la para ver se consegue algum dinheiro com aquilo.

Oque ele não contava, era que aquele ovo se chocaria para ele, e revelaria um dragão, mudando a vida de Eragon para sempre.



O FILME:

Começando até que bem, continuando bem também, eu fiquei me perguntando enquanto assistia, porque foi que eu o achei tão péssimo da primeira vez. E ai, o final chegou.

O filme termina muito mal, muito mesmo. É decepcionante.

Não farei comparações com o livro agora, apenas direi coisas do filme como um todo, esquecendo do fato de ser uma adaptação.



O figurino é pobre, bem pobre. Ronan, um dos personagens, primo de Eragon, usa uma calça azul. Com todo o respeito, mas por mais que eu me esforçasse, não conseguia deixar de enxergar ali um jeans, bizarro eu sei.

Além disso, eles estão sempre limpos e arrumados, eles enfrentam perigos, viajam por dias e noites sem parar, e estão com o cabelo sempre arrumado, e a roupa sempre limpa, como assim?

Eragon é um menino pobre, como ele conseguiu aquela bota de qualidade e aquele coletinho arrumado de couro? Se ele mal tem grana pra comprar carne.



E oque é a montanha dos Varden? Onde estava a montanha? É apenas um vale todo colorido.

E falando em Varden, seu líder é um homem negro, de cabelo liso? É isso mesmo oque eu vi? Um cara meio careca, com um cabelo liso, e é claro, a peruca mais horrível que já vi em um filme até hoje.

Falando em Varden novamente, pensei que fossem rebeldes do império, e como rebeldes, eles deveriam gastar todos os seus recursos em armas e armaduras para a guerra, e não em roupas bonitas e suntuosas.

Terminada a parte de figurino, que é realmente horrível, hora de falar mal do cenário. Não tenho certeza se foi gravado na nova Zelândia, mas se foi, poxa, o lugar é tão lindo, como uma paisagem tão magnífica pode ter sido tão desperdiçada?



As poucas cidades que apareceram, eram tão pequenas, que não poderiam ter mais de 100 pessoas morando nelas.

O resto do cenário é a mesma coisa, em vez de construir todo um calabouço, o filme mostra só uma sala ou outra, como quem diz: "Não sobrou dinheiro para fazer o resto." E eu duvido que tenha faltado dinheiro nessa produção, ela é bem grandinha pra isso.

Outra parte tenebrosa da produção está na maquiagem, que não convence ninguém, principalmente nos tais Urgals, que provavelmente foram a tentativa de Orc da história.



Diferente de todos os Orcs que eu já vi, esses aqui são apenas homens feios com aspecto de sujos, a maquiagem não me convence de que eles são outra raça nem aqui, nem na Alagaésia.

A única coisa que é boa de fato, são os efeitos especiais, esses sim, muito bons. Oque mais gostei, foi sem dúvida o dragão Safira. É lindo e muito bem feito, os caras capricharam no movimento do animal para que ficasse bem realista e verossímil.

E antes que me digam coisas como: "Como assim você gostou Carol? O dragão Safira tem...tem...tem PENAS!"

Eu digo para vocês o seguinte. Primeiro, eu gosto de imaginar as tais penas como escamas grandes, e outra coisa, se utilizarmos a lógica da realidade, que foi oque o filme quis trazer, já foi mais do que comprovado que os dinossauros tinham penas, e muitas, muitas penas mesmo, e consideravelmente desenvolvidas. E vendo dragões como repteis equivalentes aos dinossauros, não há problema algum e deixar o bicho com penas, continua sendo um dragão lindo.



E AI CAROL? OQUE ACHO?

Agora sim! Eu vou comparar com o livro.

Quando assisti esse filme nos cinemas, sai tão revoltada, achando o filme tão terrível. Que quando ganhei de presente do meu pai o livro, não me animei muito de ler.

Mas, para a minha sorte, a minha irmã se animou, e a surpresa, o livro era maravilhoso!

Quando li, achei tão incrível, que entendi perfeitamente porque é que resolveram fazer um filme sem pestanejar, pena que foram precipitados demais nessa iniciativa.



Dentro das diferenças entre o filme e o livro, podemos citar.

A aparência dos personagens. Eragon é um menino sem graça, de apenas 15 anos, cabelos e olhos castanhos, magro. Porém, não acho que isso influencie em nada na história, oque influenciou para mim, foi o aspecto da personagem Arya, a elfa.

No livro, os elfos tem um aspecto bem diferente do dos humanos, convencem como uma outra raça, já aqui, Arya é apenas uma garota ruiva, bonita, e sem qualquer carisma. O oposto da personagem original, morena, majestosa e definitivamente, uma guerreira.

Personagens aparte, como disse anteriormente, vivem num mundo com poucos recursos tecnológicos, muita fome, pouco dinheiro graças a guerra, mas estão todos bem vestidos, arrumados e limpos, isso é bizarro. Principalmente porque no livro, o autor carrega a história de um realismo muito intenso, ele faz questão de mostrar os pesares da vida como ela é na Alagaésia, e é justamente isso, que faz o livro ser tão bom.



Já em termos de história, o livro é muito parecido com O Senhor dos Anéis, o autor, Christopher Paolini, é claramente um fã de Tolkien, ele imita o seu estilo o máximo que pode.

Imitando Tolkien, já podem imaginar como a história original se apega em detalhes da viagem, coisa que no filme nem aparece. Para completar o pacote da péssima adaptação, os momentos mais importantes da história, que acontecem no esconderijo dos Varden, não aparecem em nada no filme.

Quer ver só? Sabia que aquela tal montanha, no livro realmente é uma montanha? E eles estão no interior dela? E que aquele lugar é na verdade a fortaleza dos anões, alguém aqui viu algum anão no filme? Nem eu...

Quando terminei de ver o filme, e assisti as cenas cortadas, verifiquei apenas o óbvio, aquelas que foram cortadas, eram todas aquelas importantes para uma continuação, ou seja, jamais faram uma continuação desse filme, ele está fadado a ficar no limbo.

Resumindo, o filme é ruim, é fraco, mas poderia ter sido muito bom, uma pena, uma pena mesmo.

[...]

Assistam o trailer:




[...]

Se você gostou desse post, de uma olhada nesse: Willow

[...]

Eu sei, eu sei, tem resenha de filme demais aqui, mas é porque como eu já falei, filme tem a rodo, e é muito fácil de assistir, é rápido.

Estava aqui pensando em fazer um especial para vocês qualquer dia desses, para publicar sempre num dia específico, assim como a sessão nostalgia que será publicada toda segunda feira, até que a fonte de filmes se esgote. Quem sabe  sobre artistas? Ou sobre autores? Vou pensar no assunto, porque esses serão posts muito trabalhosos.

Por hoje é só galera.

Até mais. 

8 comentários:

  1. Po Carol, você não conhece o John Malkovich??

    ResponderExcluir
  2. Conheço sim, mas aparição dele como Galbatorix foi meio que... quase desprezível nesse filme. Não como ruim, apenas como sem aproveitamento do ator, oque tb me irritou ¬¬'

    ResponderExcluir
  3. Sério? você conseguiu assitir Eragon 2 vezes???Eu achava que o filme era um erro enorme, mas você cometeu um 2 vezes pior.Atuações ridículas, personagens decepcionantemente extraídos do livro, o resultado só poderia ser ir pra sessão da tarde (dito e feito).Só me provou que o Christopher Paolini era um adolescente extremamente manipulável assim como qualquer outro,com excessão de que ele era capaz de ter a paciencia de escrever um livro.Eu não sei você Carol, mas toda vez que vou assistir um livro que virou filme, vou com muito receio, depois que perdi incontáveis horas da minha vida com O Senhor dos Anéis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Makemebelive, eu vou com receio, na verdade, eu ia, hoje não vou mais. Eu me conformei completamente com o fato de que o filme baseado em um livro vai sempre me decepcionar. Sempre!

      Então, eu acabei por aceitar que filme e livro são formas de comunicação e expressão completamente diferentes, e que nunca nenhum deles poderá se igualar. Que nenhum designe será capaz de ser fiel a nossa imaginação, mesmo porque, a abstração é algo que não se consegue tornar real, existem coisas impossíveis de se entender na realidade, mas que no mundo das ideias fazem todo o sentido. É uma questão bem filosófica... mas enfim.

      O importante é... Christopher queria dinheiro, e mais nada. E ganhou, muita, mas realmente muita grana!

      Excluir
  4. olá carolina, gostei do post... concerteza o filme é uma decepção, apesar de ter sido diferente pra mim, eu não conhecia o livro quando vi o filme, logo que ele chegou aos cinemas, e eu particularmente adorei, gostei tanto que comprei o livro, acontece que depois que li o livro descobri que o filme era um horror... mudando os personagens, inibindo algumas raças, enfim... uma estória construída a partir de uma sociedade complexa e desafios físicos e morais, foi transformada em mais um conto infantil... fico por imaginar como o cinema poderia dar vida às montanhas, cidades subterraneas, penhascos e à criaturas como os urgals e os razac'z (ñ tenho certeza se é assim q se escreve), ainda cultivo a expectatia de ver toda a saga da herança nos cinemas... é claro que para isso precisaria reiniciar desde eragon... fica a torcida... e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe oque eu gostaria Bruno? Que fosse feito um re-make desse livro da aqui uns bons anos.

      E como isso daria certo?

      Era uma vez um herói gótico dos quadrinhos conhecido como Batman, e ele simplesmente péssimo nos cinemas.

      Mas um dia, um fan das histórias cresceu, virou diretor de cinema, e chegou querendo re-construir a história do seu herói favorito para mostrar par ao mundo oque ele tinha para oferecer.

      Dito e feito, Christopher Nolan e os até então 2 filmes lançados da série Batman para os cinemas mais recentemente, estão arrasando por onde passam.

      Portanto, nós precisamos que um verdadeiro fã das histórias de Christopher Paolini venha a se arriscar a fazer um filme, assim como Peter Jackson fez O Senhor dos Anéis.

      Ainda há esperança ;)

      Excluir
  5. Boa Carol Só meu irmao asistiu esse filme + pelo q vc falo eu axo q e ruim + ai kem e vc pra fala vc e comentarista sei la critica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Viny, na verdade eu não sou ninguém... Inclusive eu fiz até um post com considerações sobre isso:

      http://terradasfabulas.blogspot.com.br/2012/04/off-topic-consideracoes-sobre-o-blog.html

      Onde eu comento justamente que eu apenas expresso a minha opinião, e que eu não tenho nenhuma autoridade para fazer uma crítica.

      Minha intenção é divulgar todos os filmes do gênero, mas é bom assisti-los para ter uma noção. No futuro, eu conseguirei com mais facilidade recomendar filmes ou não, dependendo do gosto da pessoa.

      Eragon é um dos que não me agradou nem um pouco, mas é gosto, tem gente que não gosta de O Senhor dos Anéis.

      Excluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook